por Jeferson.eng »
28 Out 2014, 21:10
Conforme prometido, testei bem o carro nesses últimos dias e tudo está funcionando da melhor maneira possível. Vou deixar abaixo os problemas pelos quais passei, e o que foi feito para resolver para dar uma luz a quem eventualmente possa estar passando por algo parecido.
Conforme descrito na primeira página, meu Vectra apresentava a luz da injeção acendendo em momentos aleatórios, a temperatura não funcionava como deveria, e ficava dando leves falhadas na primeira partida do dia, ou sempre que o motor estivesse frio.
- Para a luz da injeção acendendo, resolvi o problema com a troca da sonda lambda, pois a mesma estava apresentando leitura bem ruim;
- Para a temperatura, troquei a válvula termostática e ficou perfeito.
- Já para o problema da falha, não foi tão simples e demorei para achar o culpado da história: era a junta do cabeçote queimada. Mesmo sempre andando com o excelente aditivo Havoline XLC no radiador, e a temperatura nunca tendo passado dos 89ºC, a junta aprontou comigo. Não sei se pode ter sido algo relacionado a má leitura da sonda, tenho minhas dúvidas. Acredito que graças ao aditivo e ao cuidado que tenho com o carro, tanto a junta quanto as galerias de passagem da água estavam em estado de novos, com o mínimo de pontos de oxidação, somente com aquele bendito ponto queimado. Sintomas de que estava queimada: motor falhando na primeira partida no começo; depois as mangueiras do sistema de arrefecimento começaram a trabalhar com muita pressão, pareciam que eram maciças de tão duras que ficavam, o que me levou a gastar uma nota e fazer a troca de praticamente todas as mangueiras, tampa, reservatório, mas sem sucesso, permaneciam trabalhando com muita pressão. Além disso, a água começou a sumir sem deixar vestígios...até que eu a encontrasse dentro do óleo do motor. Para a solução do problema, o cabeçote foi para retífica, e todas as juntas do motor foram trocadas (cabeçote, coletores, tampa). Aproveitando o serviço, troquei sensor de temperatura, sensor de rotação, bomba d'água, um coxim superior do motor que não estava bom, correia dentada e tensor. Depois disso o motor está redondinho, pega fácil, não baixa nada de água, e o sistema de arrefecimento trabalhando na pressão correta e com quase todas as mangueiras novas. Só não digo que o carro está 100% porque o mecânico não passou o sensor de rotação pelo local correto, e o aditivo do radiador que colocou tem cara de ser porcaria (não pude acompanhar o serviço, e quando fui ver já estava pronto). Como sou extremamente "chato", isso incomoda um pouco. Mas isso é coisa pequena que eu mesmo arrumo.
Em breve posto os valores das peças e serviços para que os outros membros possam se basear caso alguem esteja passando por algo parecido.
Agradeço a todos que passaram por aqui e deixaram dicas e sugestões, todas foram muito bem aproveitadas. Há tempos acompanho o clube, e a cada dia que passa está ficando melhor.