O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BSacar o Volante

7 mensagens   •   Página 1 de 1
djronaldopettry
Organizador
Organizador
Nome Completo: Ronaldo Bovo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Sacar o Volante

por djronaldopettry » 01 Jul 2013, 12:25

Pessoal quero tirar o volante para trocar o couro, vi que tem dois parafusos, acho que torx na parte de traz do volante, que devem ser retirados para tirar a capa do airbag.
Minha duvida é a seguinte:
Ao tirar essa capa eu ja terei acesso a "porca" para retirar o volante? :2:
É só tirar essa porca e sacar o volante, não tenho que fazer mais nada? :2:
Tem algum macete para tirar e instalar o volante para não ficar torto, ou algo no sentido? :2:

Desde ja agradeço a atenção de todos.

Abraço
Collection 2005 (nº 735)
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Sacar o Volante

por Almeidão » 01 Jul 2013, 13:15

Você precisa tirar a capa do centro, tirar o air bag e depois terás acesso a porca para soltar o volante. Mas ao tirar a porca ainda o volante não sai, você terá que usar um saca volante. Para marcar a posição dele para não dar errado, você pode marcar com um ponção depois que tirar a porca. Bem, digamos que dê errado e ao recolocar ele fique torto, basta levar a um que faz alinhamento e ele acerta o volante sem tirar ele fora.

Sem saca volante, pode esquecer que ele não vai sair e não bata nele ou qualquer lugar dele porque a coluna é um telescópio e ao bater arrebenta as buchas que são plásticas.
Imagem

djronaldopettry
Organizador
Organizador

por djronaldopettry » 01 Jul 2013, 18:29

Obrigado pelos esclarecimentos Almeidão.
É que vou levar em um tapeceiro aqui da cidade que faz esse trabalho, o mesmo é profissional e ja recebi indicações do mesmo, tanto que ele até me falou se eu tinha os códigos do carro, pois necessitará de desligar a bateria por precaução ja que irá mexer com o airbag.
Collection 2005 (nº 735)
Imagem

Th!@go
GL Member
GL Member
Nome Completo: Thiago Nais
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

por Th!@go » 01 Jul 2013, 18:44

Outra coisa a tomar cuidado é com o Hard Disk, é uma cinta plástica que fica dentro do volante, abaixo do airbag, que no caso do Collection vai coordenar o Air Bag, Controle de som e Buzina.. ela tem um numero de voltas iguais para os dois lados que corresponde a msm do volante, se montar com uma volta a mais para um dos lados, na primeira vez que vc virar o volante para o lado contrario, essa cinta arrebenta.

Ai para tudo de funcionar, só trocando ela!

Abraço
Vectra GTX
º DH / º Air Bag / º ABS + EBD / º S. de Chuva / º Ar Digital / º PC de Bordo / º Retrovisor Escamot. / º C. de Som no Vol. & Etc..

UPS:
º 2din Pioneer / º Aerotwin Bosch / º Abafador 3/8 Inox / º Apoio de Braço

HANK
Organizador
Organizador
Nome Completo: Hank Krummrich Zaidan
Estado: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por HANK » 01 Jul 2013, 20:03

Th!@go escreveu:Outra coisa a tomar cuidado é com o Hard Disk, é uma cinta plástica que fica dentro do volante, abaixo do airbag, que no caso do Collection vai coordenar o Air Bag, Controle de som e Buzina.. ela tem um numero de voltas iguais para os dois lados que corresponde a msm do volante, se montar com uma volta a mais para um dos lados, na primeira vez que vc virar o volante para o lado contrario, essa cinta arrebenta.

Ai para tudo de funcionar, só trocando ela!

Abraço

Exato

Tem que cuidar desse hard disk porque a mesma é carinha.
O meu foi feito o serviço com a bateria ligada, não deu nada no airbag, mas para retirar o volante mesmo com o sacador de volante foram mais de 20 minutos.
Estou achando que vou precisar trocar a minha, pois não esta acionando o pisca, se eu trocar a alavanca do pisca e não funcionar, dai só me resta ela e depois chorar pois me falaram que custa mais de 400 reais e é difícil de achar :62: .

Abraços
Clube do Vectra - Regional MS
Imagem

Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 03 Jul 2013, 10:44

Ronaldo, dê uma olhada no meu tópico:
viewtopic.php?f=49&t=160

Ensina com fotos o passo a passo para retirar com todo o cuidado.
É bem simples, estou cansado de fazer isso, requer apenas como já foi adiantado, ter muito cuidado e atenção..

Forte abraço!!!!!!!!!!

djronaldopettry
Organizador
Organizador

por djronaldopettry » 04 Jul 2013, 20:49

Obrigado a todos pela explicação. Bom como o cara é conceituado e ja me informou ter feito isso em vários vectras, creio que eu que o mesmo tem ciência do procedimento. Embora que pelas orientações, como vou ter que tirar o volante apenas para trocar o couro, a maior atenção será apenas em relação aos conectores do airbag e do controle do som, soltando os mesmos ja terá acesso a porca para sacar o volante. O hardisk fica atras disso, então ele não vai mexer no hardisk correto?
Em relação a marcar a posição do volante, como li na explicação, desculpe a ignorância, mas como faço isso? A posição é visual mesmo, como ele parou e tal, ou é de outra forma? É bom deixar o carro com as rodas retas, sem esterçar para nenhum lado correto? :9:
Collection 2005 (nº 735)
Imagem

7 mensagens   •   Página 1 de 1