O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVectra aquecendo na lenta

8 mensagens   •   Página 1 de 1
bielbpereira
Member
Member
Nome Completo: Gabriel Buthias Pereira
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Vectra aquecendo na lenta

por bielbpereira » 22 Mai 2016, 17:29

Galera, nosso vecao 2.2 8v 01 esta subindo muuito a temperatura em marcha lenta, quando chega na temperatura a ventoinha liga porém não abaixa a temperatura somente quando acelera o carro , ele esquenta tanto e chega ligar o segundo estágio porem só abaixa quando acelera e não desarma, matem ligado ai eu desligo o carro e ela fica la funcionando ate esfria-lo... to achando fortemente que é bomba d água, alguem ja passou por isso?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 22 Mai 2016, 19:34

A bomba d'água seria a ultima suspeita. A primeira é a termostática e a segunda é o radiado, só depois de trocar ou tirar a termostática saberemos se é o radiador ou não e a terceira suspeita nem existe ainda na minha cabeça.

Lembro a você que este carro usa a termostática com 82º graus, na hora de trocar caso você venha fazer isto, não use uma outra tipo 87º etc.

A melhor forma de testar isto é tirando a termostática e andar sem ela por uns dias ou testar imediato sem ela. Caso você testar sem ela e a situação normalizar, basta comprar esta MTE-211-82, somente o refil e estará resolvido. Já se você tirar ela e ainda continuar subindo, a chance de ser radiador o problema será bem grande.

Sds
Imagem

bielbpereira
Member
Member

por bielbpereira » 22 Mai 2016, 21:26

Retirei a válvula hoje, nem esperei esquentar para me notar que não esta circulando a agua, com o retorno do radiador desencaixado, para saber se circula noto que só manda agua quando acelero o carro, e não é aquele jato dágua, ela vem em cortes, não sei se me entende :(

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 23 Mai 2016, 12:31

Vamos lá para os testes já que você tirou a termostática e sabe mexer ali. Então sem ela continua esquentando?

Lembre se que a água ali na lenta é realmente bem lenta mesmo, afinal uma bomba d'água funciona bem em alta rotação, e é por isto que temos as ventoinhas que quebra um galho, porém devemos até evitar a lenta por muito tempo por este motivo.

Para testar a bomba, Você deve soltar as duas mangueiras do radiador, manter o reservatório tapado, soltar a ponta onde fica a termostática, colocar uma mangueira de água aberta entrando onde entra água no motor e ligar o carro. Vai sair água do outro lado, mas ao acelerar você irá ver a diferença ao acelerar e não é muita.

Ainda sobre a bomba d'água, que antes de estragar faz um ruido chato e depois começa vazar no eixo dela, é uma peça que deve ser trocada a cada dois anos, afinal ela tem um rolamento que passa a correia dentada, hora bola, se trocamos o esticado por ser um rolamento que está ali nesta mesma correia, então porque não trocar esta bomba.

Bom, voltando lá no início, se você tirou a termostática, anda com o carro em rodovias e ele não se manter no 82 graus no painel sem ar ligado, 99% que o radiador esteja entupido. Não sei se ele usa aditivo, mas se usar e não for o aditivo certo, ele fica pior que usar água pura

Olha neste video que eu fiz, ele lhe dará apressão que a bomba faz na lenta e acelerando, verás que não é muita coisa não.

https://www.youtube.com/watch?v=vBrCR2pzvbg

Se você quiser olhar o tópico completo com mais filmes, veja abaixo, tem este filme e mais outros. Lembro que este radiador tem mais de 10 anos e sempre usou Havoline long life, tem a mesma vazão até hoje igual quando novo e lembro ainda que mesmo um radiador entupido passa ainda bastante água, mas não faz o serviço correto porque a bomba precisa dele 100% limpo para circular corretamente e se você comprar um novo, nunca se esqueça, o seu é de palhete e não de tubo como tem uns ai a venda no mercado. Não serv e se for no desmanche, esta peça quando armazenada incorretamente ela oxida por inteiro.

http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 527#p31527
Imagem

bielbpereira
Member
Member

por bielbpereira » 23 Mai 2016, 17:19

Na parte que você disse que a bomba vaza quando estraga, essa minha não fez barulho e nem há indícios de água por ela, porem nao faz sentido esquentar tão rapido o carro e a temperatura se manter em 82° quando acelero, não tenho coragem de leva-lô a pista assim, se ele ficar ligado parado ele chega nos 100°, e quando acelera a temperatura desce rapidamente...

bielbpereira
Member
Member

por bielbpereira » 24 Mai 2016, 08:22

Posso fazer esse teste do vídeo sem a válvula termostatica?

Claro que pode, você pode.

1 - observe que eu coloco água na entrada do radiador e ela sai do outro lado.
2 - você pode também tirar a mangueira da saída do radiador e colocar a mangueira de água entrando nela sem o radiador
3 - com as duas formas. você irá ver como sai a água no motor e depois calcule com as duas formas acelerando para ver se há diferença com ou sem radiador.

Para mim o problema é o radiador, mas de longe é o único que posso opinar.

Obs. Nunca ligue o carro e coloque a mangueira para circular, coloque a mangueira primeiro e ligue o carro.

Nunca tire nenhum parafuso do motor com ele quente, exemplo este da termostática.
Nunca use nada na termostática para vedar a não ser um anel novo sempre que mexer.
Nunca jogue agua nos sensores com ele quente desligado.

Patric 12
Member
Member
Nome Completo: Patric ribeiro de lima
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Patric 12 » 28 Nov 2016, 20:01

O meu esta com o mesmo problema vc resolveu qual era o problema?

juniorb3
Member
Member
Nome Completo: joao batista nogueira junior
Estado: Mato Grosso
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por juniorb3 » 18 Fev 2017, 11:58

O meu ta desse jeito também é já foi trocado bomba mexido no cabeçote trocado eletro ventilador radiador testado e ele continua esquentando em baixas rotações ele é um Vectra 2003 2.0 8v alguém sabe ok pode ser mas

8 mensagens   •   Página 1 de 1