Bom minha história com esse Vectra GLS 2.2 99 começou há quase dez anos quando nasceram minhas duas filhas.
Nesta época eu tinha um Gol Mi 1.0 equipado com o "bafo do inferno", ou seja, sem ar condicionado e a ventilação soprava um ar que beirava os 200 graus!
Minhas filhas, ainda muito novas sofriam com o calor e meu pai que tinha esse Vectra e estava para trocar ele (por um Siena 1.8) acabou fazendo negócio comigo e eu acabei feliz proprietário de um vectrozo 2.2.
O carro estava na época com aproximadamente 60.000km e me serviu muito bem por mais 30 mil km, quando eu decidi abandonar de vez o câmbio manual trocando ele por um Fit 2007 automático.
Passei o Vectra para meu irmão de 19 anos (na época) que começou a "mexer" no carro. Colocou rodas maiores, trocou lâmpadas do painel por led's, tirou os emblemas traseiros, etc.
Bom, carro pra mim tem que ser original, e eu não aprovava as mudanças, mas já não tinha mais autoridade sobre o carro.
Passado um tempo, meu irmão trocou o Vectra por um Civic e passou ele para um colega do quartel. Foi aí que o carrão passou a sofrer, pois foi o primeiro carro do cara e, além de não ter nenhum tipo de conhecimento sobre manutenção preventiva e tal, só mandava em mecânico mulambo e tinha um péssimo gosto para personalização automotiva, chegando inclusive a pintar as pinças de freio de verde fluorescente.
Passados alguns anos meu irmão comprou um Voyage 86, que havia sido do meu pai (falecido em 2013) para restaurar. O Voyage estava em péssimo estado, na verdade estava abandonado em um matagal e o trabalho ainda está muito longe de terminar.
Conversando com ele disse que eu tinha vontade de fazer o mesmo com o Vectra, e ele me disse que o mesmo estava com seu conhecido do quartel mas bem feio, inclusive com a pintura bem queimada do sol.
Em setembro último o amigo dele falou que ia vender o carro e que já tinha inclusive interessado, corremos lá pra ver o carro e acabamos fechando por 10 mil.

Sinceramente, pelo estado do carro não deveríamos ter pago mais do que 6 mil, pois acho que nem para desmanche eu acho que o carro estava bom, porque o que não estava gasto, quebrado ou amarrado com arame, era porque não tinha.
Por dentro o estofado não estava ruim, mas os cintos, saídas de ar do painel, coifas do câmbio e freio de mão, para-sol do motorista, retrovisor interno e o teto estavam horríveis.

O vidro do passageiro estava ruim para subir a descer. Mandei consertar e comprei um som original de época no ML. O volante estava em péssimo estado, bem molenga e comprei na Accioly um original com couro (talvez fosse para Ômega). Tirei todas as lâmpadas de led internas e voltei para as lâmpadas originais.

Mecanicamente acho que não tinha um único sistema que estava bom, já troquei correias, bomba d'Água, esticadores, junta da tampa do tucho, limpeza de TBI, velas e cabos, fluido do freio, óleo do motor, limpeza do sistema de arrefecimento com troca de válvula termostatos e cavalete, limpeza dos bicos, kit dos amortecedores dianteiros e homocineticas.

Os faróis tinham sido trocados pelos do modelo 2000 em diante, minha vontade era comprar os originais de 1996 a 1999 mas o chicote havia sido cortado e o plug jogado fora. Ainda espero conseguir comprar e colocar original, mas até lá comprei um par de paralelos de plástico mesmo. Caso não consiga o plug ara voltar a usar de vidro eu quero comprar um original de plástico mesmo.

Os parachoques estavam presos por parafusos atravessados e estavam bem feios. Comprei um traseiro usado original é um paralelo pra frente com furo para farol de neblina. Comprei dois desses originais

O motor tem um vazamento entre ele e a caixa que preciso fazer, já comprei o óleo da caixa também pra trocar, comprei as buchas da suspensão dianteira mas preciso arrumar o vazamento da caixa de direção primeiro.

Uma coisa que quero fazer é trocar o chicote do motor pois está bem ressecado e qualquer dia ele vai dar problema.
Fora isso também preciso trocar o pára-brisas pois está bem arranhado por usar as palhetas do limpador.

Troquei a bucha da barra estabilizadora traseira e mandei fazer alinhamento.
Acho que já está chegando na hora de dar um trato na aparência externa do bichão.
Apesar da motivação inicial ter sido o histórico desse carro na família, é inegável que cada vez que eu dirijo ele fico feliz por estar trazendo de volta à dignidade a um veículo que já me deu grande felicidade, levou minhas filhas ao médico, passeios, viagens, trabalho e tudo mais.
Além dele tenho um Civic LXR 2014 e, tirando o câmbio automático que eu gostaria que tivesse no Vectra, tem a mesma qualidade de rodar do mais novo.

Espero que até meados do ano que vem ele já esteja praticamente pronto. Digo praticamente porque já percebi que essa é uma guerra invencível e minha vontade é deixá-lo o mais original possível.
Bom, basicamente é isso, desculpe ter sido tão extenso.