por Almeidão »
16 Dez 2016, 09:05
Não, o 15W40 ou 20W50 o motor se comporta melhor do que os bem mais finos tipo 5W30 ou outro parecido.
Explico melhor para que não haja um desacordo tão grande, há uma possibilidade que o motor do seu carro aceite melhor o 5W30 que o motor do carro do X-man, sendo que os dois são os mesmos tipo de motor, isto depende da sorte de cada um de como o motor foi usado, como foi a temperatura dele durante vida dele até hoje etc. Não quer dizer que não podemos usar o sintético, mas cabe ao proprietário, colocar um digamos 5W30 e ele ter a percepção que não deu certo e voltar para o que está no manual que são as duas opções que temos, podendo ser uma ou outra e cabe também a ele a saber sentir qual dos dois será o melhor. Quando um carro é comprado e apresenta este problema de tuchos pela manhã, a primeira coisa a fazer é trocar o óleo e usar um destes dois e checar se vai parar ou não, só assim saberão se o problema está no óleo ou não, e se levar em um mecânico que já está louco por algo, ele vai mandar abrir o motor e depois coloca o óleo certo e bingo, acabou o problema por que o mecânico é muito bom. Nada disto, é muito ruim, talvez era só convencer a trocar o óleo.
Outro grande problema é começar usar um sintético fino só porque é sintético, e não perceber de imediato o problema e depois ficar tentando uma solução, mas continua com o sintético que neste caso foi ele o causador do problema mas é a Deusa dos olhos. Mania de querer algo diferente sem saber se é ou não prejudicial, afinal o mineral não é ruim, nunca foi ruim.
No meu carro funciona melhor o 20W50, sendo que as vezes uso o 15W40, ou seja, na próxima troca será 15W40. Faço duas trocas de 20W50 e uma de 15W40.
Sintético bom para o meu carro foi o óleo de caixa, melhorou muito quando coloquei este óleo, mas no motor foi um desastre usar 5W30. Funcionando todos os dias não vi diferença durante uns 15 dias, porem ao parar ele no Aeroporto por uns dias, quando voltei pensei que iria quebrar tudo porque não tinha um tucho cheio.
Concordo também que o Vectra gira pesado, bem o motor é pesado e ele não injeta ao virar a chave(*), neste caso a bomba de gasolina e os bicos começam a funcionar depois de girar o motor e assim injetará depois de muitos carros, com certeza uma volta inteira sempre será dado a mais. Um óleo mais fino pode ajudar na partida, mas um motor não vive só de partidas.
Será que vale a pena? Será que quem usa estes óleos mais finos nos nossos carros que não foi preparado para eles não estão enganando se? Sim, tenho muita duvida nestes óleos finos demais para o motor do meu carro que veio para usar um óleo mais grosso.
(*)Vectra B não injeta ao virar a chave, somente ao dar a partida, bem quase todos são assim, apesar que eu nunca vi um que injeta antes, se existir com certeza seria os últimos anos de fabricação.