Pessoal, havia feito este post lá no Monzeiros.com, fórum a qual participo desde 2008, e gostaria de deixar o mesmo aviso e informações com o pessoal daqui, especialmente pois encontrei produtos da marca Tebão direcionados aos
Vectra C.
Vamos ao post:
Nessa brincadeira de achar molas de qualidade pro meu Vectra... é claaaaaaro que eu trombei com muita porcariada por aí.... Na saga eu achei uma coisa, que queria muito compartilhar com vocês. Nada contra a marca (Até por que nunca usei produto deles), mas sou totalmente contra a venda de um produto que foge completamente às especificações do fornecido no sistema original de fábrica.
Quando fui olhar na Tebão se tinham molas esportivas pra Vectra A / "G1", como de costume, eu lanço no campo de busca "Vectra", só para filtrar por modelo e depois sair vendo o que é para meu modelo de carro. Daí aparecem todos os produtos relacionados a Vectra's, e entre eles, vi que oferecem dois kits diferentes de Suspensão de Rosca pro Vectra C. Fiquei curioso, entrei em um deles e vi essa diferença aí do anúncio:
Para os mais entendidos vão ver logo de cara a diferença de projeto que existe em cada um deste tipo de suspensão traseira.... cada um pode ter sua opinião em cima de certas coisas, mas sinceramente, não precisa ser engenheiro pra saber a porcariada que é um "Kit Performance" desse, e o estrago que ele pode fazer num carro de uso diário e urbano.
Carros que possuem mola helicoidal externa ao amortecedor, tem a mola apoiada na Longarina traseira, e o amortecedor fica separado, fixado na torre da caixa de roda.
Cabe um coilover lá atrás, com a mola envolvendo o amortecedor? Sim!... caber cabe, mas isso não quer dizer que a estrutura do carro está apta a suportar a carga gerada pelo peso do carro apoiado completamente naquele local, sem a mola estando suportando esse peso pela longarina.
Só numa pesquisa rápida por fórums gringos, eu achei um carinha que fez esse tipo de substituição / adaptação na suspensão traseira de um Calibra, e vejam o resultado após algum tempo de uso em pista:
Vejam a trinca na base da torre com o assoalho nestas fotos...
Não é o fim do mundo, e o cara resolveu o problema da trinca fazendo um reforço estrutural no carro, mantendo os coilover:
Aí eu pergunto: Oque poderia acontecer num carro de rua, onde tem toda a forração no porta malas e tal? Uma trinca dessa ia passar despercebida até um estágio muito mais avançado, com certeza! ..
Fora que sinceramente, outra preoculpação que tenho é se os prisioneiros dos cubos de roda traseiros suportam toda essa carga e peso, ou se podem trincar e quebrar com o tempo... vejam como são finos:
O Vectra B tem a fixação dos amortecedores e molas traseiro nesse mesmo ponto, porém imagino que o cubo deva ser diferente ou bem mais robusto que um que foi projetado para fixar apenas o amortecedor.
Em fim, deixo esse post e o resultado dessa minha pequena pesquisa de aviso para os proprietários de Monza, Corsa, Vectra, Astra.. e todo outro tipo de carro que tem a suspensão traseira semi-independente como nos nossos carros. Fazer esse tipo de conversão é burrice, e infelizmente muita gente esquece da segurança quando só quer ver o carro baixo...