Caramba, Pato Branco-PR à Jacareí-SP!
Realmente, será uma baita viagem! Mas pelo menos, vendo que SP Capital está quase no fim do seu destino, Jacareí-SP, vc bem q poderia rodar o(s) tanque(s) consumidos sem preocupações, vai dar pra ter uma ótima idéia!!!
Só uma observação quanto à sua preocupação com o consumo na capital, sempre que vou de CWB pra Belo Horizonte, tb penso nas alterações de consumo por passar nas Marginais Paulistanas. Mas sabe que se mantém a média? Acho que o lance de andar vagarosamente à 70 km/h nelas mantem a média estável e linear... Toda vez q passo por lá, é a mesma preocupação, mas a média sempre se mantém (até pq não tem semáforo por lá).
Não desmerecendo o consumo do teu GSi, jamais! Mas realmente, cada estrada, cada forma de guiar, cada maneira que seu motor pode realmente estar, só com uma boa viagem de no mínimo 1 tanque é que a gente tem uma boa noção do q q esse carro pode entregar: tanto pela economia, quanto para o desempenho. E certamente essa viagem vai mostrar bem isso!
E tem mais: O GSi realmente é muuuuuuuito sensível quanto ao consumo... Pelo menos nas experiências q tive pecebi que andando de cruzeiro à 100-110, é um consumo baixíssimo, condizente com os números de seus testes! Já consegui marcas não tão boas quanto à suas, mas "rebocando" um Celta, atingi 15km/L em um tanque todo consumido. Mas enfim...
Só q se vc "mudar" essa média de 100-110 pra tentar segurar mais tempo uns 120 de cruzeiro, o consumo já aumenta consideravelmente (em torno de 13km/L q varia dependendo de outros fatores. E se vc tiver com sangue nos zói e andar a 130-140, o carro vai! Vai fácil, vai sobre trilhos!
Mas devido à rotação mais alta (afinal nossos GSi tem relações curtas para as 2 últimas marchas pra deixá-lo bem próximo ao torque e potência máximos - e acabar respondendo à um leve toque no acelerador), acho que isso tem seu custo, e com minhas experiências, o consumo cai pra 12-12,5 km/L.
Mas é como um amigo me disse: cavalo q anda, cavalo q come!
Tem outro fator além das velocidades médias / de cruzeiro: a média horária! Adoro esse parâmetro, é muito mais realista, ainda mais quando vc tenta manter suas velocidades de cruzeiro bem estáveis. De CWB pra BH, as médias horárias q costumo fazer com meu GSi (lembrando que meu GSi é como o teu: todo "default"!) são na casa de 90-95 kms a cada hora rodada. As rodovias (Régis e Fernão Dias) permitem! Mas pra atingir essas médias horárias em uma viagem de 1000km, um pouco de sangue tem que regar os zói! hehehehehe!!! Mas esse tipo de média horária é um parâmetro FACILMENTE verificável se vc não tiver um GPS standalone: O próprio computador de bordo do Vectra! Deveriam ter mudado a nomenclatura para atender uma demanda mais técnica e menos comercial, pq ao comparar com o GPS, vi que a média horária do computador dos nossos Vectras é MUITO PRECISA. Só tem um defeito: se vc desligar a chave, ele não vai computar o deslocamento, tampouco a velocidade 0 quando estiver parado. Então é uma média horária em movimento!

Vc vai por CWB-Régis ou por Ponta Grossa - Sorocaba?
Eu tb faço (e gosto) muito de fazer longas viagens com meu GSi. Como tal como vc minha família tá meio "espalhada", acabo que meto o carro pra rodar no mínimo 1 tanque em cada viagem! hihiihhihi!!! É bom demais!!!
Mais uma vez, parabéns pelo Vermelho Goya-ba! hehehehe!!!
Carro parado não conta história, é isso aí!!!
Abração!
Robson Lott