por Janderson »
26 Jun 2016, 19:58
Colega Josias, entendo seu ponto de vista se o amigo gosta mais de outros modelos de carro que do Focus propriamente, eu por questão de gosto pessoal quis expressar que um carro para mim é o conjunto da obra, não apenas questão de fazer 0-100 com diferença de 0,2 segundos por exemplo, quando disse que agora nesse momento não compraria um Cruze novo me referi a coisas particulares minhas, como não concordar com o interior todo cinza por exemplo, não ter teto-solar, etc...coisas que quando trocamos um Vectra B top full nosso tinha esses equipamentos, ou seja, quando se tem uma coisa que se gosta ao trocar (e esta não ter mais, tipo um carro completão como o Vectra) procura-se na concorrência o que tiver de parecido, concorda?
Sobre vendagem de um carro ou outro produto é algo muito subjetivo a gente ficar discutindo pois envolve gostos, tradição, facilidades, etc..., eu por exemplo não concordo com essa história de mais vendido então é o melhor, nem sempre o que é bom para outros pode ser bom para mim ou para vc., certo ?, veremos, o Corolla por exemplo é o mais vendido, ok, mas será que ele é tão bom assim ?, eu olhei sim o Corolla, até para tentar entender o tal motivo da fama e te juro que não entendi nada, quando fui na concessionária Toyota aqui de Porto Alegre já fui mal atendido, o carro do show room por exemplo estava chaveado, ao indagar o vendedor ele me disse que estava assim pois quem olhava um Corolla já comprava nem precisa entrar dentro, achei muito arrogante aquela auto-confiança, mas ok, faz parte do treinamento , sei lá, eu já achei ridículo como me trataram com descaso só porque parei o Vectra na frente e estava meio que mal arrumado (roupa de fim semana , sábado pela manhã) tanto é que o cara olhou o Vectra de longe e me falou, não vai querer dar "aquilo" de entrada, isso se tratando de um Vectra Elite C completo com tudo e com apenas 18 mil kms cheirando a 0Km., não pude resistir e pedi um test-drive a contragosto, perguntei porque não tinha opção de teto-solar que o Vectra meu tinha, etc...o cara não soube responder, somente falou que o público alvo do Corolla não pede e não precisa desses itens...., falando a verdade, o carro não tem nem ESP !!!, e o câmbio CVT matou o carro, fora outras coisas que não agrada, mas para um tiozão de 60 anos que compra um e usa por 20 ou 30 mil kms e vende deve ser bom, daí não chega nem fazer manutenção, com isso surge a fama de inquebrável, o que é outra mentira, já cansei de ver Corolla andando em plataforma, além disso tenho um vizinho meu que prefere comprar um Fiat 147 que um Corolla depois da experiência péssima que teve.
Eu fui muito criticado por amigos quando a gente comprou o primeiro Vectra de casa, isso em 2001, riam, falavam que eu tinha que comprar um posto de gasolina, chamavam de carro manco, que aquele 2.2 16v na tampa traseira era enfeite e por aí vai...e quem teve sabe que não é isso, fazia mais de 14 kms/l na estrada tranquilo, pode ver nosso amigo Arquiteto aqui com médias excelentes também, e os Vectras nunca me deram trabalho, nunca tive despesas com eles, carros maravilhosos, e veja bem, o Vectra era bem vendido ?, não, somente no início , até o ano 2000, pois a partir do fim de 99 início do ano 2000 o tal Corolla veio forte, muita propaganda, etc....e a tal história de inquebrável que se espalhou, daí as vendas do Vectra entraram em queda livre, isso um carro que era muito superior ao Corolla em tudo e oferecia itens que só agora um Corolla da vida oferece em pleno 2016..., voltando ao assunto, ser mais vendido não significa melhor , e toda a mentira que te contam a exaustão vira verdade, pode ter certeza disso.
