por fernando sensulini »
14 Ago 2013, 23:07
Galera...
Muito ouvimos acerca das velas Iridium. As vezes, ouvimos até que chegam a ser "mágicas".
Espero que este tópico acabe com dúvidas e receios.
As velas de ignição fazem o papel de transformar corrente elétrica conduzida pelos cabos de vela em centelha (faísca), que provoca, dentro da câmara de combustão, a explosão que resulta em força motor.
Essas explosões provocam calor (muito calor...). Esse calor é dissipado em forma de energia térmica (é essa energia que é convertida em força motor). É por causa dessa energia térmica que ouvimos dizer que as velas tem "grau térimico".
O grau térmico é exatamente a capacidade que a vela tem de dissipar calor. Quanto maior o grau térmico da vela, maior sua capacidade de dissipar calor.
Esse grau térmico é especificado num número que fica exatamente no meio do modelo da vela. Por exemplo:
- Vela Mod. ZPR7EDE. O número 7 é quem indica o grau da vela.
O grau térmico é relacionado ao combustível utilizado e a taxa de compressão do motor.
Carros com a taxa de compressão maior (normalmente veículos a álcool) utilizam velas de grau térmico maior, exatamente pela necessidade maior de dissipação de calor.
É extremamente importante a utilização exata das velas com o grau térmico correto. O porque é muito simples: Se utilizar-se uma vela de grau 7 num veículo que exige uma vela grau 5, a vela não conseguirá executar sua função, ocasionando, principalmente, sua carbonização e consequentemente super carbonização da câmara de combustão.
Agora se ocorrer o contrário: se utilizar-se uma vela grau 5 num veículo que exige vela grau 7, ao analisar a vela será perceptível sinais de superaquecimento da vela. Exatamente, é quando a vela literalmente "derrete". Mais grave que isso, essa situação pode ocasionar também em furos na cabeça do pistão, pelo calor excessivo.
As velas Iridium (nome esse dado pelo material utilizado na sua construção, o Iridio (metal nobre)), conseguem oferecer uma qualidade melhor na centelha que provoca.
Essa melhor qualidade não se dá somente ao fato do material, mas também pelo diâmetro do seu eletrodo, que pela medida é de 0,04mm. As velas comuns utilizam, em grande parte, o diâmetro de 0,08mm.
Observem que essa medida não é o GAP (falaremos mais a frente), mas sim, simplesmente a medida do eletrodo.
Interessante observar também que as velas Iridium tem o eletrodo no formato cônico, enquanto as velas comuns tem o eletrodo no formato "circular achatado".
Bom, pelo fato do seu material ser mais sofisticado, utilizar metais nobres e tecnologia diferente (avançada), as Iridium conseguem uma faísca mais potente, um aproveitamento melhor do combustível na câmara de combustão e também exige menos tensão elétrica para a produção da faísca. este último ponto é interessante porque, dado este fato, consequentemente a exigência dos cabos de vela acaba sendo menor, reduzindo muito o tal "flash-over", que é basicamente a falha na faísca ocasionada, ou pela fadiga da vela, ou em grande maioria, pela fadiga do cabo.
Bom, agora na prática...
Instalei hoje no meu Challenge um jogo de velas Iridium NGK.
Peguei trânsito urbano e estrada.
A primeira impressão é a facilidade na partida. Percebe-se uma partida mais "rápida", mesmo sendo a primeira partida do dia e o tempo frio ( e hoje tá frio hein... caraca!!).
Percebe-se também um funcionamento mais limpo e suave do motor.
No trânsito urbano, o consumo melhora, as saídas são mais limpas e o carro fica bem mais esperto.
Na estrada, também existe a melhora no consumo, mas o que fica mais evidente é o rendimento, principalmente em rotações mais elevadas. as retomadas ficam mais rápidas e novamente percebe-se um carro mais liso, suave e esperto no andar.
No caso do motor 2.2 16V, o modelo compatível das velas Iridium é a NGK Iridium BKR6EIX-11, que é o modelo utilizado em alguns motores VW e também alguns Honda, visto que especificamente para o Vectra, não existem modelos Iridium disponíveis no mercado.
Esse "-11" é a medida do GAP (1,1mm). Esse modelo já vem com a medida correta para recomendação deste motor que é de 1,1mm.
O GAP é a distância entre o eletrodo central e o lateral. Essa distância influência muito no funcionamento pois é ela quem dita a intensidade da faísca produzida pela vela.
Resumo: essas Iridium fazem sim o que prometem. Não é nenhuma "mágica" como alguns dizem, é apenas um produto feito com materiais mais nobres e tecnologias mais avançadas. O rendimento fica melhor, o consumo também. Mas entendam que essas melhoras não são astronômicas, são melhoras perceptíveis. A durabilidade da vela é bem maior do que a convencional, mas isso não quer dizer que você pode instalar ela lá e esquecer... manutenção preventiva sempre!
Bom, espero que o tópico ajude.
Abs.
Vectra Challenge
Ex VCD 97
Ex Ford Verona 96 1.8 Mi Pandoo EF-4