O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[VECTRA B] Retirar Compressor A/C

4 mensagens   •   Página 1 de 1
Williams
GLS member
GLS member
Nome Completo: Cláudio Williams
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA B] Retirar Compressor A/C

por Williams » 12 Jan 2016, 00:37

Pessoal, meu compressor apresentou vazamento nos selos do mesmo (típico). E eu como já curioso, queria aprender um pouco sobre Ar-Condicionado, principalmente no quesito, desmontagem. Queria efetuar a desmontagem do compressor em casa mesmo, e levar ele pra ser feito uma geral, instalava de novo e após dava carga de óleo e gás.

Alguém que tenha uma noção da desmontagem por aqui, que pudesse dar uma luz seria de grande ajuda. Eu particularmente olhando, não entendi se essa girosca sai por cima ou por baixo do carro, embora acho que seja por cima, desmontando toda a parte da bomba da hidráulica. Salvo se tiver enganado.

Caso alguém que entenda, pudesse dar uma mão. Queria aprender um pouco mais sobre o carro e também com isso baratear os custos da manutenção, já que o pessoal daqui não tem pena.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: [VECTRA B] Retirar Compressor A/C

por Almeidão » 12 Jan 2016, 17:30

Sai por baixo para o lado do motor, para isto você precisa soltar o Eletro ventilador para abrir espaço e com cuidado soltar o parafuso que prende as mangueiras para não estragar a junta que pode ser reaproveitável, embora acho melhor comprar nova, eu precisei usar a minha por não achar. Soltar o protetor do carte, soltar saida da descarga para afastar ela um pouco e depois soltar os parafusos que prende ele. Logo você trás ele para dentro e com um pouco de contorcionismo ele sairá.
Imagem

Williams
GLS member
GLS member
Nome Completo: Cláudio Williams
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Williams » 14 Jan 2016, 01:16

Almeidão escreveu:Sai por baixo para o lado do motor, para isto você precisa soltar o Eletro ventilador para abrir espaço e com cuidado soltar o parafuso que prende as mangueiras para não estragar a junta que pode ser reaproveitável, embora acho melhor comprar nova, eu precisei usar a minha por não achar. Soltar o protetor do carte, soltar saida da descarga para afastar ela um pouco e depois soltar os parafusos que prende ele. Logo você trás ele para dentro e com um pouco de contorcionismo ele sairá.

Capaz que não ia ser ele que ia salvar a pátria. Santo Almeidão!

Amanhã, já com tempo, vou dar uma olhada superficial para ter uma noção de mais ou menos que ferramentas eu precisarei, agora, se puder tirar duas dúvidas, primeiro, como faço com a correia dos acessórios, tenho que tirar ela primeiro, ou no momento que soltar o compressor ela desencaixa e depois encaixa novamente na hora que for colocar? Porque se tem que tirar ela antes, além de forçar para ela escapar de alguma polia, eu não tenho muita idéia de como fazer.

E a outra é a qual o nome dessa junta das mangueiras? Você sabe? Porque no meu caso está vazando gás no compressor, pessoal condenou os selos do mesmo, porém se essa junta estiver ruim vaza ali também correto? No meu caso não é qualquer vazamentinho, uma carga completa de gás dura algo em torno de 6 horas e já era. Então já trocaria essa junta, só por precaução.

Achei até que seria mais complicada a empreitada, mas não, resta conseguir as chaves adequadas. Obrigado Almeidão! :88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 14 Jan 2016, 13:21

Williams escreveu:
Almeidão escreveu:Sai por baixo para o lado do motor, para isto você precisa soltar o Eletro ventilador para abrir espaço e com cuidado soltar o parafuso que prende as mangueiras para não estragar a junta que pode ser reaproveitável, embora acho melhor comprar nova, eu precisei usar a minha por não achar. Soltar o protetor do carte, soltar saida da descarga para afastar ela um pouco e depois soltar os parafusos que prende ele. Logo você trás ele para dentro e com um pouco de contorcionismo ele sairá.

Capaz que não ia ser ele que ia salvar a pátria. Santo Almeidão!

Amanhã, já com tempo, vou dar uma olhada superficial para ter uma noção de mais ou menos que ferramentas eu precisarei, agora, se puder tirar duas dúvidas, primeiro, como faço com a correia dos acessórios, tenho que tirar ela primeiro, ou no momento que soltar o compressor ela desencaixa e depois encaixa novamente na hora que for colocar? Porque se tem que tirar ela antes, além de forçar para ela escapar de alguma polia, eu não tenho muita idéia de como fazer.

E a outra é a qual o nome dessa junta das mangueiras? Você sabe? Porque no meu caso está vazando gás no compressor, pessoal condenou os selos do mesmo, porém se essa junta estiver ruim vaza ali também correto? No meu caso não é qualquer vazamentinho, uma carga completa de gás dura algo em torno de 6 horas e já era. Então já trocaria essa junta, só por precaução.

Achei até que seria mais complicada a empreitada, mas não, resta conseguir as chaves adequadas. Obrigado Almeidão! :88:

As juntas porque são duas, dificilmente vaza, pode ser sim o selo mecânico do compressor e ele fica na polia, ao desmontar as polias voce vê ele. Eu para ser sincero nunca desmontei um mas é um retentor como este no link abaixo. As juntas são de metal com borracha por dentro, eu tenho quase que certeza que um oring de silicone vedará ali, mas já que tem o original eu preferir colocar ele de volta e ficou perfeito.

Para tirar o compressor, voce precisa tirar a correia e tem como puxar o esticador e travar ele deixando a correia solta. Voce precisa de um ferrinho com um L na ponta, pode ser uma vareta de solda, apesar que eu fiz uma ferramenta para isto de um ferrinho usado em portas de carros antigos e o correto é ter um ajudante para puxar a correia e recolher o esticador, depois com uma chave 15 fazer o caminho inverso, pode também recolher ele com uma chave, mas eu já quebrei 2 fazendo isto e hoje só recolho puxando a correia e devolvo com a chave 15 que por sinal já com cabo grande para fazer por cima. Acho que tenho umas fotos como travar ele, aliás se trava como se compra que ele vem travado porque não tem como colocar ele destravado e ontem eu troquei o meu e tive que fazer isto. Fotos, só por e.mail e fica livre para postar aqui, é só pedir.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ra-s10-_JM
Imagem

4 mensagens   •   Página 1 de 1