Janderson escreveu:Flavio Nascimento escreveu:Não sei nem como te agradecer Janderson...
Quando eu chegar em casa vou dá uma olhada nesses pontos que vc especificou.
Agora uma pequena dúvida, esses outro conector que vc disse que fica perto da caixa do ar condicionado, o acesso a ele fica pelo lado do motorista? Preciso remover aquela capa plástica do console central para ter acesso?
Vlw!
No que eu puder te ajudar estamos aí
Esse outro conector é o que fica mais ou menos no "meio do carro", ou seja, vc. vai olhar na direção dos pedais do carro, no lado direito do acelerador, é em cima do túnel de transmissão como dizem, ali tem uns acabamentos (tampas) plásticas pretas, é só aquele acabamento que tem que retirar, ali que passa aquele chicote para depois ir pra frente do carro, não precisa desmontar nada no painel principal e frontal na região do ar condicionado e do rádio , etc.., nem mexe ali, é tudo na parte de baixo do painel, aquelas pequenas tampas de acabamento que escondem fiação, não desmonta mais nada além disso.
Pensa no seguinte, o chicote saí ali da esquerda atrás da alavanca de abertura do capô, passa por tras da caixa de fusíveis, passa por baixo da coluna de direção e vai seguindo até chegar ali nos pés do motorista após os pedais, atrás da caixa de ar condicionado no meio do carro em cima do túnel central (calombo) da transmissão, é fácil, não tem erro.
Abraços
Janderson
Consegui resolver o problema. Vou deixar o meu relato aqui para quem passar pelo mesmo problema que eu, lembrando que o meu carro não tem computador de bordo, ou seja não tem o módulo citado pelo nosso amigo autor do tópico. Quem tiver problemas de não acendimento de algum dos faróis e já revisou fusível, lâmpadas e todo o procedimento que nosso amigo
Janderson citou acima, verifique o seguinte:
No meu caso era o fio terra do chicote do farol baixo, com ajuda de um amigo, matamos a charada, até então parecia que todo o sistema estava normal, medimos com um multímetro o conector positivo da lâmpada e estava chegando corrente normal, checamos o conector principal que pluga no conector do farol alimentando todas as lampadas do farol (baixo, alto e lampada pingo), estava normal também, como a lâmpada não acendia com o conector original plugado nela, resolvemos ligar a lâmpada direto no conector principal que alimenta todo o farol, pegamos dois fios e plugamos um no terminal do fio amarelo que corresponde ao farol baixo e outro fio no negativo desse mesmo conector, as outras duas pontas do fio obviamente ligamos na lâmpada, resultado, a lâmpada acendeu, então entendemos que o problema estava no circuito do farol e não no chicote do carro, especificamente no fio terra do chicote que alimenta a lâmpada já que o o positivo chega corrente normal, sendo assim fizemos um teste ligando um fio (vermelho) direto no fio terra (marrom) do chicote do carro e a outra ponta na lâmpada e a mesma acendeu.
Como podem ver na foto, um ponta foi ligada no terra do chicote do carro e a outra prensada junto com o terminal da lâmpada no conector, até tentamos ligar no fio terra (fio preto) do conector da lâmpada, mas a mesma não acendeu, então percebemos que esse fio estava "torrado" por dentro, por isso não dava contato, dessa forma tivemos que descartar ele completamente.
Essa foi uma medida provisória para matar a charada, agora terei que abrir o farol e trocar o fio terra do conector do farol baixo, para ficar um serviço correto.
A foto foi só para ilustrar o que estou falando e mostrar onde está o defeito, por isso não aprofundei nas mesmas, o correto é substituir o conector do farol baixo e toda sua fiação ou refazer a fiação do terra caso não encontremos o conector original para comprar. Lembrando mais uma vez, o problema estava no chicote do farol que liga o conector da lâmpada e não no chicote do carro que alimenta o terminal principal do farol, ok?
Bom pessoal, espero que esse material possa contribuir para solução de algum problema que alguém aqui possa passar.
Vlw