O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BAvaria curiosa de temperatura

8 mensagens   •   Página 1 de 1
jtuga1
Member
Member
Nome Completo: jose mendes carona
Estado: Exterior
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Avaria curiosa de temperatura

por jtuga1 » 17 Dez 2016, 10:32

Boas festas para todos, desde já obrigado a quem me possa ajudar.
Vou tentar abreviar o mais possível esta novela.

1º- motor não pegou a frio depois de 3 dias parado, só ao fim de muita insistência.
2º- agora quando arranca a frio ou depois de quente fica com as rotações a 1000rpm durante 4/5 minutos depois baixa para as rotações para o normal (700/800 rpm) mas acende luz de diagnostico.
3º- rastreio no no pc do electricista dá erro de avaria no sensor de temperatura.
4º- depois de mudar 3 sensores, o ultimo comprado na opel, continua igual.
5º -valores de voltagem e massa no cabo de ligação do sensor ok .
valores de resistência no sensor a quente ou frio ok.
6º- se ligar o motor com a ficha do sensor desligada as rotações estão normais mas fica a luz de diagnostico ligada, se ligar a ficha, : apaga a luz e sobe as rotações.

Nota; motor sem fumos, com força, sem ruídos estranhos, não gasta óleo, não gasta agua, consumos 5 *****

Cumprimentos para todos os membros do club

:9:

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 17 Dez 2016, 11:25

misterioso ...

sera que esta usando o sensor com a mumeração correta ?

demora em pegar foi o primeiro sintoma certo ! isto voltou ao norma com a troca dos sensor ?

aproveita e confere bobina, velas, cabos e sensor de rotação ... este ultimo e frequente causador de problemas estranhos

jtuga1
Member
Member

por jtuga1 » 17 Dez 2016, 16:35

Obrigado Arquiteto, neste momento o único problema ,é rotação alta quando arranca o motor frio ou quente, e acender a luz de diagnostico quando a rotação de relenti volta ao normal 4ou 5 minutos depois de arrancar o motor.
Penso que o termóstato deve estar avariado na posição de aberto pois a temperatura tarda em subir, e ainda assim somente até 80º, mesmo com a temperatura exterior na minha zona max. 16º e mínimas de 5º , gostaria de perceber com a opinião e o conhecimento de outras pessoas se o facto de o motor demorar uma eternidade em atingir a temperatura ideal de funcionamento tem alguma relação com este comportamento,
Estou a tentar não gastar mais dinheiro em tentativas.
Em relação as tuas perguntas, bobina não sei o que é, velas (de ignição, motor diesel) ok, cabos os mais variados ok, sensor de rotações será o medidor de massa de ar ok.

Vou aguardar pacientemente todas as opiniões e ajuda possível.

Abraço para todos

flavioborges
GL Member
GL Member
Nome Completo: Joosé Flávio M. Borges Filho
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

por flavioborges » 17 Dez 2016, 17:12

Um tempo atrás o meu Vectra teve um problema parecido. A rotação ficava meio alta (por volta de 1500 rpm) em alguns momentos.

Descobri que era apenas uma mangueira que sai da tampa de válvulas para o corpo de borboleta(tbi). Essa mangueira tem uma válvula que regula a passagem dos vapores do óleo para o corpo de borboleta. Para testar esta mangueira, tape temporariamente as duas entradas onde ela é conctada. Se resolver o problema, basta comprar uma mangueira nova. Caso não a encontre, pode deixar tapado até encontrar a mangueira.

Espero ter ajudado.

jtuga1
Member
Member

por jtuga1 » 17 Dez 2016, 21:15

flavioborges escreveu:Fuente del Mensaje Um tempo atrás o meu Vectra teve um problema parecido. A rotação ficava meio alta (por volta de 1500 rpm) em alguns momentos.

Descobri que era apenas uma mangueira que sai da tampa de válvulas para o corpo de borboleta(tbi). Essa mangueira tem uma válvula que regula a passagem dos vapores do óleo para o corpo de borboleta. Para testar esta mangueira, tape temporariamente as duas entradas onde ela é conctada. Se resolver o problema, basta comprar uma mangueira nova. Caso não a encontre, pode deixar tapado até encontrar a mangueira.

Espero ter ajudado.

Obrigado flavioborges, quando falas em borboleta... motor de gasolina certo?... o meu é um diesel 2.0 tdi... não sei se tem algo de borboleta

Abraço

flavioborges
GL Member
GL Member
Nome Completo: Joosé Flávio M. Borges Filho
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

por flavioborges » 18 Dez 2016, 18:45

Mesmo sendo a Diesel, deve haver uma entrada de ar para o motor. Provavelmente terá uma tubulação que direciona os gases provenientes do aquecimento do óleo lubrificante do motor para a tomada de ar. Qualquer entrada falsa de ar pode gerar esse tipo de comportamento.

jtuga1
Member
Member

por jtuga1 » 19 Dez 2016, 12:01

flavioborges escreveu:Fuente del Mensaje Mesmo sendo a Diesel, deve haver uma entrada de ar para o motor. Provavelmente terá uma tubulação que direciona os gases provenientes do aquecimento do óleo lubrificante do motor para a tomada de ar. Qualquer entrada falsa de ar pode gerar esse tipo de comportamento.

Boas, vou levar outra vez o carro para a oficina, para mais um capitulo desta novela.
Continuo a aceitar os comentarios de todos, e entretanto da minha parte direi o que possa surgir desta ida ao mecanico.

Obrigado

lusitania
GL Member
GL Member
Nome Completo: Joaquim Cardoso Braga

por lusitania » 19 Dez 2016, 12:41

Ola jtuga01

Não sei qual foi o numero do defeito que foi encontrado para detetar que éra o sensor de temperatura, eu penso que é o sensor de temperatura situado no medidor de vazão, (no sei se é assim que se chama no Brazil) vai aqui a foto.

Imagem

Compre um limpador de contactos eletronicos.
Desmonte esta péça com muito cuidado que aqui ela é muito cara a volta de 300 €.
Com o limpador não de perto mas de longe, para no destruir a lamina, exemplo de fora do tubo, deia pequenos toques para sair o liquido de limpeza, deia tambem um pouco na Diodo Zener que se encontra no interior, deite pouco liquido e espere que ele se evapore antes de voltar limpar novamente .

Foto Diode Zener

Imagem

Exemplo de limpador

Imagem

Foto onde limpar

Imagem

Se não der resultado tente obter o numero do defeito dado no computador.
Abraço

8 mensagens   •   Página 1 de 1