por rgapski »
21 Jan 2016, 16:40
Portioli,
Fiquei com um elite por quase 2 anos, então vou te dizer o que acontece.
Esse "desengatar" ao ficar certo tempo com o pé no freio é normal. Essa é uma estratégia do programa do câmbio.
Agradeça à ele, pois isso faz economizar bastante combustivel no transito pesado, e você não precisa ficar mexendo na alavanca, o cambio faz sozinho o que todo mundo que tem AT e pega transito pesado faz.
Sobre o "tranco" ao engatar. Isso não é normal.
Não sei como você faz, mas o certo é tirar o pé do freio, esperar o cambio engatar e começar a andar (aquela andada sozinha que o cambio automático dá), só depois disso você acelera.
Se você tudo certo e o cambio da traco, tem duas hipoteses: cambio com problema e coxim de motor/cambio com problema.
Eu aposto nos coxins.
Tanto o Elite, quanto o Challenge que eu tive, quebraram coxins do câmbio, e olha que eu sou um cara que dirigi muito na boa.
Quase todo vectra que andou ou vejo por ai esta com pelo menos um coxim arrebentado.
Em geral o que mais quebra é o traseiro (perto da parede do habitáculo) que dá suporte ao câmbio.
É uma peça barata e que faz toda diferença ao rodar com o carro.
Pra testar se ta bom, puxa o freio de mão, engata D, depois R, acelera um pouco em ambas as marchas e veja se o motor não "dança" dentro do motor.
O certo é ele mexer só um pouco, coisa mínima, que é o que os coxins permitem. Se ele "pular" muito, é porque tem coisa quebrada.
Abs!