Muito bem...
Conforme foto acima do "teaser" da viagem de feriado que pude fazer no Vectra no final de Maio (Corpus Christi), planejei um roteiro longo, porém interessante ao que se diz à qtd de KMs!

hehehehe!!!
- Curitiba - São Paulo (380km) - onde deixaria minha esposa que ia com uma amiga encontrar comigo pro próximo destino. Então eu "subiria" pra Belo Horizonte junto da Lola, nossa cadelinha! (ui!!!)
- São Paulo - Belo Horizonte (640km) - passei o resto do domingo com minha mãe, e 2 dias trabalhando no apto dela pra que na quarta-feira pudéssemos ir pra Pimenta-MG, onde passaria o feriado.
- Belo Horizonte - Pimenta (240km) - passei o feriado, encontrei com minha família e minha esposa que "subiu" de SP direto pra lá e foi ótimo!!!
- Pimenta - Curitiba (860km) - viagem de volta, no último dia do feriado.
Então foram quase 2.200 kms em uma semana!!!
.png)
Nem precisa comentar como é bom estar à bordo de um Vectra em rodovias duplicadas, simples, de terra.... enfim! Qualquer piso que eu meta as borrachas dos pneus e sinta o ar correndo no rosto!!!
Apenas detalhando a viagem, no quesito VECTRA, sai de Curitiba com o tanque cheio, porém de um posto que eu tenho costume de abastecer... Mas dessa vez fui novamente presenteado com uma substância que fazia o carro pesado, sem ânimo, com o consumo beirando 11km/L, coisa que não é normal. Obviamente suspeitei de outras coisas no próprio carro, mas pela queda repentina no preço dessa gasolina, deu pra perceber que o carro tava "até bom", e que era essa sacanagem a culpa disso...
Chegando em SP, tratei de usar o carro gastaaaaaaaando gasolina com o A/C ligado, vidros abertos, dando arrancadas vigorosas pra ver se queimava saporra... e no dia seguinte, antes de subir pra BH, passei num posto onde por R$ 4,50 eu colocava um litro de uma suposta confiável Pódium Motherfucker octanas aditivada blaster gasolina! E o fiz! Enchi o tanque, sai do posto, dei mais umas "queimadas" da gasolina na linha de combustível, e assim peguei as marginais sentido Belo Horizonte. O impressionante, como era um domingo de manhã, é que peguei NADA de trânsito em avenidas com radares multando acima de ridículos 50km/h. E num é que no meio da Marginal Tietê, já à 70km/h, foi conferir o Computador de bordo, e tava marcando bons 16km/L???? O frio na barriga invadiu o habitáculo do Vectra! hehehehe!!!
Mas como nem tudo são flores, logo esse número caiu ao subir a serra de Mariporã. Mas não era pra menos, poxa! hehehehhe!!! Foi bom pra dar umas boas "limpadas na garganta" do velho Vectra com aquela gasolina dourada! hehehehe!!! E aos poucos ia percebendo que o vigor do velho C20XE foi voltando, e assim segui em terras mineiras até a capital-roça!
Sem título by
Robson Lott, no Flickr
Só que sozinho, né... a gente brinca aqui, brinca alí, anda a velocidades impublicáveis aqui, reduz um pouco, troca de marcha à 6.000 giros, troca de marcha até a ECU atrasar o ponto pra não chegar nos 7.000 RPMs, e o sorriso na cara invade mais uma vez a atmosfera do habitáculo do velho Vectra!!!!
Chegando em BH, quase com a gasolina de ouro toda consumida, usei o carro na cidade enquanto estive lá para percursos urbanos. Ah, mas antes, zerei o computador de bordo quando terminei a viagem com o carro parado na garagem: 13
Litros por hora:
Sem título by
Robson Lott, no Flickr
Litros consumidos na viagem, conforme cada um dos 670 kms rodados:
Sem título by
Robson Lott, no Flickr
Média de kms percorridos em cada uma das 7 horas gastas para o percurso:
Sem título by
Robson Lott, no Flickr
Estimativa de kms pro restinho de gasolina dourada neste tanque (lembrando que tenho que calibrar esse CB, pois já rodei com ele piscando 0 kms e ainda tinha uns litrinhos no tanque ao encher um dia...)
Sem título by
Robson Lott, no Flickr
Quantidade de horas com o carro ligado:
Sem título by
Robson Lott, no Flickr
E assim foi! Não tirei fotos do uso do Vectra em BH, nem dele de BH pra Pimenta... mas a Podium realmente fez um bom papel pra fazer a Motronic e o C20XE esquecerem do lixinho curitibano que tinha colocado antes... nem precisa comentar tb que nunca mais pus dessa gasolina deste posto, né...
Enchido o tanque em BH com gasolina comum (de R$3,60 pois quase R$5 na Podium toda vez, me faz ir à falência, poxa!) fui pra Pimenta com o carro lotado de tralhas que minha mãe me pediu o favor, pista simples, muito movimento, muitas ultrapassagens, e claro que os números não foram bons... o CB chegou a marcar 12,3km/L mas justificável! Pelo menos o vigor após as "lavadas de garganta" feitas com a Pódium, fez com que voltasse!
Andei pelas bandas de Pimenta em estradas de terra pra ir ao sítio do meu pai, vai aqui, busca uma cerveja, volta, e tal... e com isso o feriado se foi, e mais uma vez o Vectra voltava ao seu habitat natural: o asfalto! O bom e velho, com poucos remendos, boas curvas, mas onde a potência e conforto podem ser PLENAMENTE disfrutadas!
Serras / canions da represa de Furnas em Minas!
Sem título by
Robson Lott, no Flickr
Quem vos tecla!
Sem título by
Robson Lott, no Flickr
Barragem da cidade de Captólio em Minas
Sem título by
Robson Lott, no Flickr
Sem título by
Robson Lott, no Flickr
Em Acerburgo, primeira de várias paradas, pois dessa vez estávamos "guinchando" um Celta 2010 da amiga da minha esposa até SP...

Sem título by
Robson Lott, no Flickr
Sem título by
Robson Lott, no Flickr
Daí, já em terras Paulistas, onde a rodovia volta a ser duplicada, resolvi pedir à amiga da minha esposa pra brincar com o hot-wheels dela. Foi bom! Fiquei namorando a bunda do Vectra sendo guiado pela minha esposa e a amiga dela ao lado, enquanto suava pra tirar leite de pedra do pobre Celta pra segurar 120-130km/h... Mas até que foi possível! Depois que ganha giro, ele se mantém bem!

Sem título by
Robson Lott, no Flickr
Sem título by
Robson Lott, no Flickr
Tínhamos no Computador de bordo uma excelente marca nesse trajeto, obviamente por andar mais "calmo" por estar em comboio com o pequeno GM prateado sujo de terra, né... então o velho Vectra marcava 14,5km/L nessa parte, até que pegamos a Bandeirante. Mas tinha um acidente lá, e com isso, maaaaaaais uma vez os congestionamentos fizeram esse número cair... Mas não foi ruim, o Vectra estava preparado pra última etapa, que era de SP pra Curitiba!
Já após a Serra do Cafezal, em SP:
Sem título by
Robson Lott, no Flickr
Chegamos à noite do domingo, cansados pela viagem em si, mas não por guiar o velho Vectra, que se mostrou sempre pronto pra qualquer parada!!!
Abraços e até a próxima!!!
Robson Lott