Bom, dando começo a uma pequena lista de atividades ao decorrer desta semana.
No que venho trabalhando:
1 - kit de reparo para Brake Light dos Vectra B 96-99
2 - kit de reposição do acabamento das colunas "A" dos Vectra A 93-96
Essa peça para o Brake Light eu já vinha me dedicando a algumas semanas.. o produto final deve sair em breve, não vai demorar.. e partiu de uma junção entre a recuperação de peças quebradas, e design e impressão 3D para a criação de novos pontos de fixação para a moldura:
O problema:

E a solução:

Aqui já na impressão 3D:

Reparem que eu desenhei o ponto de fixação da peça "liso", ao invés do suporte para aquele trilho de metal que vai no vidro traseiro dos VB. Isso é por que, na minha opinião, de nada adianta refazer a peça e copiar o ponto fraco delas.... melhor fazer algo mais duradouro e definitivo, sendo que neste caso, a moldura será colada com fita dupla face ao vigia traseiro, no lugar da presilha.

Também estou fazendo a presilha lateral usando um novo layout, para maior robustez e durabilidade do componente.
Sobre as molduras da coluna "A" do Vectra 93-96, hoje eu refiz a forração das minhas, que estão servindo de base ao projeto. E vamos a alguns pontos e detalhes interessantes sobre estas peças:
O maior ponto fraco delas é no sistema de fixação. As presilhas são resistentes, mas a área de suporte delas, na moldura, é extremamente frágil.. então estou redesenhando os engates, de forma que sejam mais simples e robustos, preservando a mesma funcionalidade.
Outro ponto fraco, é que elas são forradas pelo exato mesmo material que a forração de teto.. um tecido com espuma na cor "quase" branca (Um pouco amarelada), e que suja, encarde e descola com o tempo.... a solução para essa questão do tecido é simples: Usar um padrão "moderno" na peça de design antigo para os VA's. Não é exatamente igual ao original, mas continua sendo muito bem acabada, tem a mesmíssima função... porém tem facilidade de manutenção e limpeza incomparáveis às originais. Elas vão ter na face externa da peça a mesma textura que a padronagem do couro originais dos forros de porta, e cor à gosto do cliente.. tudo no plástico, nada de forração com tecido não.
Preparando a matriz, a partir das molduras do meu carro:

As duas peças encapadas:

E montadas no carro. A cor é a mesma das colunas B e C, mas isso é opção minha... daria pra manter elas brancas, como no original, mas eu não curto muito o visual.:

Hoje eu já fiz um molde de testes delas, e deu tudo certo... então amanhã eu encaro o projeto definitivo, e começo a produzir as peças seguindo esta padronagem que mencionei. Branco, Cinza, Preto, Rosa, Roxo, Azul, Marrom... o cliente escolhe a cor, e eu só obedeço, rs
Outra novidade... é que finalmente, na Sexta Feira, eu darei "fim" ao restauro do meu forro de porta dianteiro direito, qual havia "despido" da forração original uns meses atrás. Está na hora de tocar o projeto, e como terei um tempo livre, vou usá-lo para tentar finalizar a peça. Se ela der certinho, eu passo para o restante da forração interna.. e acabo de vez com esse problema dos forros de porta que assombra grande parte dos donos de VA também, rs .. (Mas isso é projeto particular, eu não pretendo fazer esse tipo de coisa pra vender, kkkkk)
É isso aí, assim que as coisas forem tomando rumo certo aqui, eu vou atualizando. Até mais!
.png)