O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BÓleo demais pode fazer bater tucho?

8 mensagens   •   Página 1 de 1
leandro.casarolli-m.-de-souza
Member
Member
Nome Completo: Leandro Machado de Souza
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Óleo demais pode fazer bater tucho?

por leandro.casarolli-m.-de-souza » 14 Fev 2017, 20:40

Olá pessoal...

Tenho um Vcd ano 2000.

Ele nunca havia batido tuchos mas começou logo depois de uma troca de óleo.

Com o motor desligado já há um bom tempo, verifiquei o nível de óleo e estava um pouco acima do máximo.

Meu carro tem um pequeno vazamento e depois de algum tempo, o óleo baixou um pouco e os tuchos que antes batiam, pararam e nunca mais voltaram a bater.

Agora estou com medo de trocar o óleo novamente e colocarem demais e acabar voltando a acontecer.

O que pode ter ocasionado esse estranho sintoma?

O mais interessante é que batiam dois, as vezes até três tuchos e do nada, todos pararam e agora o motor está funcionando lisinho.

Já tem uns 6 meses que nunca mais bateu tucho e também não precisei colocar nem uma gota de óleo. O nível baixa com o vazamento, mas é muito pouco. Além disso, rodo pouco com este carro.

Abraços pessoal.

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member
Nome Completo: Gabriel
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2004

por Gabriel Abrahão » 14 Fev 2017, 20:52

Primeiramente, é melhor você sanar esse vazamento de óleo, pq dependendo pra onde está escorrendo óleo, pode 'danificar' outras peças. Como por exemplo, bucha da suspensão, coifa da homocinética e coisas assim.

Depois, o que é demais ou de menos, pode prejudicar o motor, principalmente o óleo, que lubrifica o motor. As vezes, pode ser até o óleo que você esteja utilizando, a viscosidade, não é a própria para o motor do seu carro.
Atual: Honda Civic LX 2003/2004 - Fotos

Ex: Ford Fiesta 2016/2017 - Fotos

Ex-Vectra CD 2003/2003 - Fotos

PINHEIROS LTDA
GL Member
GL Member
Nome Completo: Charles Coelho Pinheiro
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por PINHEIROS LTDA » 14 Fev 2017, 22:05

Amigo, o meu é gls 97 e uso óleo ac delco 20w50, e ocorre o mesmo problema, se eu deixar mais de 15 dias parado ao ligar também bate tucho.

Ai deixo o motor funcionando alguns minutos e esse barulho desaparece gradativamente ate funcionar uniforme. Depois que descobri essa "malandragem" nunca mais deixei ele desligado muito tempo, são 4 anos e so alegria.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 15 Fev 2017, 08:50, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
ABENÇOADOS TODOS AQUELES QUE ACREDITAM MESMO SEM VER!!!

Tiagomos1
Moderador
Moderador
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

por Tiagomos1 » 15 Fev 2017, 06:29

No caso do gls 97, bate porque fica muito tempo parado. Aí o motor fica sem óleo na parte de cima.

Já o problema relatado aqui, ocorre por dois fatos:
Pode ser porque estava com muito óleo, óleo em excesso pode danificar o motor mais do que pouco óleo.

Mas pode ser que ocorreu uma troca no óleo, as vezes você usava um 15w40 e foi colocado um 20w50 por exemplo.

Aí a mudança faz aparecer a batida,mas depois passa

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

leandro.casarolli-m.-de-souza
Member
Member
Nome Completo: Leandro Machado de Souza
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por leandro.casarolli-m.-de-souza » 15 Fev 2017, 13:19

Olá pessoal...

Beleza?

Então galera. O óleo utilizado é o mesmo informado no manual. Lembro que na época da troca, encontrei um tópico aqui, mas ninguém havia chegado à uma conclusão, sendo que me pareceu mais correto usar o óleo descrito no manual.

Este motor já foi parcialmente retificado, tem menos de dois anos.

Com relação ao vazamento. Já gastei uma grana e o bendito continua. Quando comprei o carro, fiz um rolo com o vendedor e ele pagou um reparo, mas o vazamento reapareceu tempo depois. Há uns 6 ou 7 meses, levei na mecânica e trocaram a junta da parte de baixo e mesmo assim, o vazamento continua.

Como é bem pequeno e agora não posso gastar, acabei deixando assim. Ele vaza apenas algumas poucas gotas.

Com relação aos tuchos, eles nunca mais bateram, nem mesmo quando o carro fica parado por uma semana. As vezes quando ligo, da umas 4 ou 5 batidinhas e para logo em seguida. Antes batia toda hora, mesmo depois de bastante tempo ligado.

Sabe o que suspeito. Que na hora da troca, o cara não esperou tempo suficiente para todo o óleo antigo escorrer e tascou óleo novo por cima. Pode ser, não é?

Ficou um pouco acima do máximo.

Li em algum lugar para colocar um pouco abaixo, algo como 4.3L. Isso é correto?

Meu medo é de trocar o óleo e voltar a bater tucho. O coisa chata que me incomodou por algum tempo.

Obrigado amigos.

Johnny Maronesi
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Jonatan Marönesi
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por Johnny Maronesi » 15 Fev 2017, 14:22

Blz Senhores!

