O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CTroca tucho e balancim

7 mensagens   •   Página 1 de 1
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Marcelo Souza
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Troca tucho e balancim

por marcelo.souza2 » 30 Dez 2016, 22:46

Boa noite a todos,

Vou efetuar a troca dos tuchos e balancinhos amanha e gostaria de tirar uma duvida, preciso trocar as pastilhas tb? ninguem fala das pastilhas, só do tucho e balancinho......tenho um vectra gt 80/09 com 90.000km rodados.

Abraços a todos e obrigado antecipado pela ajuda.

flavioborges
GL Member
GL Member
Nome Completo: Joosé Flávio M. Borges Filho
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Troca tucho e balancim

por flavioborges » 31 Dez 2016, 06:22

Cara, não tenho certeza, mas acredito que não precisa trocar. A não ser que tenha muito desgaste. A regulagem da folga é feita automaticamente pelo tucho, portanto não há necessidade de trocar as pastilhas, exceto quando houver muito desgaste da mesma. Minha opinião.

Se possível, tira umas fotos ou faz um vídeo do serviço!

Abraço

douglas.martins
GL Member
GL Member
Nome Completo: DOUGLAS FABIANO DE ARRUDA MARTINS
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Troca tucho e balancim

por douglas.martins » 31 Dez 2016, 13:39

Já pensei em fazer a mesma troca no meu Elegance 2008. E cai na mesma dúvida!

Estou juntando uns trocados pra fazer a troca da junta do cabeçote, preventivamente, e fazer a troca de tudo (pastilhas, balancis roletados e tuchos) pra aproveitar a mão de obra.

Se for possível amigo , troca tudo, aproveite a mão de obra e tenha um motor mais redondo possível.
Imagem

Vectra Elegance 2.0 08/08 Cinza Bluet
Vectra GLS 2.2 98/98 Cinza Breton

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Troca tucho e balancim

por Almeidão » 31 Dez 2016, 14:57

O que gasta mais ai são os balancins onde o comando pssa por cima, as pastilhas terão marcas que não afetará o desempenho. Com 90 mil eu não trocaria nada sem analisar, ou melhor, tiraria o cabeçote fora e mandava para retifica ajustar o assentamento das válvulas, e se preciso for trocar algumas ou não e trocar os retentores e jamais mandaria plainar lo. Neste caso ao desmontar teria uma análise dos balancins se eu deveria trocar ou não, os tuchos com 90 mil, jamais os trocarias sem ter defeito e o defeito dele é bem claro.

Já sei que vocês vão falar que para trocar tuchos, balancins e pastilhas não precisam tirar o cabeçote, só que o cabeçote com esta kilometragem já deixa passar óleo pelos retentores de válvulas e ele sim precisa ser feito e zerar a baixa de óleo que com 90 mil acredito que deva baixar uns 300 a 400 ML a cada 5 mil km.

Lembrem se, é quase quase que raro trocar a junta ta tampa da válvula e ele não vazar óleo, o correto para aguentar uns 6 anos é trocar a tampa com a junta.

Sds
Imagem

douglas.martins
GL Member
GL Member
Nome Completo: DOUGLAS FABIANO DE ARRUDA MARTINS
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Troca tucho e balancim

por douglas.martins » 31 Dez 2016, 15:47

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O que gasta mais ai são os balancins onde o comando pssa por cima, as pastilhas terão marcas que não afetará o desempenho. Com 90 mil eu não trocaria nada sem analisar, ou melhor, tiraria o cabeçote fora e mandava para retifica ajustar o assentamento das válvulas, e se preciso for trocar algumas ou não e trocar os retentores e jamais mandaria plainar lo. Neste caso ao desmontar teria uma análise dos balancins se eu deveria trocar ou não, os tuchos com 90 mil, jamais os trocarias sem ter defeito e o defeito dele é bem claro.

Já sei que vocês vão falar que para trocar tuchos, balancins e pastilhas não precisam tirar o cabeçote, só que o cabeçote com esta kilometragem já deixa passar óleo pelos retentores de válvulas e ele sim precisa ser feito e zerar a baixa de óleo que com 90 mil acredito que deva baixar uns 300 a 400 ML a cada 5 mil km.

Lembrem se, é quase quase que raro trocar a junta ta tampa da válvula e ele não vazar óleo, o correto para aguentar uns 6 anos é trocar a tampa com a junta.

Sds

Perfeito Almeidao!

