Marcos AKA escreveu:O problema do cheiro de gasolina interno, que certamente se dá com os vidros fechados e com o ar condicionado ligado no modo recirculação não tem a ver com o regulador de pressão, nem até mesmo com a mangueira do bocal de abastecimento que vai ao cânister quebrada. O problema é que a tampa do bocal de abastecimento (a interna) não veda completamente os vapores do tanque. E onde a portinhola é fixada na corroceria vcs podem ver que existe um ligamento de lataria, uma "solda". Certamente é mal feita, se q ela existe. Creio que seja apenas a lata encostada uma na outra neste ligamento. Para certificar, funcione o ventilador do ar condicionado na velocidade maxima, saia docarro, deixe os vidros fechados e feche bem todas as portas, inclusive o porta malas. Certifique-se de que esteja a ventilação esteja no modo "ar de fora", e no caso do ar condicionado digital, deixe-o no modo ECO, ainda que o motor esteja desligado. Detalhe: não é preciso deixar o motor ligado pra fazer esse teste. Apenas a chave na ignição, quando as luzes do painel se acendem e o ventilador de cabine já se aciona. Feito isso tudo, abra a portinhola de abastecimento(e não a tampa interna do abastecimento). Coloique o nariz ou até mesmo a mão ali e note que vc sentirá sair ar por ali, até escutará o barulho de turbulência de ar vazando. sentirá até o cheiro do interior do carro, misturado com gasolina.
Aí o que acontece: quando vc esta com o A/C ligado, no modo de recirculação, o ar dentro do carro fica bem mais frio que lá fora. N lateral direita traseira existe o exaustor de alivio de pressão de cabine, dentro do para choque tarseiro, logo atras da roda. Lembrando que o ar mais frio desce e o mais quente sobe, considerando que a portinhola fica acima do exaustor, o carro tende a perder ar no exaustor e preencher o ar que foi embora por partes mais altas, como aquele que consegue entrar per "aquela" solda dentro da portinhola. E como a tampa de vedação não veda perfeitamente, o cheiro de gasolina entra junto para o interior do veículo. E gasolina cheira muito forte. logo, qualquer cheiro pouco é suficiente para deixar o ambiente interno insuportavel.
Detalhe importante: O A/C digital dos vectras é muito mal progetado. Quando vc o aciona, ele decide por sí só se a portinho de recirculação de ar ficará aberta ou fechada, e em dias quente o que acontece é q ela quase sempre fica fechada, reaproveitando o ar de dentro :/
No "Lo", a portinhola nunca se abre. A pasrir dos 17° ela começa abrir conforme a temperatura, mas em dias quentes isso também nunca acontece. Já no ar digita do astra, da zafira, por ex., ela abre de tempos em tempos. No corolla 224/05, com ar digital, vc que determina se ficará ar de dentro ou de fora, mesmo com o ar no modo "AUTO". Sem falar que o ar condicionado do corolla gela umas 3 vezes mais q o do vectra. Nisso, pelo menos nisso, o corolla é bem melhor q o vectra. Esse problema do cheiro de gasolina crua dentro do carro foi uma das coisas que mais me frustraram no vectra, talvez a unica coisa que me frustrou.O problema acontecia exatamente na mesma condição que o colega descreveu: em transito urbano, congestionado, baixas velocidades, temperaturas externas altas. Dava nojo do ar condicionado. Acabava abrindo sempre os vidros de raiva, mas deixava aquela merda tocando igual pra dar uma ajudada no calor que muitas vezes estava em 36°, fora o sol quente. Maior coisa de pobre ter que ficar com os vidros abertos. mas tirando isso, o carro é tudo de bom.Sem falar que eu precisava andar em estradas de terra, e então é obrigatoriamente deixar o ar condicionado ligado no modo de ar de fora para não entrar poeira. E, como fazer, se a merda tem vida propria!?
Dica de "solução": Abra o capô, tiqre a borracha guarnição que separa o compartimento do motor e a "churrasqueira", no meio da churrasqueira tem uma tampa. Abra-a, remova o filtro de cabine, Já limpe-o se estiver sujo, desconecte a manhgueirinha de vácuo, feche as duas aberturas, tanto a da mangueirinha quanto a do conector q vc desconectou a mangueirinha, PRINCIPALMENTE A ABERTURA DO CONECTOR, pois se não a válvula de ar quente permanecerá aberta, e o ar gelará menos. Use fita isolante para fechar as aberturas. Monte tudo de novo e pronto. DETALHE: vc não terá mais a opção "ar de dentro" (recirculação), mas ele não se faz necessario porque o vectra e os demais carros da GM dessa época tem um otimo filtro anto pólen. Vc só não terá mais um ar bem gelado, digamos assim, mas será livre do bafão de gasola. Outra coisa que pode ajudar é remover o exaustor no para chque traseiro direito e fechar ali com borracha, um pedaço de camara de ar, cola-lo com silicone, apra diminuir a possibilidade entradas de ar por locais indevido, visto q aquele exaustor é um bom local para entrar agua quando se alva o carro, caso ele ja esteja desgastado, suas borrachas de vedação. E a outra dica, a única que ainda não fiz, e passar silicone ali na "solda" da lataria dentro da portinhola de abastecimento. Esse é o único procedimento que ainda não fiz, mas não o fiz porque minha portinhola ta com o anel de tava quebrado. Já comprei uma nova, mas não to confiando em ninguem pra pintá-la. É original GM, comprei na concessionaria. Assim que pintar, montarei ela no suporte, passarei silicone em toda aquela junta de lataria e instalarei a portinhola nova. E aí quero ver se ainda vai ter bafão de gasola de manhã, quando abro a porta do carro. Porq no momento, essa é a única hora em que anda tendo cheiro. Após ligar o ar, o cheiro vai saindo pelos "vazamentos" de ar e o ambiente fica beleza. Claro que em dias quente, transito carregado, o ar apenas deixa o ambiente refrescante, mas nada de bafão.
Detalhe: Meu vectra é um Collection 2.0 8v 2005/05...rs, Mas tinha um CD 2.0 8v 2004/4, e o problema era IGUALZINHO, ambos com ar digital.
Aí uma dica mais especializada seria refazer as soldas no painel do ar digital e mudar esse sistema. Mas isso eu acho dificil um tecnico eletronico saber fazer...rs. Ou então refazer um sistema elétrico independente, para que o sistema de recirculação seja acionado apenas pelo botão.
Marcos AKA, consegui identificar o problema que vc citou e acredito que muitas pessoas encontram esse mesmo problema. Não sei qual o motivo da parte interna do carro do carro ter comunicação com a parte externa exatamente na entrada do tanque de gasolina. Fiz o teste que vc mencionou ligando o ventilador no máximo e deixando a recirculação desativada e percebi uma saída de ar na parte de cima da entrada do tanque. A diferença do local encontrado pode ser diferente devido ao modelo do seu carro e do meu serem diferentes mas o que importa é que realmente existe uma passagem de ar naquele local. Parece ser um orifício deixado propositalmente para exatamente aliviar a pressão interna quando o carro está com o a recirculação desligada porém ao ativar a recirculação e a parte interna passar a sofrer pressão negativa devido ao resfriamento interno esse orifício passa a ser uma porta de entrada de ar e o que é pior, logo na entrada do tanque de gasolina, onde também está localizada a mangueira do suspiro do tanque. Resumindo...tampei esse bendito buraco com um pedação de fita de vedação asfáltica e o cheiro de gasolina dentro do carro acabou. Valew a todos que publicaram do tópico, foi de uma ajudar gigante!!!