O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTroca de óleo - bujão Nefroil

31 mensagens
  • 1
  • 2
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Troca de óleo - bujão Nefroil

por Almeidão » 18 Mai 2015, 09:26

Mantenedor escreveu:Sim concordo ! Mas em nenhum momento eu completos o nivel do óleo ! Eu o almeidão queremos saber o porque o come come do meu motor ingeriu quase 5 litros de óleo .
Acho que eu comi bola pedi que coloca se apenas 4 litros que depois eu colocaria + 1/2 de aditivo .
Por que eu já usava com a outra marca e por sugestão do preparador usar a cada troca de 3 mil km.Imagem

Falar igual ao Almeidão :

Mata a cobra e mostra o Pau!!!

Rsrsrsr

Mantenedor/VCD/2.0/16V.

Olhando a foto e tendo a certeza que a vareta é original veja bem, eu não tenho certeza, imaginamos que seja e sendo assim considero este como melhor máximo de óleo em uma vareta, o resto seria daí para baixo. Este espaço de medida da vareta é um litro de óleo e não quer dizer que abaixo disto seu carro irá já bater o Motor, claro que não e com certeza com 3 litros ele ainda funciona bem, óbvio que alteraria a temperatura, mas nada de espantar. Tendo em conta a foto que vejo, onde está o nivel desta vareta se voce levar em um posto já dirão que cabe meio litro e devido a formação do carter por esta marca o máximo que cabe ai seria uns 60 a 100ML para menos. Sem contar que quando a vareta é nova ela é reta e com o tempo ela se curva como o tubo guia e isto fará uma mudança no nível para menos, marca menos do que tem. Bem, reforço que com este nível eu consideraria sempre ai como o máximo, e assim faço com mo meu.
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Mantenedor » 18 Mai 2015, 10:28

Bom dia Almeidão , estou acompanhando bem de perto , ontem fiz uma pré limpeza da tbi com car 80. Hoje pela manhã o motor se apresentou mais esperto e nas retomadas pude perceber que bicos injetores limpeza da tbi e filtro de ar lavado, elevam muito bem o desempenho do meu motor.

Obrigadoo

Abs

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 18 Mai 2015, 12:00

Mantenedor escreveu:Bom dia Almeidão , estou acompanhando bem de perto , ontem fiz uma pré limpeza da tbi com car 80. Hoje pela manhã o motor se apresentou mais esperto e nas retomadas pude perceber que bicos injetores limpeza da tbi e filtro de ar lavado, elevam muito bem o desempenho do meu motor.

Obrigadoo

Abs

Mantenedor/VCD/2.0/16V.

Eu já faria melhor, comprava as juntas da ponta da TBI, são duas uma dela e outra do atuador de marcha lenta e tirava ela fora. Soltava o posicionador da borboleta e dava uma verdadeira geral nesta ponta com ela nas mãos, limpava com gasolina, óleo de freio e um bom pincel, ajustava a borboleta depois de limpa. Ai sim voce iria realmente sentir a diferença. Esta ponta deve ser limpa pelo menos uma vez ao ano.
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 18 Mai 2015, 12:19

Então , o mecânica fez isto a uns 3 meses atrás quando levei o carro para ele inspecionar a troca do radiador que fiz , se lembra da correria para encontrar o radiador correto? E tem outra meu sistema não utiliza atuador de marcha lenta ! Por isto que não preocupo em fazer aquela limpeza na maioria das vezes.
Se bem que uma geral ali cairia muito bem , vou estudar a possibilidade de fazer só para ter uma ideia do que vou encontrar ali.
Eu sei que existe um furo calibrador de 0.5 mm na TBI que mantém o sistema Sempre regulado com marcha lenta na cada de 700 a 950 RPM .
Quando o motor sofre alguma carga ( AC. - Girar o volante todo até o fim do curso - TBI suja - que faz com que a rotação desça a 650 RPM aproximadamente , se abre uma válvula de compensação de ar admitido que faz com que a rotação do motor suba e se estabilize!
Igual aos motores originais , mas sem o atuador , entendeu ou compliquei? !
Um videozinho iria mostrar melhor!

ABS.

