O fato discutido aqui no fórum e lá fora pelos grupos é a de que o Vectra B tem um mecanismo nos retrovisores que possibilita através de um movimento giratório ele fique estreito, assim fomos a caça.
Primeiramente teste se o seu possui essa função, basta girar o retrovisor levando a ponta do mesmo para baixo, no retrovisor do motorista gire sentido anti horário, no do passageiro sentido horário, o interessante seria retirar aquela primeira capinha (menor), lavar compartimento e em seguida lubrificar com wd-40 e posterior uma graxa que não agrida plásticos, se o seu dobrar normalmente pedimos que relate aqui sua versão e ano para registrarmos.
Seguindo algumas recomendações não tente forçar caso o seu aparente estar "emperrado", na verdade até o momento me parece que nem todos as versões estão "aptas" para isso, mas não quer dizer que não podem, eis o motivo desse how to, para os que acham que não podem rsrs.
Caso o seu não dobre, abra a capinha menor e verifique a existência do parafuso philips da foto abaixo (pode ser que não seja philips mas a posição é a mesma):

A função desse parafuso é justamente impedir o giro do retrovisor, e manter o eixo fixo, note que no eixo possui duas garras que "teoricamente" impedem que o eixo entre pelo suporte e o retrovisor se solte, porém essas garras parecem ser ineficientes se remove esse parafuso devido a pressão de uma mola que possui internamente.
Vamos lá, para resolver isso eu atravessei uma haste entre as duas garras, fazendo ela calçar no suporte fixo do retrovisor, assim impedindo que o retrovisor caia quando removido o parafuso que o trava e impede o giro:
Primeiro remova a capa:

Em seguida, faça um furo atravessando as duas garras, eu utilizei uma mini broca de 2mm e uma haste de inox com ranhuras para não escapar, mas vc pode usar uma haste de rebite por exemplo e dobra as pontas:

Coloque a haste atravessada e cuide para que fique bem fixa, ou seu retrovisor vai sair do lugar:

Agora remova o parafuso philips que prende o giro do retrovisor e vualá!!!! Ele vai girar perfeitamente:

Eu recomendo antes do processo desmontar todo o retrovisor e efetuar uma boa limpeza para se fazer uma lubrificação para que ele gire mais suavemente, fiz uma simples limpeza e borrifei silicone spray:

COMO DESMONTAR O RETROVISOR PARA LIMPEZA.
Solte dois parafusos torx com chave longa dentro do retrovisor, levante o máximo que conseguir o espelho para ter acesso a eles:

Vídeo serviço pronto:
http://www.youtube.com/watch?v=Q9_1MtK2ai4
Em seguida solte a capa maior do retrovisor de baixo para cima e vera uma trava que segura o conjunto:

Pronto, agora vc tem acesso interno para efetuar uma boa limpeza e lubrificação.
Em breve com a ajuda dessa galera faremos um sistema elétrico de rebatimento, para fechar junto com o alarme.
Créditos: CLUBE DO VECTRA