O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BDificuldade na Troca de Cebolão - Vectra B

30 mensagens
  • 1
  • 2
luizeduardorodrigues
Member
Member
Nome Completo: Luiz Eduardo Rosa Rodrigues
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Dificuldade na Troca de Cebolão - Vectra B

por luizeduardorodrigues » 11 Fev 2016, 16:48

Boa tarde amigos, ja procurei no clube e até o momento não achei uma resposta para meu problema, é o seguinte, meu carro esta trabalhando com a temperatura muito alta e desconfio do cebolão por alguns sintomas, mas vamos ao oque interessa, com base em informações que procurei aqui no forum, meu vectra é gls 2.0 97/98 8v. vi dizer que o cebolão do meu carro era o MTE 760. fui la e comprei este modelo, mas não consigo de jeito algum trocar esse cebolão, não acho espaço para tirar, alguem poderia me ajudar? da pra trocar o cebolão com o radiador no lugar ou preciso tirar o radiador?

Obrigado !
Editado pela última vez por luizeduardorodrigues em 12 Fev 2016, 14:11, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Dificuldade na Troca de Cebolão

por Almeidão » 11 Fev 2016, 17:54

Não é fácil, eu comprei uma chave e cortei ela e logo passei no esmeril para afinar o lado da boca.

Dica, ao afrouxar um pouquinho, ele já sai com a mão, não empurre ao afrouxar, puxe. Isto evitará que a porca interna saia do lugar e caia dentro do radiador. E ao recolocar, não force também, vai devagar e só comece a enroscar quanto tiver certeza que ele esteja no lugar correto.

Já aconteceu de cair esta porca em um radiador mais antigo, tive que tirar ele fora para tirar a porca e recolocar no lugar. Logo por muito tempo eu tirava o cebolão e recolocava colocando dentro da entrada do radiador uma chave L 8mm para segurar esta porca que estava solta.

Outra dica, bastante graxa na junta que é um anel seco, se forçar ele estoura, não deve apertar muito. Ou seja quase nada.

Sds
Imagem

luizeduardorodrigues
Member
Member

por luizeduardorodrigues » 12 Fev 2016, 14:10

Sem querer abusar poderia me dizer qual numero da chave? obrigado

carlos mendes
Member
Member
Nome Completo: carlos alberto roberto mendes
Estado: São Paulo

Re: [VECTRA B] Dificuldade na Troca de Cebolão

por carlos mendes » 12 Fev 2016, 20:18

Olá colega. O meu é o mesmo modelo. Para trocar tirei o radiador. Mas tem que desmontar tudo para choque. Grade. ..da trabalho e soltei com a chave inglesa. pois nao consegui soltar com a chave acho que é 20 ou 22 se não me engano. blz

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Fev 2016, 17:14

luizeduardorodrigues escreveu:Sem querer abusar poderia me dizer qual numero da chave? obrigado

Vou dar uma checada e te falo, se quiser uma foto dela, posso lhe mandar por e.mail e assim saberás o que fiz.

Nem pensar em tirar o radiador para troca esta peça, não é tão fácil, mas não é algo pior que trocar a ventoinha da frente kakkakka

Sds
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Fev 2016, 14:30

chave de boca 28 mm para o MTE, a minha reduzida a 15 cm de comprimento e esmerilhada para diminuir espaço na noca dela.
Imagem

luizeduardorodrigues
Member
Member

por luizeduardorodrigues » 29 Fev 2016, 10:27

Amigos bom dia, estou com duvida, meu carro de um tempo pra ca sempre andou com temperatura alta, e a 3 semanas atras ferveu e acabou queimando a junta, mas ja retifiquei e ta tudo tranquilo com o cabeçote, negocio é o seguinte.

ontem consegui trocar o Cebolão, comprei o MTE 763, sem o ar ligado minha ventoinha arma em torno dos 90º, vai até a 95º +/- e para la, a ventoinha de primeiro estagio nao desliga nunca.

ontem na parte da noite percebi que chegou perto dos 100º e depois desceu até 95º,
com o ar ligado a temperatura nao passa dos 92º.

obs meu carro nao possui VT e nem Aditivo porem faço a troca da agua de 2 em 2 semanas,

sera que esse cebolão esta errado? em que temperatura +/- a ventoinha deve armar o primeiro estagio?
lembrando que ja troquei bomba d'agua e sensor que fica perto da VT a pouco tempo !