Quando escrevi fazer troca de junta de cabeçote de forma preventiva e fazer troca de pastilhas, tuchos e balanças, tinha como principal finalidade diminuir a baixa do óleo, deixando assim o motor redondo, afinadinho.

Já sobre a junta da tampa de comando de válvula, existem várias ideias e controvérsias, sobre como estancar o vazamento. Uma que aplico no vectra, e colocar um filete bem fino de cola loctite na calha da tampa do 8v, e usar o torque certo.
Imagem

Vectra Elegance 2.0 08/08 Cinza Bluet
Vectra GLS 2.2 98/98 Cinza Breton

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Troca tucho e balancim

por Almeidão » 31 Dez 2016, 19:52

Sem duvida este loctite preto, super black ou outros como siloc faz ali virar uma borracha, só é meio complicado para tirar depois por isto prefiro trocar a tampa inteira que não é tão caro para um 8 v. Fazer o cabeçote é com certeza trazer o dinheiro de volta, isto porque ao queimar este pouquinho de óleo onde vai carbonizando tudo e de quebra deixando a sonda trabalhar errado desperdiçando gasolina é uma ótima ideia depois que passa dos 80 mil km.

Interessante é que quando o proprietário abre o motor com 80 mil km, vê borras de óleo nas válvulas onde acumula muito e vê os pistões todos pretos, já metem o pau na gasolina. Só que até uns 60 mil estava normal e começou a carbonizar ao passar óleo pelos retentores de válvulas e chegando aos 80 ou mais estará todo carbonizado. Muitos metem o pau na gasolina porque ainda não viram um motor a álcool aberto depois que começou a passar óleo.

Resumo geral, você disse tudo, ele fica bem afinadinho. Mas completo que muitos não sabem e para agregar valor o mecânico manda plainar o cabeçote, isto nunca deve ser feito, nunca deve ser autorizado. Na minha opinião se tiver que plainar, eu prefiro trocar por um novo.

Sds
Imagem

marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Marcelo Souza
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Troca tucho e balancim

por marcelo.souza2 » 05 Jan 2017, 08:11

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sem duvida este loctite preto, super black ou outros como siloc faz ali virar uma borracha, só é meio complicado para tirar depois por isto prefiro trocar a tampa inteira que não é tão caro para um 8 v. Fazer o cabeçote é com certeza trazer o dinheiro de volta, isto porque ao queimar este pouquinho de óleo onde vai carbonizando tudo e de quebra deixando a sonda trabalhar errado desperdiçando gasolina é uma ótima ideia depois que passa dos 80 mil km.

Interessante é que quando o proprietário abre o motor com 80 mil km, vê borras de óleo nas válvulas onde acumula muito e vê os pistões todos pretos, já metem o pau na gasolina. Só que até uns 60 mil estava normal e começou a carbonizar ao passar óleo pelos retentores de válvulas e chegando aos 80 ou mais estará todo carbonizado. Muitos metem o pau na gasolina porque ainda não viram um motor a álcool aberto depois que começou a passar óleo.

Resumo geral, você disse tudo, ele fica bem afinadinho. Mas completo que muitos não sabem e para agregar valor o mecânico manda plainar o cabeçote, isto nunca deve ser feito, nunca deve ser autorizado. Na minha opinião se tiver que plainar, eu prefiro trocar por um novo.

Sds

Bom dia grande almeidão,

Fiz a troca dos tuchos e balancins e realmente tinha um tucho descarregado, o barulho parou (da uma leve batida agora só na primeira partida do dia e cerca de 1min no max, antes eram 5min) notei que o carro ficou mais macio e forte, agora ando e subo em terceira lugares que ficava pedindo marcha e tinha de voltar pra segunda. Quanto a baixar oleo, meu carro não baixa, do mesmo jeito que deixo a vareta quando faço a troca a encontro apos os 5000km para a próxima troca. Fui na mecanica pra trocar e o mecanico me falou EXATAMENTE a mesma coisa que vc, fiquei pensanod AH É PORQUE É SEMANA DE ANO NOVO E O CARA NÃO QUER PEGAR TRAMPO e acabei trocando eu mesmo, comprei a chave da Halem de comprimir as molas da válvula e troca sem retirar o comando, troquei tb a junta da tampa de válvulas.......agora essa de fazer assentamento de valvulas eu não sabia...............

7 mensagens   •   Página 1 de 1