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Equipe - Clube do Vectra

Vectra BExcesso de pressão nos tubos da água

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nctmachado
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Excesso de pressão nos tubos da água

por nctmachado » 08 Mar 2016, 16:19

Boa noite.
Possuo um vectra b 2.2 dti de 2002 e ultimamente tinha visto uma pequena poça de água no chão.
Hoje fui ao mecânico e ele verificou que os tubos estão com demasiada pressão (muito duros).
Retirou a tampa do depósito do liquido do radiador e no relenti o liquido saía para fora e quando acelerava o liquido descia e circulava.
O mecânico pensa que será da junta da colaça.
Os amigos o que acham que poderá ser?

Muito obrigado.

Alexdh8
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Excesso de pressão nos tubos da água

por Alexdh8 » 08 Mar 2016, 16:42

nctmachado escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite.
Possuo um vectra b 2.2 dti de 2002 e ultimamente tinha visto uma pequena poça de água no chão.
Hoje fui ao mecânico e ele verificou que os tubos estão com demasiada pressão (muito duros).
Retirou a tampa do depósito do liquido do radiador e no relenti o liquido saía para fora e quando acelerava o liquido descia e circulava.
O mecânico pensa que será da junta da colaça.
Os amigos o que acham que poderá ser?

Muito obrigado.


Ola amigo,

Provavelmente seu carro tem algum problema de vazamento por algum periferico externo, seja na junta da bomba d´agua, tubo e mangueiras, alguma coisa está vazando e voce precisa primeiro verificar de onde vem isso ja que voce relatou poça de agua no chao.

Quanto ao diagnostico para verificar se a junta realmente está queimada, foi retirada as velas para verificar se tem sinal de agua entrando no cilindro? O oleo tem sinal de mistura de agua?

O veiculo chegou a aquecer demasiadamente em algum momento?

nctmachado
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Excesso de pressão nos tubos da água

por nctmachado » 08 Mar 2016, 16:51

Amigo:
Há dias onde aparece uma poça no chão, outros dias não aparece nada. Penso que a fuga será do lado direito do motor, perto da bateria, pois a poça estava debaixo dessa zona.

Ainda não retiraram as velas e o oleo não apresenta mistura de água, apenas os tubos com 80ºC estão muito dilatados.

O veiculo não chegou a aquecer demasiado ultimamente.

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sapo_joe
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Excesso de pressão nos tubos da água

por sapo_joe » 08 Mar 2016, 18:37

Olá meu caro.

Uma coisa a se olhar seria a válvula termostática, pode estar travada, causando excesso de pressão em uma parte do sistema, enquanto nas outras partes não aparece o mesmo. Imagino que o motor a diesel tenha a junta reforçada, e dificilmente apresentaria esse tipo de vazamento.
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nctmachado
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Excesso de pressão nos tubos da água

por nctmachado » 08 Mar 2016, 18:41

Obrigado amigo.
Perguntei ao mecânico se a válvula termostática poderia ter avariado na posição fechado e ele disse que não seria possível pois o carro iria sofrer de sobreaquecimento.

De qualquer forma amanhã peço que verifique.

Obrigado

luizhbh
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Excesso de pressão nos tubos da água

por luizhbh » 08 Mar 2016, 19:10

Voce notou se ao fazer este processo de acelerar e ver a agua subir, se há algum cheiro de fumaça escapamento no bocal do reservatorio de liquido do radiador? Ou se a água está com aspecto oleoso? EM caso positivo isso pode ser mais um sintoma de junta estourada.
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nctmachado
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Excesso de pressão nos tubos da água

por nctmachado » 08 Mar 2016, 19:19

A água tem o aspecto normal, saia eram muito quente. O óleo também está normal.

Não sei... talvez a junta da colaça que esteja esteja a mandar pressão para o sistema de arrefecimento e não misture oleo na água e vice-versa.

nctmachado
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por nctmachado » 08 Mar 2016, 19:22

No relenti a água subia até verter e ao acelerar a água baixava e parecia que circulava. Ao carregar no tubo preto por cima do radiador via-se a sair para o depósito de expansão.

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Excesso de pressão nos tubos da água

por Diego Perroni » 08 Mar 2016, 20:18

Tive um problema parecido num corsa gl 1.4 95. Mangueiras rígidas, muita pressão no reservatório com motor frio e agua no chão durante a noite.
Tive que aplainar o cabeçote e refazer a junta. De algum modo as válvulas estão mandando ar para os sistema de arrefecimento.
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nctmachado
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por nctmachado » 08 Mar 2016, 20:20

Pois....
Nem sempre cai agua para o chão.
Quando desligo o carro passados uns minutos já não tem pressão nos tubos.

luizhbh
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Excesso de pressão nos tubos da água

por luizhbh » 08 Mar 2016, 23:56

nctmachado escreveu:Fuente del Mensaje A água tem o aspecto normal, saia eram muito quente. O óleo também está normal.

Não sei... talvez a junta da colaça que esteja esteja a mandar pressão para o sistema de arrefecimento e não misture oleo na água e vice-versa.



Pois é, quando isso acontece, muitas vezes nao mistura o oleo à água, mas a fumaça da combustão se mistura. Aí o reservatorio começa a ter cheiro parecido com o do escape do motor, ainda que o oléo não se misture à água.
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nctmachado
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por nctmachado » 09 Mar 2016, 06:26

Eu não reparei no cheiro, infelizmente.