Partindo disso, no momento de comprar um carro novo aqui em casa a gente não rasga dinheiro e não quer algo que a gente não se agrade 100%, carro é como roupa, é como uma extensão da sua casa, o cara tem que ter confiança, prazer, gosto de ter ele na garagem, e após analisar todos os sedans do mercado optamos pelo Focus sim, fomos bem atendidos na concessionária, bom custo-benefício, boa negociação, carro com todos os equipamentos que a gente queria, bonito, ótimo motor, etc...era o que eu queria depois de ver todos, os outros, as outras pessoas que não gostam de Focus paciência, o $$ é meu, quem vai andar com o carro sou eu, não compro carro para o vizinho ver, compro para mim mesmo, e ele atende todos os meus anseios, não preciso comprar um Corolla para ser igual, prefiro ser diferente que mais um igual na multidão.
Não considero o Focus mico não, vende pouco ?, sim vende, mas mico não é, se quiser vendo o meu hoje perdendo quase nada, por aqui no RS o Focus tem uma boa fama, agora se vc. me vier com aquele papo de câmbio Powershift problemático aí sinto em lhe informar que existem pouquissímos casos em um universo enorme de carros vendidos que tem algum problema, e posso te garantir, mais uma daquelas fofocas de internet que acabam virando verdade de tanto que falam, ou seja, acaba sendo uma história meio PT da vida, o partido dos Trabalhadores que acabou ferrando o Brasil mas que de tão idolatrado é sempre o herói nacional, pois é isso, a turma anti Ford achou essa brecha para falar do câmbio e estão quase conseguindo matar mesmo o carro, isso sim é uma verdade, mas que o câmbio é ruim ou problemático não, porque será que o pessoal não fala com a mesma empolgação do DSG do Golf que dá problema ?
Sobre desempenho é algo muito subjetivo também, eu não acredito em história de internet e nem em testes, acredito nos meus próprios testes, na minha vivência, o resto não importa, como te disse, sou bem resolvido na minha vida, não sou maria vai com as outras para me influenciar, tem muito jogo de interesses no mundo dos negócios, assim como vemos todo dia casos pipocando por aí de superfaturamento, de empresas-governos tramando atras de paredes, no comércio e indústria é a mesma coisa, corrupção existe a tempos, vc. quer que eu acredite por exemplo que uma editora abril, dona da revista QR por exemplo não se venda para uma fabricante para fazer um teste de determinado carro e jogar ali na ficha uns 2 décimos de segundo a menos e com isso aquele determinado carro é melhor...vale é a vida real, quem usa o carro todo o dia, não quem fica com ele cedido por meia hora e coloca uns aparelhos ali e emite uma opinião, hoje em dia até mesmo médicos e exames laboratoriais podem dar errados, o que podemos esperar de testes que envolvam interesses muitas vezes financeiros ?
A revista QR por exemplo idolatrava o HB 20 a tempos atras, agora mês passado fizeram um comparativo do HB20 com o UP e de repente o UP é muito superior ao HB 20, estranho não.
