O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BAlavanca do Câmbio - Vectra B

14 mensagens   •   Página 1 de 1
Williams
GLS member
GLS member
Nome Completo: Cláudio Williams
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Alavanca do Câmbio - Vectra B

por Williams » 29 Nov 2014, 01:25

Pessoal, estou com um detalhe no meu Vectra que tem me deixado encucado. Fiz uma super revisão nele onde foi trocado tudo, inclusive o Kit inteiro da embreagem e com isso foi trocado o óleo da caixa junto. Que segundo o mecânico estava um barro.

Pois bem, embreagem está um algodão, porém notei que a alavanca do câmbio está mais "dura" que antes no momento dos engates das marchas, noto diferenças, quando venho andando e vou colocar uma segunda por exemplo, tenho que aplicar um pouco mais de força para a marcha entrar.

Não chega a incomodar isso, porém sempre achei a alavanca do meu Vectra meia dura, comparado a de outros carros que dirigi, queria até corrigir isso, aí quando eu achei que ia melhorar, piora. Vocês sabem me dizer o que aconteceu? O Mecânico me falou que usou um óleo W80, eu como não entendo de óleo de caixa, nem dei muita bola. Ele usou errado? Qual o correto, óleo errado influencia no peso da alavanca?

Vou retornar lá segunda, pra trocar um reservatório de Expansão que ficou faltando, e já quero reclamar sobre isso.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: [VECTRA B] Alavanca do Câmbio

por Almeidão » 29 Nov 2014, 18:33

O do Vectra não é 80 e não pode usar qualquer óleo. O correto é usar o original e por custar 200 reais dois litros, quase ninguem compra. Aliás hoje é sintético e eu uso e é muito bom, ele é Castrol e mesmo se achar Castrol ele ainda é caro.
Imagem

Williams
GLS member
GLS member

por Williams » 29 Nov 2014, 23:57

Almeidão escreveu:O do Vectra não é 80 e não pode usar qualquer óleo. O correto é usar o original e por custar 200 reais dois litros, quase ninguem compra. Aliás hoje é sintético e eu uso e é muito bom, ele é Castrol e mesmo se achar Castrol ele ainda é caro.

Ou seja, o peso da alavanca pode estar ligado ao uso de caixa errado ? Obviamente não foi o original, já que me cobraram apenas R$ 40,00 pelos 2 litros. Só que quero meu Vectra uma seda. E a alavanca não tá me ajudando com isso.

Williams
GLS member
GLS member

por Williams » 16 Dez 2014, 23:23

Então pessoal, deixei passar um tempo pra ver se a trama se resolvia, mas não. Cheguei a algumas conclusões básicas. 1ª e 2ª são horríveis de engatar com motor frio, com motor quente até fica "normal", quando frio a terceira tem uma espécie de "coice" ao engatar. (é como se você puxasse da segunda pra terceira e ao entrar a terceira alguém desse um tapa na alavanca contra a direção que se está levando ela, mas a marcha engata normal)

O que acontece na 1ª e a 2ª com motor frio? O engate fica duro, se você quiser engatar a marcha na elegância, simplesmente puxando em direção a perna e empurrando pra frente. Não rola... Tem que pegar a marcha e socar. Não é necessário aplicar muita força. Mas precisa dar um empurrão rápido para engatar.

Estou cansado disso, quero saber se isso pode ser algum óleo de caixa utilizado errado ou problema na montagem da caixa, alguma coisa que desregularam, porque tá foda, entrar num Vectra, e engatar marcha como um Fusca. Porém quero ter um parâmetro para cobrar o serviço dos manolos.

Adene_Diego
Member
Member
Nome Completo: Adene Diego Miranda de Abreu
Estado: Tocantins
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por Adene_Diego » 18 Dez 2014, 11:17

Cara, pelo seu caso, eu creio que seja mesmo o óleo errado na caixa, como já desconfiaram. Porém, existe uma coisa que é simples de fazer e não custa tentar que é a regulagem da alavanca de câmbio. Tenta fazer, pode não resolver o problema, mas com certeza não vai piorar, depois poste aqui o resultado.

