Sejam todos bem vindos a minha garagem.
Assim como muitos do clube, sou um apaixonado por Vectra's e quanto mais me aprofundo em sua história, maior é o prazer de dirigir esse "monstro"..rs
Meu carro não está tão completo quanto dos outros usuários, mas pouco a pouco vou melhorando e, para isso, conto com a colaboração dos posts salvadores dos caras mais bem entendidos em Vectra do Brasil. Agradeço muito poder fazer parte desse clube e compartilhar as dúvidas, soluções e leituras para conhecimento próprio desse novo "mexânico".
Ficarei feliz se estiver ajudando alguém com esses posts que, estarei atualizando conforme acontecimentos.
FICHA TÉCNICA
Vectra B
Ano: 1998/1999
Modelo: GLS
Cor: Azul Darsena
Motor: 2.2, 8V
Câmbio: Manual
Potência: 123 cv
Combustível: Gasolina
Opcionais: Ar Digital, Alarme Sensocar, Travas Elétricas, Roda de Liga Leve

Heranças do ex-dono (essa parte está em atualização...):
- [ X ] Parachoque dianteiro do 2000 (e ainda tem pessoas que gostam dessa modificação... quando bem feita pode até ficar legal, mas prefiro original com aquele bigode "style")
- [ ] Com buracos das milhas e da grade inferior
- [ ] Pneus Remold (esse eu entendo, porque é bem caro pneu novo)
- [ ] Frisos laterais quebrados (eu percebi que frisos completos e cromados são raridade...)
- [ X ] Trava elétrica traseira, atrás do motorista foi adaptada (e não funcionava)
- [ X ] Maçaneta do motorista com a mola frouxa
- [ X ] Freio de mão não segurava
- [ X ] Rebaixado (molas cortadas com buchas e amortecedores estourados)
- [ X ] Sem alto falantes (apenas um pequeno, de 2,5', na porta do passageiro)
- [ X ] Sem Break Light (achei na Olx por 20,00 reais, com algumas lâmpadas queimadas...resolvido e instalado)
- [ X ] Calhas de chuva riscadas (e uma delas vermelha (??))
- [ ] Botão do pisca alerta quebrado
- [ X ] Cinto de segurança do motorista não travava
- [ ] Relógio do painel quebrado (isso eu entendo que é frágil mesmo)
- [ X ] Piscas da frente não funcionava (sem as lâmpadas e faltando um soquete)
- [ X ] Pastilhas gastas
- [ X ] Bateria de moto!!
- [ X ] Ar condicionado não funciona (compressor ta muito ruim)
.png)
- [ X ] O motor "de repente" ficava fraco, e, com menos de 3 meses tive que trocar o SensorMap, que era vagabundo, por um Bosch Original
- [ ] Vidro para-brisa mal colocado
- [ X ] Erro na injeção eletrônica. Acessa direto (paguei 100 dilmas para passar o scanner e não identificou NADA)
- [ ] Sem imobilizador
- [ ] Tabelier mal encaixado
- [ X ] Sujeira, sujeira e sujeira. Nos bancos, forro das portas e chão
- [ ] Extintor vencido
- [ ] Difusores de ar quebrados
- [ ] Acabamento central do painel quebrado
- [ X ] Moldura Interna dos Retrovisores
- [ X ] Vareta do Óleo quebrada
- [ X ] Acabamento interno da porta traseira
- [ X ] Tampa da caixa de fusíveis
- [ X ] Botão do retrovisor
- [ ] Espelho do quebra sol quebrado
- [ ] Capô mal encaixado
.png)
Atualizado em 20/5/2016.
Acho que é só...por enquanto. Vou atualizando aos poucos e colocando serviços feitos. Última atualização em 13/01/2016.

Desses "presentes" deixados, alguns foram resolvidos, porém outros ainda não tive condições. Vou postar aqui as soluções dos problemas acima e os problemas causados por mim também.
.png)
.png)
Começo das mudanças
A primeira coisa que precisei fazer foi tomar coragem e pegar essa máquina, morrendo de medo de não encontrar vaga que caiba (ou pelo menos que eu consiga colocá-lo) e conseguir experiência também, pois ESSE É MEU PRIMEIRO CARRO!
.png)
Por ser o primeiro, e logo um Vectra, que sempre fui apaixonado, tomei muitos cuidados e muita coragem, pois havia me habilitado 4 anos antes de ter o carro e tive poucas experiências ao volante. Creio que esses fatores ajudaram para que eu aceitasse um carro tão "detonado". Mas com elegância, motor tinindo e a cada pisada uma emoção ..rs
Freio de mão
A primeira coisa que fiz no carro foi em relação ao freio de mão. Levei o carro para um amigo meu que abriu uma oficina e percebi que o problema era maior do que pensava. O freio de mão é junto com o disco traseiro, ou seja, disco nas 4 rodas, e (não sei como) estava gasta a panela por dentro, o que causava o problema do freio de mão alto e não funcionava nadinha. Me disseram que a panela gasta quando se anda com o freio de mão alto, ai fica raspando e acontece o desgaste.
Como achei caro o orçamento, resolvi fazer aos poucos...e realmente fazer:
Colocando a mão na graxa

Esse é o disco condenado

Disco novo no lugar

Como foi logo no início de tudo, não pude preparar um How To, mas caso alguém tenha alguma dúvida posso colaborar com um passo-a-passo. Basicamente é preciso usar as ferramentas corretas, muita força e especialmente levantar o carro e firmar com cavalete ou alguma coisa, pois segurança é primordial.
Para tirar o disco é preciso remover as pinças afrouxando o cano do fluido. Obs. Cuidado para não vazar fluido, pois pode ser trocar disco e pastilha sem precisar fazer sangria. A pinça ainda é presa com dois parafusos na parte traseira (se não me engano) e as pastilhas são presas por uma espécie de cruz, que é fixa com duas barras laterais. Removendo as barras, a cruz sai por cima sem ter que abrir as pinças, pois assim o fluido vaza também. É mais fácil escrever do que fazer, mas é possível....
O disco é preso por um único parafuso que, normalmente tem a cabeça espanada, pois muitos mecânicos apertam tanto que somente com marteladas e WD eles saem. Mas saem!
Ajuste as lonas do freio de mão por uma regulagem interna e outra na alavanca do freio de mão e faça a montagem.
Como eu fui muito esperto e demorei umas 2 semanas nesse processo, tive que pagar para fazer a sangria, pois não tinha ninguém para me ajudar a bombar e nem as ferramentas para tal...
Custo da manutenção
Discos traseiros NAKATA = R$ 150,00
Pastilhas dianteiras e traseiras = R$ 50,00
Fluido novo = R$ 8,00
Sangria = R$ 40,00
Total = R$ 248,00
Dica: Se vc é da Zona Norte de São Paulo, procura uma Auto Peças chamada Carbwell (não me pagaram nada....), mas realmente ela é muito boa e ainda oferece desconto com pagamento no dinheiro. Gosto bastante. Procure no site http://www.canaldapeca.com.br que possui muitas lojas e peças em todo Brasil.