Já alguns rodam pouco com o carro, adicionem o militec no óleo do motor pois o mesmo vai reduzir o atrito! é uma possibilidade de melhora e evitar falta de lubrificação. saca?

se liga nesse teste: https://www.youtube.com/watch?v=6-2e0YmuBPM

Espero ter ajudado!

vlew Abraços!
Imagem
Maronesi Custom
Cel: (11) 95454-0137
Tel: (11) 2364-8515
Site: http://jonatanmaronesi.wix.com/luthier

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member
Nome Completo: Gabriel
Fabricação/Modelo: 2003/2004

por Gabriel Abrahão » 15 Fev 2017, 16:24

As vezes, pode ter sido isso, o rapaz da troca de óleo, não ter esperado a lei da gravidade ter tirado todo o óleo do cárter. E as vezes, podia ter um óleo de uma viscosidade no motor e quando você fez a troca, colocou outra viscosidade. Mas creio eu, não tenha relação, pq tinha pouco óleo de uma viscosidade.

Você disse que foi feito parcialmente o motor também, o pessoal verificou as válvulas, quando foi aberto o motor ? As vezes, precisa ser substituída para evitar esse problema de barulho, as vezes a gente acha que é o óleo, mas na hora da retifica, passou despercebido isso. Quando tinha o Vectra CD e abriu o bico do terceiro cilindro, mandei para a retifica e o pessoal trocou todas as válvulas, mesmo estando boas, para evitar problemas no futuro e gasto de $$.

E andar com o óleo entre o nível minimo e o nível máximo, não tem problema, só não pode ficar abaixo do minimo e acima do máximo, como eu disse no outro post, as vezes, os extremos, pode dar problema.

leandro.casarolli-m.-de-souza escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal...

Beleza?

Então galera. O óleo utilizado é o mesmo informado no manual. Lembro que na época da troca, encontrei um tópico aqui, mas ninguém havia chegado à uma conclusão, sendo que me pareceu mais correto usar o óleo descrito no manual.

Com relação ao vazamento. Já gastei uma grana e o bendito continua. Quando comprei o carro, fiz um rolo com o vendedor e ele pagou um reparo, mas o vazamento reapareceu tempo depois. Há uns 6 ou 7 meses, levei na mecânica e trocaram a junta da parte de baixo e mesmo assim, o vazamento continua.

Como é bem pequeno e agora não posso gastar, acabei deixando assim. Ele vaza apenas algumas poucas gotas.

Com relação aos tuchos, eles nunca mais bateram, nem mesmo quando o carro fica parado por uma semana. As vezes quando ligo, da umas 4 ou 5 batidinhas e para logo em seguida. Antes batia toda hora, mesmo depois de bastante tempo ligado.

Sabe o que suspeito. Que na hora da troca, o cara não esperou tempo suficiente para todo o óleo antigo escorrer e tascou óleo novo por cima. Pode ser, não é?

Meu medo é de trocar o óleo e voltar a bater tucho. O coisa chata que me incomodou por algum tempo.

Obrigado amigos.

O Militec -1, é condicionador de metal(is), que reduz o atrito entre as peças no motor do carro, para quem acredita, vale o investimento. No meu carro atual, no New Fiesta, já coloquei duas vezes, quando comprei o carro, e quando fiz a revisão mês passado. Mas sempre é bom verificar com o motor frio, o nível de óleo, para evitar problemas.

Johnny Maronesi escreveu:Fuente del Mensaje Blz Senhores!

Já alguns rodam pouco com o carro, adicionem o militec no óleo do motor pois o mesmo vai reduzir o atrito! é uma possibilidade de melhora e evitar falta de lubrificação. saca?

Espero ter ajudado!

vlew Abraços!
Atual: Honda Civic LX 2003/2004 - Fotos

Ex: Ford Fiesta 2016/2017 - Fotos

Ex-Vectra CD 2003/2003 - Fotos

Johnny Maronesi
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Jonatan Marönesi
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por Johnny Maronesi » 16 Fev 2017, 11:34

Gabriel Abrahão escreveu:Fuente del Mensaje As vezes, pode ter sido isso, o rapaz da troca de óleo, não ter esperado a lei da gravidade ter tirado todo o óleo do cárter. E as vezes, podia ter um óleo de uma viscosidade no motor e quando você fez a troca, colocou outra viscosidade. Mas creio eu, não tenha relação, pq tinha pouco óleo de uma viscosidade.

Você disse que foi feito parcialmente o motor também, o pessoal verificou as válvulas, quando foi aberto o motor ? As vezes, precisa ser substituída para evitar esse problema de barulho, as vezes a gente acha que é o óleo, mas na hora da retifica, passou despercebido isso. Quando tinha o Vectra CD e abriu o bico do terceiro cilindro, mandei para a retifica e o pessoal trocou todas as válvulas, mesmo estando boas, para evitar problemas no futuro e gasto de $$.

E andar com o óleo entre o nível minimo e o nível máximo, não tem problema, só não pode ficar abaixo do minimo e acima do máximo, como eu disse no outro post, as vezes, os extremos, pode dar problema.

leandro.casarolli-m.-de-souza escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal...

Beleza?

Obrigado amigos.

O Militec -1, é condicionador de metal(is), que reduz o atrito entre as peças no motor do carro, para quem acredita, vale o investimento. No meu carro atual, no New Fiesta, já coloquei duas vezes, quando comprei o carro, e quando fiz a revisão mês passado. Mas sempre é bom verificar com o motor frio, o nível de óleo, para evitar problemas.

Johnny Maronesi escreveu:Fuente del Mensaje Blz Senhores!

Espero ter ajudado!

vlew Abraços!

Isso mesmo Gabriel!!! concordo com a verificação - "Mas sempre é bom verificar com o motor frio"!!!
Imagem
Maronesi Custom
Cel: (11) 95454-0137
Tel: (11) 2364-8515
Site: http://jonatanmaronesi.wix.com/luthier

8 mensagens   •   Página 1 de 1