por joaovalter »
07 Dez 2016, 17:04
GALERAAAAAAA...... SOLUÇÃO ENCONTRADA.. pelo meno no meu caso... seguinte.. funciona assim a primeira lampada de cima ela e de apenas um (filete) ela só acende quando vc pisa do freio, abaixo dela temos a lampada da ré e da seta (que vcs já conhecem), ai abaixo delas temos 2 lampadas que funciona assim, a externa(parte de fora do carro) deve ficar acesa quando vc liga o farol (luz de sinalização) juntamente com a interna, todas de um filamento só ali embaixo, excerto a interna da lanterna do lado do motorista que tem 2 filamentos que é.. uma para acender quando ligar o farol junto com as outras e o outro só acende quando vc la na frente liga o botão de luz de neblina, bom já que estão todas devidamente localizadas vamos a solução.
Peguei um multímetro coloquei na escala de teste sonoro, primeiro passo foi identificar qual fio alimentava a lampada do freio que no meu caso não estava funcionando, vi que o fio preto com amarelo e o que alimenta ela ali na placa ainda(e fácil descobrir coloque uma perna do multímetro no local da lampada no centro e a outra perna coloque em fio por fio no conector ate escutar o apito do multímetro), descasquei o fio e enrolei um fio avulso que tenho de 3 metros coloquei uma perna do multímetro nele, e fui la pro pé do motorista onde tem aquele bolo de fio ao lado do banco, tirei aquela parte ali e fui procurando o fio preto com amarelo, tem 3 ali furei com a outra ponta do multímetro ai ele apitou.. opa achei o fio...( pra quem não sabe o multímetro tem um teste de continuidade que apita quando vc encosta os 2 polos dele um no outro) fui seguindo o fio ate a tomada que tem ali no pé do motorista, são 3 tomadas esse fio é ligado na do meio. ai testei la deu sinal na tomada.. novo então o fio ta bom de trás do carro ate aqui, depois fui no pedal, tem uma válvula de plastico que e responsável pelo liga desliga da lampada, o teste foi simples na mesma escala de teste sonoro do multímetro apertei ela e soltei, dando sinal e parando.. então ta boa... fui olhar agora se tava chagando energia na tomada da válvula.. muda o multímetro pra escala de 12v coloca o preto na lata do carro e o vermelho em um dos lados da tomada,(a chave do carro tem que ta ligada no primeiro estagio para ter energia la embaixo) se não aparecer nada em um lado da tomada coloque do outro, se não aparecer em nem um dos 2 lado verifique onde vc colocou o terra se esta bem apoiado se estiver, e mesmo assim não chegar é fusível.. no meu caso chegou os 12v em um dos lados, então se tem energia na tomada e o fio ate la atras ta bom o problema e a tomada do pe do motorista, tirei ela estava muitooo suja coloquei limpa contato nas 3 logo limpei tudo, recoloquei quando pisei no freio vualaaaaaa, acendeu hahahahah rolo da bexiga pra ser so sujeiria, ( pra quem quer fazer um ajuste tecnico pra não perder muito tempo ou não quer mexer nas 3 tomadas, descasca o fio do feio ali antes da tomada pega um pedaço de fio enrola isola bem leva ele bem escondido pelo painel ate a valvula de freio, e enrola ele na perna que não tem voltagem(essa perna não e negativo ela e o inicio do fio preto com amarelo que vai ate la atras), não na que tem os 12v, pronto ta feio uma ponte.. vai funciona do mesmo jeito..