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 29 Fev 2016, 12:27

luizeduardorodrigues escreveu:Amigos bom dia, estou com duvida, meu carro de um tempo pra ca sempre andou com temperatura alta, e a 3 semanas atras ferveu e acabou queimando a junta, mas ja retifiquei e ta tudo tranquilo com o cabeçote, negocio é o seguinte.

ontem consegui trocar o Cebolão, comprei o MTE 763, sem o ar ligado minha ventoinha arma em torno dos 90º, vai até a 95º +/- e para la, a ventoinha de primeiro estagio nao desliga nunca.

ontem na parte da noite percebi que chegou perto dos 100º e depois desceu até 95º,
com o ar ligado a temperatura nao passa dos 92º.

obs meu carro nao possui VT e nem Aditivo porem faço a troca da agua de 2 em 2 semanas,

sera que esse cebolão esta errado? em que temperatura +/- a ventoinha deve armar o primeiro estagio?
lembrando que ja troquei bomba d'agua e sensor que fica perto da VT a pouco tempo !

Amigo, o cebolão errado ele não está, mas pode ter vindo estragado.

Trocar água você só está aumentando o problema, a água que está no seu motor sem aditivo, já não tem o mesmo oxigênio de uma água nova, então se ele tiver oxidado só estará aumentando a oxidação dele com a troca constante de agua.

Bem, você somente consegue conhecer o radiador dele andando nas estrada sem ar ligado, se a média dele for 82º, o sistema está perfeito, caso contrário seu radiador já era e pelo que você informa que já queimou junta, é possível que o radiador tenha sido o causador do problema e já está indo para queimar a segunda.

Bem, se você voltar aqui informando a temperatura em rodovias, eu posso tentar lhe ajudar a resolver o seu problemas se é ventoinha, relês ou sei lá o que, mas antes de saber como está o radiador do seu carro, não dá para ajudar em nada. E infelizmente eu não aceito os testes feitos em oficina onde o mecânico diz que o radiador está boom, aceito este que informei acima.

Sds
Imagem

luizeduardorodrigues
Member
Member

[VECTRA B] Dificuldade na Troca de Cebolão

por luizeduardorodrigues » 07 Mar 2016, 15:31

Almeidão boa tarde, consegui trocar o cebolão, porem não adiantou muita coisa.
estou com uma duvida, você recomenda o Cebolão MTE 760, pelo uq pude ver no seu video no ytb
seu carro não passa dos 90º, sendo que na tabela do mte-thomson a temperatura do MTE 760 é de 95/105°C
uq ao meu ponto de vista a ventoinha arma o primeiro estagio nos 95º.
estou correto ?

Imagem

entrando no assunto anterior você disse que meu radiador poderia estar ruim, porem levei o vectra em uma casa de radiador
o mesmo profissional disse que o radiador esta bom, que o problema deve ser por parte elétrica.

luizeduardorodrigues
Member
Member

por luizeduardorodrigues » 07 Mar 2016, 15:35

Outra duvida, qual a finalidade deste sensor de temperatura perto da VT ?
Imagem

matheusfael
GL Member
GL Member
Nome Completo: rafael martins de oliveira
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por matheusfael » 07 Mar 2016, 15:49

OLA LUIZ

o meu estava assim também ate semana passada, ligava somente o segundo estágio quando chegava em 95° / 98°, levei numa mecânica que é cada de radiador, mandei trocar de cara ja os 2 cebolão no radiador, um de primeiro estágio e outro de segundo estágio, ( o meu tem 2 ) porém nada adiantou, ele chamou um eletricista e achou o problema na elétrica entre os reles e a afiação, após isso normalizou a temperatura, aconselho levar em um eletricista

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Mar 2016, 17:29

luizeduardorodrigues escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão boa tarde, consegui trocar o cebolão, porem não adiantou muita coisa.
estou com uma duvida, você recomenda o Cebolão MTE 760, pelo uq pude ver no seu video no ytb
seu carro não passa dos 90º, sendo que na tabela do mte-thomson a temperatura do MTE 760 é de 95/105°C
estou correto ?

Imagem

entrando no assunto anterior você disse que meu radiador poderia estar ruim, porem levei o vectra em uma casa de radiador
o mesmo profissional disse que o radiador esta bom, que o problema deve ser por parte elétrica.

