Todo mundo falando falando mas ninguém tocou o dedo na ferida

O consumo tambem depende da taxa de compressão...
Exemplo nos carros mais antigos a taxa de compressão na gasolina era de 8,5 e no alcool 12 a 12,5
Com estes motores flex tiveram que chegar um meio termo, então a queima do alcool ficou mais pobre a queima da gasolina mais critica... Uma vez perguntei a um entendido quanto seria a taxa de compressão do flex e ele soltou 10,5 a 11 variando pelo combustivel
Então so ai ja começa a entender o porque alguns carros tem um consumo horrível no álcool... porque a taxa esta mais baixa... a queima não é tão boa quanto dos carros que eram álcool puros... e a taxa da gasolina esta mais critica saindo dos 8.5 para 10 ! isto simplesmente encurta muito a vida util de um motor... motores GM a gasolina que antes chegavam a 400km rodados hoje talvez não cheguem a um terço disto... E a taxa de consumo, para alguns esta cruel...
Não troco o GSI por um mil novinho nem ferrando, meu consumo é 10,5 a 10.9 na cidade comigo dirigindo e 16,5 a 16,7 na estrada...
Mas fica a pergunta, qual a taxa de compressão do seu motor... começa por ai, ai vai entender o porque estão variando tanto na tava de um modelo para o outro...
Abs.