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Bacholsky
Organizador
Organizador
Nome Completo: Richard Guimarães Bacholsky
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

por Bacholsky » 01 Ago 2015, 09:13

Ressuscitando aqui o tópico. Eu uso um parafuso desse com imã. Sendo que meu imã é maior e o parafuso coube sem adaptações. Meu carro está com 205100 e tenho usado o shell helix 5w40 100% Sintético. Tive um problema com uma marca diabo de óleo (MX SUPRA).O óleo se dizia semi sintético 15w 40. Coloquei ele uma única vez em janeiro desse ano, troquei em maio com cerca de 5000 km rodados e o bixo formou borra. Coloquei o 5w40. No dia 18 de julho a luz do óleo ficou piscando na lenta. Andei até meu destino e desliguei o vectra. Quando liguei a luz já não acendeu mais. Sendo que no dia 20 levei meu filhote pra limpar o cárter, sobre cárter defletor, pescador (que não conseguiram remover). Limparam tudo, jatearam o pescador com solvente (fiquei cabreiro com isso) troquei as juntas que já tinha em casa e coloquei o Helix 5w40 novamente. Óleo que na rodado cerca de 2800 km. Lembrando que o parafuso magnético (vulgo filtro magnético) coloquei na primeira vez que tirei esse óleo Mx Supra e coloquei o Helix 5w40 pela primeira vez e quando limpei o cárter o parafuso magnético atraiu bastante coisa.
Imagem

Fespr
Member
Member
Nome Completo: Felipe Sprandel
Estado: Rio Grande do Sul
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Fespr » 01 Ago 2015, 14:49

So para enriquecer o topico.
Tenho o Vecao a 20 mil km estava usando sempre acdelco 20w50........a 1mil km coloquei o Pentolub 10w40 que é 100% sintetico!
Ele nao batia nd no motor nao fumava nem cunsumia oleo em excesso......e assim permaneçe...apenas sinto ele mais solto e consumindo um pouco menos de oleo e combustivel.
Estou super satisfeito e pretendo continuar com este oleo pois aqui no sul faz um frio bacana no inverno e cai bem esse lubrificante.
Entao para quem pretende esperimentar .se o motor estiver em dia nao vejo problema em um 10w40sintetico.......mas cuidado....trocar o filtro e esgotar bem o oleo!

Fábio Brito
Member
Member
Nome Completo: Fábio Luiz de Brito
Estado: Rio de Janeiro

Troca de óleo - bujão Nefroil

por Fábio Brito » 20 Mar 2017, 15:28

Olá camaradas.
No último final de semana levei o meu Vectra 98(2.0 8v) pra troca de óleo e filtro, usei o mineral 20w50 SL; o mecânico retirou o óleo normalmente polo bojão do cárter, e por mais de 15 minutos ficou aberto escorrendo até a última gota.
Colocou aproximadamente 4,4 litros, serviço feito, motor ainda mais macio por conta do óleo novo, tudo certo.
Já em casa com o motor frio puxei a vareta de óleo e estava marcando bem acima do nível máximo, como sei que andar com óleo acima do limite é prejudicial, providenciei uma seringa e um tubo flexível e, pelo canal da vareta, retirei 200ml, e mesmo assim ainda esta marcando acima do nível.
Pelo manual, para carter e filtro são 4,5 litros, e pelos meus cálculos o carro agora esta com 4,2 litros, não sei o que fazer, se retiro mais, troco a vareta, Quem já possou por isso, o que fez? Agradeço a qualquer ajuda.
Fabio Brito
Vectra GLS 2.0 8v 1998

Vek22
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Philipi
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por Vek22 » 20 Mar 2017, 15:45

O carro estava em local plano?
Vectra C o l l e c t i o n 2.0 M.P.F.I

Fábio Brito
Member
Member

por Fábio Brito » 20 Mar 2017, 16:03

Sim, estava em local plano.
Fabio Brito
Vectra GLS 2.0 8v 1998

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 21 Mar 2017, 10:45

Deixa eu lhe perguntar o nível de água do reservatório de arrefecimento está normal?

Mantenedor/VCD/2.0/16t
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Fábio Brito
Member
Member