1- Sobre o que o cebolão mostra, e o que você vê no painel. Este 95 é o primeiro estágio da temperatura da água e no painel mostra 88. o segundo estágio mostra 105 que é a temperatura da água, no painel vai está com 93. Isto se o radiador estiver em perfeito estado.

2 - Não existe teste melhor para saber se o radiador está limpo, solte o carro em estrada livre sem ar, ele não passará de 82 e se for a noite não passa de 80 e não importa a velocidade, basta está livre em +/- baixadas.

3 - Eu ainda não conseguir entender como uma casa de radiador consegue fazer teste, testes estes que me fez perder um motor. Um radiador não entope 100%, e entupindo 10% sua temperatura já vai lá nas alturas, logo se você colocar água de um lado ela irá sair do outro, só que não a quantidade que sai em um radiador perfeito, digo perfeito porque ele não precisa ser novo, se nele foi usado sempre o aditivo correto, mesmo sendo velho ele ainda ficará igual a um novo. Bem, dá uma olhada neste filme que eu fiz tempos atrás, se você tiver uma mangueira de uma polegada com esta quantidade de água como tem esta mangueira do filme e se você segurar elas de um lado sem muito esforço e sair toda do outro, ai eu posso acreditar que o radiador do seu carro esteja perfeito, mas com certeza este teste nas pistas é mais fácil, bem eu não acreditava e fiz este filme. O mais interessante que eu fiz um filme com o radiador velho onde a temperatura nas estradas era 90º e eu não consegui tapar a entrada nem com um pano, mas saia uma boa quantidade do outro lado o problema é que a bomba d'água não tem força nenhuma na lenta e é ai que precisa ter ele 100% limpo. Veja o filme na integra e tire suas conclusões.

https://www.youtube.com/watch?v=vBrCR2pzvbg

Já a pergunta sobre o sensor que você mostra que é o MTE 4051, é um sensor que no seu carro trabalha quando frio mantendo o carro acelerado, esta peça no seu carro quando estraga deixa a marcha lenta meia doida, já os carros que não tem cebolão, ele também comanda as ventoinhas.
Imagem

wleocadio
GL Member
GL Member
Nome Completo: wellington de moraes leocadio
Estado: São Paulo

por wleocadio » 08 Mar 2016, 14:35

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
luizeduardorodrigues escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão boa tarde, consegui trocar o cebolão, porem não adiantou muita coisa.
estou correto ?

Imagem

1- Sobre o que o cebolão mostra, e o que você vê no painel. Este 95 é o primeiro estágio da temperatura da água e no painel mostra 88. o segundo estágio mostra 105 que é a temperatura da água, no painel vai está com 93. Isto se o radiador estiver em perfeito estado.

2 - Não existe teste melhor para saber se o radiador está limpo, solte o carro em estrada livre sem ar, ele não passará de 82 e se for a noite não passa de 80 e não importa a velocidade, basta está livre em +/- baixadas.

3 - Eu ainda não conseguir entender como uma casa de radiador consegue fazer teste, testes estes que me fez perder um motor. Um radiador não entope 100%, e entupindo 10% sua temperatura já vai lá nas alturas, logo se você colocar água de um lado ela irá sair do outro, só que não a quantidade que sai em um radiador perfeito, digo perfeito porque ele não precisa ser novo, se nele foi usado sempre o aditivo correto, mesmo sendo velho ele ainda ficará igual a um novo. Bem, dá uma olhada neste filme que eu fiz tempos atrás, se você tiver uma mangueira de uma polegada com esta quantidade de água como tem esta mangueira do filme e se você segurar elas de um lado sem muito esforço e sair toda do outro, ai eu posso acreditar que o radiador do seu carro esteja perfeito, mas com certeza este teste nas pistas é mais fácil, bem eu não acreditava e fiz este filme. O mais interessante que eu fiz um filme com o radiador velho onde a temperatura nas estradas era 90º e eu não consegui tapar a entrada nem com um pano, mas saia uma boa quantidade do outro lado o problema é que a bomba d'água não tem força nenhuma na lenta e é ai que precisa ter ele 100% limpo. Veja o filme na integra e tire suas conclusões.

Já a pergunta sobre o sensor que você mostra que é o MTE 4051, é um sensor que no seu carro trabalha quando frio mantendo o carro acelerado, esta peça no seu carro quando estraga deixa a marcha lenta meia doida, já os carros que não tem cebolão, ele também comanda as ventoinhas.

boa tarde almeidão,

meu vectra gls 2.0 97 está com esse cebolão mte 760 na cidade ele trabalha em 90 º, quando pego engarrafamento ele vai para uns 95º e na estrada quando solto ele desengatado a temperatura cai para 82º +/-, quando acelero volta ficar perto dos 90º

acho que não está normal.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 08 Mar 2016, 15:59

wleocadio escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
estou correto ?