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Excesso de pressão nos tubos da água

por JoãodoValle » 09 Mar 2016, 09:00

Tive problema semelhante e era junta rompida sim, ela rompe num determinado local em que escapa compressão do cilindro em uma minima fissura na galeria de agua, ou seja, o ponto de vazamento fica entre a camara e a galeria, por isso não mistura o oleo pois ele está em outra galeria.

A fumaça vai depender do tamanho da ruptura, que assim jogará agua pra dentro do cilindro, que além da fumaça eventualmente poderá "afogar" a mistura fazendo o carro falhar.

O vazamento externo pode ocorrer em qualquer local nessa situação, já que o sistema está com forte pressão, mas o local mais certo de ser é pela tampa do reservatório, que possui uma válvula de alivio e libera o excesso de pressão, mas pode ocorrer em qualquer junção ou abraçadeira do sistema..

O Correto seria colocar pressão o sistema de arrefecimento e com boroscópio examinar os cilindros em busca de agua, só assim para ter certeza e desmontar.

nctmachado
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por nctmachado » 09 Mar 2016, 09:03

Obrigado!!
Vou sugerir isso ao mecânico.

Almeidão
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Excesso de pressão nos tubos da água

por Almeidão » 09 Mar 2016, 14:40

E a temperatura do carro. Como está ela?

Bem, pressão demais no sistema nem sempre é junta queimada, mas ao continuar com a pressão a junta vai queimar. Normalmente esta pressão pode ser aumentada pelo não funcionamento correto do radiador que quando entupido faz a pressão aumentar porque o calor excede e a tampa do reservatório que tem uma válvula a eliminar a pressão normal, passa a não conseguir porque ele já não está normal. A outra chance desta pressão aumentar, é a termostática errada, se colocarem por exemplo um de 87º em um Vectra B já está errada, pior ainda se colocar uma de 92º. Bem, a correta é 82º.

Não quero dizer que seja o seu caso, quem sou eu para julgar isto, mas pelo que vejo muitos não cuidam do radiador que é super fácil cuidar e logo não quer acreditar de forma nenhuma que ele tenha problemas. Outros tantos acreditam nos mecânicos que infelizmente 99% sempre diagnóstica erradamente que o problema seja radiador e uma boa quantidade faz vista grossa e nem conhecem o grau usado nas termostática e uma outra quantidade tiram elas para melhorar, bem se o radiador tiver ruim não será tirando a válvula que dará jeito. Pior ainda, uns trocam a junta por ter queimado e não descobrem o motivo que ela queimou e 90% desta queima é proveniente de radiadores entupidos, montam outra vez, gastam o que tem que gastar na junta e o radiador continua ruim para queimar la em poucos dias. Não seria melhor trocar logo o radiador antes que isto aconteça? Já pensaram a economia que terão em não ter que mexer nisto? Sem contar que muitas vezes o carro jamais fica como era.

Como eu já escrevi, não é para você, só estou aproveitando o tópico para lembrar ao pessoal a cuidar da temperatura e lembrar que se colocar um radiador novo, 3 litros de Havoline Long Life, ele vai estragar somente se bater o carro.

Para finalizar, é uma peça sem conserto, se entupir, somente nova.

Sds
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nctmachado
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Excesso de pressão nos tubos da água

por nctmachado » 09 Mar 2016, 19:01

A temperatura não chega aos 80ºC e os tubos estão "duros".

Retirei a termostática e coloquei o carro a funcionar e na verdade os tubos não ficaram tão duros como anteriormente, mas ainda ficaram "duritos".

Fiz o teste à termostática em água quase a ferver e ela abriu, mas não fechou à temperatura ambiente. Amanha vou colocar outra tampa original no vaso para ver se há algum problema.

Cumprimentos

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Excesso de pressão nos tubos da água

por luizhbh » 09 Mar 2016, 23:14

Só lembrando a todos aqui que o Vectra dele é um 2.2 DTI, ou seja é movido à DIESEL, e ele deve ser de Portugal, correto?
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por sapo_joe » 09 Mar 2016, 23:21

nctmachado escreveu:Fuente del Mensaje A temperatura não chega aos 80ºC e os tubos estão "duros".

Retirei a termostática e coloquei o carro a funcionar e na verdade os tubos não ficaram tão duros como anteriormente, mas ainda ficaram "duritos".

Fiz o teste à termostática em água quase a ferver e ela abriu, mas não fechou à temperatura ambiente. Amanha vou colocar outra tampa original no vaso para ver se há algum problema.

Cumprimentos


Um bom teste, é você ligar o motor com o carro frio, e a tampa do vaso de expansão aberta. Se a água borbulhar ou ficar pulando com ele em marcha lenta, quer dizer que está vazando compressão do motor para o sistema de arrefecimento. O teste só vale com o carro frio, porque senão ele já vazaria de qualquer jeito.
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Excesso de pressão nos tubos da água

por Almeidão » 10 Mar 2016, 13:25

Bem, ele está a escrever bem parecido ao português que estamos a usar aqui no Brasil kakkakak

Sim, eu percebi isto que é um carro diferente, e há uma possibilidade de ser a tampa que não está a fazer o serviço correto, talvez por ter estragado a válvula de alívio que ela tem. Como a tampa não é algo caro, melhor fazer um teste com outra nova, só depois tentar mexer na junta do cabeçote (colaça).

Sds
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Excesso de pressão nos tubos da água

por nctmachado » 10 Mar 2016, 15:50

Olá!
Vamos tentar todas estas sugestões!!

Obrigado!!

Ainda não chegou o termostato novo.

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