O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CVectra GTX 2010, bati o motor com 68000km

12 mensagens   •   Página 1 de 1
Mateense-ES
GL Member
GL Member
Nome Completo: Fabrício Araújo da Nóbrega
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Vectra GTX 2010, bati o motor com 68000km

por Mateense-ES » 26 Out 2016, 10:48

Bom galera, venho aqui contar minha tristeza que aconteceu no fds.
Meu carro vinha apresentando vazamento na mangueira de entrada do radiador, um furo de pouca vazão.
Pois bem, não achei a bendita mangueira nem na CCS da minha cidade, então pedi no ML. Para não ficar sem rodar com o carro até a mangueira chegar, resolvi tirá-la e enrolar uma borracha na mangueira afim de diminuir mais o vazamento. Fiz o serviço certinho, mas infelizmente encaixei a braçadeira de pressão de forma um pouco torta e quando rodei um pouco com o carro vazou água. Após acusar no PC de bordo, parei o carro imediatamente e já não tinha mais água no reservatório. Esperei uns 30min para evitar o choque térmico no motor e coloquei a água. Ao tentar ligar, motor travado :62: .

Agora está na oficina para ver realmente o que será necessário fazer. Mas pior q a grana q vai ser gasta é saber que um carro recém adquirido (11 meses), terá que ser aberto o motor, onde dificilmente será o mesmo de antes.
Estou muito triste com isso, já vinha deixando ele 100%, o carro já estava uns 90% do que queria. Se me conheço bem, agora provavelmente vou desgostar do carro e partir para outro.

Se alguém tiver alguma sugestão de peça para ser trocada, afim de amenizar a percepção de motor "mexido" me orientem.

Abraço, galera.

stefanscapin
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Stefan Scapin Sponchiado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por stefanscapin » 26 Out 2016, 12:31

Opa.. Não desanima não cara.. Se a vida ter der os limões faça uma caipira. Hahaha
Se vc gosta do carro, não vende. Aproveita que vai abrir o motor e da uma revisada geral nele. Manda dar um banho químico no cabeçote. Aí sim ele vai ficar zero. Melhor do que antes do problema. Já devia estar carbonizado.
Não poupe nas peças, compre só primeira linha.
Seu Vectra vai te durar eternamente depois disso.

Outra coisa, depois de tudo no lugar nem tem como saber que foi feito. Quanto a isso fique tranquilo. Não vai desabonar o carro.

Abração..

Mateense-ES
GL Member
GL Member

por Mateense-ES » 27 Out 2016, 08:19

Pois é camarada, vou fazer isso mesmo. O mecânico que tá mexendo nele é de confiança, há pouco ele tinha um Vectra B e é apaixonado por vectras, tá cuidando como fosse dele. Após análise das peças e medições da retífica, vamos sentar e analisar o que vale a pena ser comprado novo, retificado e até ser trocado preventivamente.

Arthur2010
GL Member
GL Member
Nome Completo: Arthur Silveira de Souza
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.

por Arthur2010 » 27 Out 2016, 10:47

Cara, é um engano achar que o motor retificado não fica como era antes. Sendo bem feito o motor fica muito bom, como novo. Sobremedida não significa melhor nem pior.
Tudo vai dar certo, aproveita o motor novo e faça bons planos de revisão preventiva. É uma oportunidade de renovar os cuidados do Vecão.
Abraço!
- Vectra Elegance 2009/2010
X - VW Voyage 1.0 2008/2009
X - VW Gol 1000 CHT 1995
X - VW Fusca 1300 1974

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 27 Out 2016, 19:27

compra um motor parcial novo ... pronto vai ficar melhor que era

exagero ... talvez mas vc não com certeza não vai ficar desgostoso com o carro

Mateense-ES
GL Member
GL Member

por Mateense-ES » 28 Out 2016, 16:53

Pensei na alternativa Arquiteto, mas o mecânico falou que era exagero demais e que meu motor vai ficar bom.
Lista de peças a comprar:
Junta Cabeçote: $75,00
Junta tampa de válvula $25,00
Tucho Hidráulico (1 unid) $140,00 (usado)
Jogo Casquilho móvel $68,00
Jogo anéis $152,00
Biela (1 unid) 125 (nova)
Óleo, filtro, aditivo, silicone

Serviços de plaina no cabeçote.

O mecânico falou em tirar a válvula termostática para o carro andar mais frio, pois moramos perto de praia, muuuito quente. O que acham? A priori, recusei. Falei que foi projetado já pensado em tudo.