Imagem

boa tarde almeidão,

meu vectra gls 2.0 97 está com esse cebolão mte 760 na cidade ele trabalha em 90 º, quando pego engarrafamento ele vai para uns 95º e na estrada quando solto ele desengatado a temperatura cai para 82º +/-, quando acelero volta ficar perto dos 90º

acho que não está normal.

Não está normal, ele acelerando nas rodovias sem ar tem que ficar em 82 se não for subida, já ao soltar o acelerador tipo descer a temperatura baixa por desligar o motor, ou seja mesmo com o radiador comprometido ainda passa um pouco de água que será esfriada e ao passar pelo motor quente porém desligado ela vai baixar mesmo, porem se ele chega em 82 descendo, se tiver normal na mesma descida ele irá baixar dos 80. Quando digo desligado é que ao soltar o acelerador e estando engrenado o motor não recebe mais alimentação, mas a água continua circulando. O seu caso pode ser radiador também, mas antes precisa trocar a termostática para checar se altera algo, se não alterar então com certeza o problema será o radiador. Sobre a válvula, você não precisa trocar para testar, basta tirar ela e andar sem ela por uma semana, se o problema persistir, você terá que trocar o radiador, se o problema acertar, basta voce colocar uma Termostática nova e que ela seja com 82º, não pode ser mais que isto, o seu carro não suporta outra. Repito, o normal é 82 nas rodovias e no máximo 90 no tráfico pesado, sendo que 90 ele chega mais desce, não fica estático nunca.

Sds
Imagem

iuridutra
Member
Member
Nome Completo: iuri querubim dutra da silva
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por iuridutra » 19 Mar 2016, 12:34

Almeidão escreveu:
Não está normal, ele acelerando nas rodovias sem ar tem que ficar em 82 se não for subida, já ao soltar o acelerador tipo descer a temperatura baixa por desligar o motor, ou seja mesmo com o radiador comprometido ainda passa um pouco de água que será esfriada e ao passar pelo motor quente porém desligado ela vai baixar mesmo, porem se ele chega em 82 descendo, se tiver normal na mesma descida ele irá baixar dos 80. Quando digo desligado é que ao soltar o acelerador e estando engrenado o motor não recebe mais alimentação, mas a água continua circulando. O seu caso pode ser radiador também, mas antes precisa trocar a termostática para checar se altera algo, se não alterar então com certeza o problema será o radiador. Sobre a válvula, você não precisa trocar para testar, basta tirar ela e andar sem ela por uma semana, se o problema persistir, você terá que trocar o radiador, se o problema acertar, basta voce colocar uma Termostática nova e que ela seja com 82º, não pode ser mais que isto, o seu carro não suporta outra. Repito, o normal é 82 nas rodovias e no máximo 90 no tráfico pesado, sendo que 90 ele chega mais desce, não fica estático nunca.

Sds

Almeidão, essas medidas de temperatura servem também para o vectra 2.2 16v 98?

Outra coisa... procurei no fórum mas não encontrei, porém não quis abrir um tópico apenas pra isso:

Hoje o meu parou de mostrar a temperatura e de disparar a ventoinha. Isso seria o sensor de temperatura? Ele fica exatamente em que local?

Obrigado!

edit: coloquei o nome errado :9:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Mar 2016, 10:49

iuridutra escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:

Sds

Almeidão, essas medidas de temperatura servem também para o vectra 2.2 16v 98?

Outra coisa... procurei no fórum mas não encontrei, porém não quis abrir um tópico apenas pra isso:

Hoje o meu parou de mostrar a temperatura e de disparar a ventoinha. Isso seria o sensor de temperatura? Ele fica exatamente em que local?

Obrigado!

edit: coloquei o nome errado :9:

No caso do seu carro que é 98, disparar a ventoinha não é o mesmo sensor, o seu comanda as ventoinhas pelo cebolão que fica no radiador o sensor de temperatura fica ali perto da saída da termostática. Mas se parou os dois ao mesmo tempo, seria muita coincidência, melhor averiguar se não é um problema elétrico o qual cortou estas duas funções, tipo fusível ou quem sabe um fio cortado.