Voltando ao Focus, sim, eu gosto e sempre vou gostar de motor 2.0, motor com litragem maior sempre será mais prazeroso, sempre terá um vigor maior depois de determinada faixa de rotação e velocidade, numa estrada em 120 140 km o motor 2.0 vai girar mais manso, é mais elástico, mais solto, o 1.4 T é bom, não tenho dúvidas, não estou criticando um motor 1.4, pelo contrário, estamos atras de busca de tecnologia e eficiência energética, mas um motor 1.4 é como um menino ainda, tem todo o pique da idade, mas falta-lhe experiência de vida quando precisar, sai na frente sim, mas depois aquele fôlego todo vai se perdendo, não ví em Youtube (ví sim, mas não tirei como prova real) um Focus passando um Golf depois de um tempo, ok, mas como gosto das coisas em que eu tenho que acreditar acabei fazendo uma brincadeira com meu amigo Gustavo (amigo de infância e apaixonado por carros) que hoje tá com um Golf 1.4 T, e saimos juntos do sinal, ele deu uma rápida estilingada de um para-choque, um para-choque e meio e depois quando precisou de motor numa reta (boa diga-se de passagem) o 2.0 manco acabou falando mais alto, teste real, da vida real, já na aceleração fiz e faço mesmo na casa de 8 segundos, assim como me falaram que o Focus é gastão e tive que tirar foto para provar e ainda dar carona para o vivente porque não quis acreditar num carro que faz 16 até mesmo 18 kms/l brincando, são coisas da vida, nenhum carro é igual quando sai da linha de montagem, e são várias as possibilidades que afetam o desempenho, combustível, qualidade do mesmo, nível do mar, pressão dos pneus, saber "tocar" um carro, etc...por isso os resultados nunca vão ser iguais, mesma coisa uma pessoa, nós temos nossa pressão arterial onde o parâmetro é 12 por 8, mas isso não é regra, a pressão muda a cada minuto do dia, depende da pressão do ar, altitude, emoção, etc..., na vida não existe valores fixos, e isso se aplica nos números de desempenho de um carro, nos números de venda de um carro ou produto, etc...
Sobre o seu questionamento ainda sobre motores menores eu concordo, o caminho é esse, mas não vamos nos empolgar com essa filosofia, pois aí seremos e continuaremos com o bom espírito brasileiro que se conforma com tudo pequeno, tudo pouco, etc....daqui a pouco os carros nossos serão todos 1.4 ou até mesmo 1.0 turbo e vão nos enfiar goela abaixo que isso é bom, é o futuro eficiente chegando, e claro, carros 1.0 e 1.4 com valores superiores ao dos antigos 2.0, tudo em nome da modernidade, vamos com calma porque não é bem assim, paramos pra pensar, se é a eficiência chegando porque então nunca veremos um carrão americano com um 1.0 turbo, carro tipo um Camaro da vida, porque na Europa ou nos EUA ainda tem muito mercado para motores com cilindrada maior ?, porque motor maior ainda é bom, ainda dá para o gasto como dizem, claro que eles também tem esses motores menores e moderninhos, mas não abrem mão dos grandões, e é esse exemplo que temos que seguir, sim, ter motores menores e eficientes, mas sem deixar de oferecer ao mercado as outras opções, voltemos ao caso do interior claro do Cruze, não é somente uma opção que devemos oferecer e sim ver o cliente como um todo, quem manda é o cliente, quem mantem determinada empresa ou serviço é o cliente, por isso que o cliente é sempre o rei e não o escravo.
Ah, para finalizar, acabei não escrevendo, mas vc. cita as modernidades dos motores novos, pois bem, para ver como só divulgam o que querem (no caso os concorrentes), mas o motor 2.0 do Focus tem a mesma modernidade dos atuais e dos que ainda virão, é um motor todo de aluminío, bloco, cabeçote e carter, tem injeção direta de combustível, comando variável e mais todas as outras maravilhas tecnologicas que tanto se propagam, é muito economico, muito mesmo, muito rápido, funcionamento super suave, sem ruídos, sem solavancos, sobe de giro muito linear e rapidamente, enfim, é muito gostoso de ver o funcionamento dele, veja bem, não estou desmerecendo os outros nem fazendo propaganda porque tenho um, estou te falando a realidade, o dia-a dia, o convívio com o carro e seu funcionamento, não é especulação, é vida real e não imaginária que muitas vezes despejam na internet, ok.
Espero que entenda meu ponto de vista, minha opinião, não critico nada nem ninguém, espero que não tenha sido ofensivo, se fui em algum momento espero que me entenda e te peço desculpas, não é nem nunca foi minha intenção, estamos aqui apenas para trocar idéias e experiências, as vezes um teclado de computador pode ser traiçoeiro e muitas vezes queremos expressar algo que as vezes não fica bem entendi atras de um teclado de computador como se fosse falado frente a frente.
É isso.
Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)