NINHAMAURO
Member
Member
Nome Completo: MARINEUSA CAMPOS
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por NINHAMAURO » 28 Out 2016, 20:13

Boa noite galera !
A minha história é a seguinte : Em junho de 2016 troquei a bomba de óleo do meu Vectra C 2006/2007 Elegance manual 2.0 FLEX,Depois de tirá-lo da oficina ,no mesmo dia, andei alguns km até a rodovia Bandeirantes próximo a Limeira , quando de repente , ouvimos um barulho muito forte , houve um travamento do motor . enfim , o motor fundiu. quebrou 1 biela , furou o bloco do motor e o cárter ficou com um buraco enorme . O meu caro foi guinchado até a oficina de onde foi trocado anteriormente a bomba de óleo . E foi constatado realmente que fundiu o motor , até hoje não sabemos as reais causas disso tudo . O motor foi desmontado e enviado para uma retífica sugerida pelo mecânico cujo o valor está em 2.200,00 ,.Enfim o meu carro está há 3 meses na oficina , o mecânico pediu para eu retirá-lo porque está ocupando espaço, no momento não posso pagar a retífica, pois meu esposo está sem trabalho. Sinceramente não sei o que fazer! Alguém sugere alguma coisa para me ajudar?Já pensei em guinchar o carro até a minha casa como o mecânico pediu, e encontrar um comprador . Me ajudem ...

Rodrigo Quelucci
Member
Member
Nome Completo: Rodrigo Quelucci de Almeida
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Rodrigo Quelucci » 28 Out 2016, 20:18

Mateense-ES escreveu:Fuente del Mensaje
Tucho Hidráulico (1 unid) $140,00 (usado)

Biela (1 unid) 125 (nova)
Óleo, filtro, aditivo, silicone

Mateense
Tem algo errado amigo.
1 biela e um tucho? A certeza que todas devem estar na mesma dimensão é imprescindível. OK?
Apesar que pelo valor deve ser o conjunto de tucho.

Agora quanto a questão do inicio. Motor feito por inúmeras vezes que eu presenciei ficam tão bons ou até melhores que os novos.
Tudo depende do carinho aplicado na montagem do mesmo.

Sou mecânico e o que entendo até por pratica, é que eu sempre troco o conjunto. Por que?
Para que o desempenho seja eficaz.
Quando você troca uma peça que trabalha com outras do mesmo seguimento (conjunto), ela pode entrar com uma variação para mais ou para menos com relação a performance das que já estão aplicadas e isso trará resultados ruins para o funcionamento no geral.
Para toda regra há sempre uma exceção, mas saiba que existe grandes chances de vc perder performance no motor com estas ações.

Tirar a válvula termostática, é uma opção paliativa. O motor irá funcionar da mesma forma de aquecimento.
pense que sem ela vc irá aquecer todo fluido do sistema de arrefecimento, e com ela ele aquece o interno do motor e sempre vc terá uma reserva de troca. Engana-se quem pensa vou retirar a termostática e o caro fica melhor. Pode ser que trabalhe com temperatura menor. Mas o fato é que o melhor desempenho do motor após vários testes foi dentro daquela variação de temperatura. E a válvula termostática serve para manter a temperatura dentro desta variação, não importa qual o clima externo.

Não desanime, pense com carinho principalmente a longo prazo pro carrão aí amigo e aproveite bastante após a maquina ficar pronta

Rodrigo Quelucci
Member
Member

por Rodrigo Quelucci » 28 Out 2016, 20:24

NINHAMAURO escreveu:Fuente del MensajeMe ajudem ...

Ninha

O que posso dizer é : "que fatalidade hein?"

bom infelizmente você tem que avaliar qual a melhor opção.

fazer o motor e as chances de vende-lo será maior.
ou faz um bom orçamento detalhado e anuncia diz que está com pendencia mecânica.
o comprador que se interessar vc menciona o valor de comercio do carro ( exemplo tabela FIPE) e apresenta o desconto que vc irá conceder (valor da retifica)
pontos positivos que você pode apresentar é que o carro vai estar com o motor novo após a retifica

e ainda pode sobrar uma grana para comprar outro Vectrão

Boa sorte pra vocês

Mateense-ES
GL Member
GL Member

por Mateense-ES » 28 Out 2016, 20:40

Rodrigo Quelucci escreveu:Fuente del Mensaje
Mateense
Tem algo errado amigo.
1 biela e um tucho? A certeza que todas devem estar na mesma dimensão é imprescindível. OK?
Apesar que pelo valor deve ser o conjunto de tucho.