Sim, a temperatura dos Vectra são iguais, os motores são os mesmos a alteração está no cabeçote e se um precisa de tal temperatura para se manter bem, o outro não poderia ser diferente.
Imagem

iuridutra
Member
Member
Nome Completo: iuri querubim dutra da silva
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por iuridutra » 20 Mar 2016, 20:01

Almeidão escreveu:No caso do seu carro que é 98, disparar a ventoinha não é o mesmo sensor, o seu comanda as ventoinhas pelo cebolão que fica no radiador o sensor de temperatura fica ali perto da saída da termostática. Mas se parou os dois ao mesmo tempo, seria muita coincidência, melhor averiguar se não é um problema elétrico o qual cortou estas duas funções, tipo fusível ou quem sabe um fio cortado.

Sim, a temperatura dos Vectra são iguais, os motores são os mesmos a alteração está no cabeçote e se um precisa de tal temperatura para se manter bem, o outro não poderia ser diferente.

Muito obrigado pela resposta!
Vou dar uma atenção maior a essa temperatura, pois ele trabalha entre 90 e 93 sempre... Vou ver o que pode ser.

Sobre a ventoinha, verifiquei que ela está sim disparando. Anteriormente achei que não pois não tinha esperado o suficiente e fiquei com medo de demorar demais "na espera". Logo, é apenas no painel que a medição não está mostrando. Obrigado!

matheusfael
GL Member
GL Member

por matheusfael » 22 Mar 2016, 09:38

srs,

estou com um mega problema, ja relatei alguns dias atras aqui, porem achei que o problema havia se resolvido e nada, tenho um vectra CD 2.0 16V automático, radiador com 2 cebolões, ate um deles apresentar problema, o carro trabalhava ate 90° ligava a ventoinha e baixava pra 87° / 85°, somente quando esquentava muito ou ligava o AC ele subia pra 98° e baixava pra 90°, depois da troca de cebolão que apresentou problema ele trabalho normal por umas 2 semanas e após um viagem, a ventoinha começou a ligar novamente so em 98° no painel, mandei de volta pra oficina, troquei novamente os 2 cebolão e nada, mandei em um eletricista, falou que era problema de rele e fiação elétrica, o carro ficou perfeito por 3 semanas e agora levei novamente, primeiro ele falou que era problema de contato no cebolão, depois falou que a mangueira que entra na VT, esta muito inchada que é problema no cabeçote, por isso a ventoinha nao liga nos 90° ( ela nao ta ligando nos 90° mais, depois q ele mexeu começou a ligar em 105° no painel)

também estou com a sonda lambda com defeito terei que trocá-la, tem um sensor de temperatura que fica do lado direito do cabeçote, que ate onde me informaram ele manda informação pra Injeção Eletronica e dai é acionada a ventoinha, ascende também as vezes a luz da injeção por causa da sonda lamba com defeito, estou achando que esse problema na sonda que esta mandando falha pra injeção e ela nao esta mandando a ventoinha acionar,

POR FAVOR ALGUEM PODEM ME AJUDAR JA ESTOU QUERENDO ME DESFAZER DO CARRO..... ME AJUDEM

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 22 Mar 2016, 10:33

Eu fico incapacitado de lhe ajudar a distancia, e pior que isto, neste caso se você procura um mecanico ele diz que deves procurar um eletricista, se procura um eletricista eles manda buscar um mecanico. Mas quando mostram a temperatura ai perto dos 95 eles falam que está tudo normal e que o radiador para eles nunca estragam.

Bem amigo, eu na minha opinião sem olhar, acredito que o maior problema seja o radiador, mas não é fácil garantir a você sem está presente.
Imagem

matheusfael
GL Member
GL Member

por matheusfael » 22 Mar 2016, 20:20

pois é almeidão, o cara onde mandei, conheço ele a mais de 10 anos, em uma casa de radiadores, fez todos os testes de circulação da agua, e falou que o problema era elétrico, e o eletricista arrumou parcialmente pois ainda continua com problema, eu mandei em um outro mecanico em janeiro para fazer a troca do kit de correia dentada,oleo,bomba d'agua e valvula termostatica, o achando que ele colocou a valvula de 105° e nao de 82°, e por isso ta atrapalhando, ou a sonda lambda ta atrapalhando tambem, porem so posso ter certeza com a troca da mesma pois esta com defeito

30 mensagens
  • 1
  • 2