Olá amigos!!! Enfim serviço realizado como dito, irei colocar algumas fotos do processo só pra ilustrar, mas não irei por enquanto fazer how to disso não, fiquei enroscado dois dias com isso tomando todas as precauções possíveis e tendo estudado tudo antes mas ainda enrosquei em alguns aspectos, com a ajuda de alguns amigos consegui deixar tudo em ordem, entre eles especialmente Almeidão e o LuizBh.
É um serviço complexo, fácil para quem já conhece e tem médio conhecimento de mecânica, mas tem muitos fatores de risco portanto não encorajo qualquer um a fazer sem uma assistência próxima pois algum detalhe passado o prejuízo é grande.
Primeiramente a famigerada bomba chegou, nova e perfeita:
Liberando espaço para o trabalho:
Desligando o negativo para evitar acidentes:
Filtro antichamas novo instalado a 15 dias fazendo seu papel:
Tbi ainda limpa (tbm né, 15 dias sujar pode largar a mão):
Removendo a capa:
Removendo a polia de acessórios:
Removendo a vela do primeiro cilindro pra facilitar o giro do motor (Aqui esbarrei num problemão, na foto a vela estava limpa pois eu o fiz, mas o cabo e o alojamento estavam encharcados de óleo, e eu já havia limpado isso a uns 15 dias, não tenho fotos do processo mas tirei a tampa e estava com silicone e a junta toda quebradiça, comprei uma junta da sabó (80,00) e instalei, com um pingo de silicone nos cantos da curvas do comando e nos anéis dos parafusos, até então está perfeito irei monitorar:
Remoção do tensor (já vazando graxa):
Correia removida, e pra minha surpresa além de não estar tão gasta tbm era Dayco:
Remoção das polias de apoio:
Remoção da bomba dágua (saiu muito fácil sem dar trabalho algum, não tem aspecto de muito velha não, original GM com um pouco de corrosão na hélice de plático):
Limpeza das polias dos comandos e uma geral nos alojamentos (detalhes para ferramenta para travar os comandos, não me crucifiquem pois dei quase nada de pressão nesse alicate kkkk):
Tampa aberta, notei uma formação de verniz, nenhum sinal de borra por enquanto, casquilhos, escoras, tudo lindo e sem riscos, vou manter uma troca de óleo bem acentuada para não aumentar isso, por quanto não vou colocar militec até isso dar uma melhorada:
Vaselina nossa de cada dia na bomba:
No lugar e torqueada:
Enfim, não tenho mais fotos da montagem, mas como adiantei acima dei algumas navalhadas, como tensão errada da correia, e ficou um barulho de choro na correia, desmontei algumas 25x até acertar a tensão correta, estou monitorando esse tensor, talvez eu o troque por uma outra marca pois não senti muita confiança nele, já fiz esse procedimento no GLS e nunca tive surpresas.
Reservatório novo gonel instalado, como previa e avisaram o sensor não está funcionando legal, vou fazer mais testes no plug dele que achei muito frouxo, e se não der jeito vou trocar.
Aditivo delphi instalado, coloquei 2,700 ML, tudo lindo até então, vou mandando mais detalhes conforme forem aparecendo:
Abraços!