Sou mecânico e o que entendo até por pratica, é que eu sempre troco o conjunto. Por que?
Para que o desempenho seja eficaz.
Quando você troca uma peça que trabalha com outras do mesmo seguimento (conjunto), ela pode entrar com uma variação para mais ou para menos com relação a performance das que já estão aplicadas e isso trará resultados ruins para o funcionamento no geral.
Para toda regra há sempre uma exceção, mas saiba que existe grandes chances de vc perder performance no motor com estas ações.

Rodrigo, então você sugere trocar o jogo de bielas e tuchos? O vectra 140cv é cabeçote roletado e pelo que encontrei no ML o tucho dele é esse mais caro. Aquele preço que coloquei foi oq eu achei pela descrição q seria o correto para meu Vectra GTX 2010.

Rodrigo Quelucci
Member
Member

por Rodrigo Quelucci » 29 Out 2016, 08:09

Mateense

Eu aconselho a troca dos conjuntos de peças. Fica mais caro? Sim mais caro.
Porem, você vai excluir a duvida do inicio "motor mexido nunca mais será o mesmo"
não existe "meio motor, um cilindro", o motor é o conjunto de peças que trabalham em sincronismo total.

Existem grandes destruições em motores em que o mecânico trocou:
1. só os pistões = as bielas estão "amaciadas" já com uma pequena folga sofrem um esforço maior e quebram ou simplesmente começam a "bater"
2. troca só das bielas e bronzinas = o pistão desce com maior esforço e por já estar "amaciado" (com sua folga natural de ajuste) começam a descer forçados e "batem saia" um horrível "cloc cloc" parecendo que o motor esta ruim
3. troca todo o conjunto de pistão e biela e não faz o cabeçote ( assentamento de válvulas, plaina correta e ajuste na arvore de came com os seus respectivos componentes) o motor aumenta a compressão e empena-se válvulas fazendo o motor grilar, falhar, ou ate mesmo parar.
E muito mais por aí.
Isso não aparece quando sai da oficina OK?

Tudo é uma questão de aferição.
Porem como eu disse, é difícil pensar na troca individual de componentes que trabalham em sincronismo.
Vamos fazer uma analogia para você entender;
Você esta com um amigo em um barco a remo (você remando do lado direito ele do lado esquerdo) competindo em velocidade com um outro barco,
você é mais forte que seu amigo e consegue impor um ritmo de remada maior que seu amigo,
se você não diminuir vcs não vão andar em linha reta.
E com isso lá se foi o desempenho

No motor é a mesma coisa.
se um componente se sobressair ou não acompanhar os outros alguém vai diminuir (não vai exercer esforço) e consecutivamente o outro vai aumentar (exercer esforço superior ao natural) para que haja equilíbrio .
Isso pode não aparecer a curto prazo, mas em breve você terá problemas novamente no conjunto.
Outro fato como já disse é que isso pode diretamente (e digo com propriedade) que a performance estará comprometida.
Fiz estagio em uma mecânica de preparações e veículos especiais (v8, turbo, aspirado, etc.). Creia, uma breve aliviada nos fluxos do motor (exemplo: polir os dutos do cabeçote) desprende percentuais incríveis em relação potencia.

Pense sempre no que você espera, a economia nesse momento pode interferir no seu prazer amanhã.
Lembro que : para toda regra a sempre uma exceção. Tentei te passar um pouco sobre a teoria, espero ter explanado de forma pratica.

Se você já estava entusiasmado com o carro antes, tratando ele com carinho agora você ficará muito mais feliz.
Não desista amigo, continue seu projeto aí e esperamos ver grandes resultados dele em breve.

Mateense-ES
GL Member
GL Member

por Mateense-ES » 29 Out 2016, 10:08

Nesse caso então vale mais trocar o motor parcial como o Arquiteto sugeriu e vender as peças do antigo para abater o valor.
Link Nova Chevrolet
https://loja.chevroletnova.com.br/Produ ... 6&CP=21793

Link Carrera
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 9-a-11-_JM

Acredito que esse segundo link seja o correto, apesar do site Nova Chevrolet falar que serve de 2006 às 2011 :2:

12 mensagens   •   Página 1 de 1