Segue o link do tutorial: viewtopic.php?f=49&t=1191

Boa sorte

alexbrigido
Member
Member
Nome Completo: Alexandre
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

[VECTRA B] Alavanca do Câmbio

por alexbrigido » 19 Abr 2016, 10:13

Bom dia amigo. Você conseguiu resolver seu problema? Estou com o mesmo caso. Gostaria de saber se você colocou o óleo correto e resolveu. No meu caso também colocaram óleo errado.

alexbrigido
Member
Member
Nome Completo: Alexandre
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

por alexbrigido » 19 Abr 2016, 10:27

Bom dia amigo. Você conseguiu resolver seu problema? Estou com o mesmo caso. Gostaria de saber se você colocou o óleo correto e resolveu. No meu caso também colocaram óleo errado.

washington miguel
Member
Member
Nome Completo: washington antonio miguel de almeida
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por washington miguel » 26 Abr 2016, 07:34

bom dia
meu vectra quebrou o varão da marcha sera que muito dificil trocar

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Abr 2016, 18:19

alexbrigido escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia amigo. Você conseguiu resolver seu problema? Estou com o mesmo caso. Gostaria de saber se você colocou o óleo correto e resolveu. No meu caso também colocaram óleo errado.

Amigo, eu não sei que tipo de óleo colocaram no seu carro, mas se ele fica muito ruim quando frio e melhora um pouco quando quente é 100% positivo que o problema é o óleo errado. Entenda, estou comentando sobre engatar a marcha não direcionar ela, o problema de direcionamento está no tabulador, buchas gastas, varão gasto etc. Lembrando que o sistema varão já endurece 30% por si próprio, (pra mim, péssimo sistema) então ao colocar um óleo mais pesado fica realmente muito ruim.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Abr 2016, 18:25

washington miguel escreveu:Fuente del Mensaje bom dia
meu vectra quebrou o varão da marcha sera que muito dificil trocar

Amigo, não tem nada fácil para quem não tem ferramentas e disposição e não existe nada difícil sendo o oposto disto.

Você consegue trocar sem desmontar muita coisa, mas precisa tirar a gaiola com alavanca e varão fora, isto lhe dará um certo trabalho, soltando a parte superior com os botões dos vidros e depois os 4 parafusos no fundo que prende a gaiola e por fim arrastar tudo pra fora, soltar a alavanca é fácil, tem um pino no pé dela, basta destravar e empurrar ele que a alavanca sobe. Bem, não esquecer de soltar o varão la no motor que ´é um parafuso 13 mm e muito fácil.

Bem, eu prefiro tirar os dois bancos, tirar a alavanca e afastar o console, não tem erro e nada de quebrar pecinhas plásticas se fizer isto.

Sds
Imagem

carlos_emafil
Member
Member
Nome Completo: Carlos Henrique Filadelfo Ferraz
Estado: Bahia
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por carlos_emafil » 27 Abr 2016, 17:47

Troquei a bucha guia do varão do 98, 2.2, 8v... Suei um bocado... Mas também fiz meio que na raça, sem ferramenteas, nem tempo... mas troquei. hehehehehe

Lucas97-98
Member
Member
Nome Completo: Lucas Moreira Carvalho
Estado: Santa Catarina
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Lucas97-98 » 04 Jul 2017, 09:23

Onde fica o parafuso que prende o varão?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Jul 2017, 10:49

Lucas97-98 escreveu:Fuente del Mensaje Onde fica o parafuso que prende o varão?

Na parede de fogo atrás do motor. Cuidado com ele, é um parafuso que perde a rosca fácil, portanto ao apertar não será necessário aperto forte.
Imagem

GUILHERME BIEGELMEIER
Member
Member
Nome Completo: guilherme biegelmeier
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por GUILHERME BIEGELMEIER » 01 Ago 2017, 08:15

fala galera, conseguiram resolver o problema da 1ª e 2ª marcha ? o meu gls 98 2.2 esta com mesmo problema ! pra engatar a 1ª tem q fazer força e a 2ª mais força ainda se engata facil e pq engatou a 4ª.. ta tipo assim ! oq sera q pode ser ? alguém pode ajudar por favor ?!

14 mensagens   •   Página 1 de 1