por Almeidão »
26 Mai 2017, 21:58
A junta não queima sem ter um problema, o que um bom mecânico deve saber é como a temperatura do véctra é quando ele está perfeito e infeliz\mente eles não sabem. Ao trocar a junta ele deveria saber que ela não queima sem ter tido um motivo para ela queimar, neste caso ele troca as junta e o problema continua porque ele não acertou o problema e só trocou a junta. Há várias informações por aqui no forum que a temperatura do Vectra em estradas livres sem ar condicionado ligado não passa de 82º no painel e na cidade ela ao chegar nos 90 que é o meio, ela tem que voltar perto dos 82, isto todas as vezes. Temperatura acima disto vai ovalizar pistões e diminuir a vida útil do motor, se tiver algo que não estraga ele será totalmente desprotegido.
O que pode está acontecendo?
1 - Válvula termostática estragada ou com o grau errada - A correta é MTE-211-82, este é o refil, não precisa trocar o bico de saída se ele tiver bom.
2 - Cebolão do radiador o correto é: MTE 760 ou MTE 763, se usar outro os problemas aparecem
3 - Radiador tapado - Neste caso só comprando outro - quando eu digo tapado é porque ele não entope, ele tapa por zinabre.
3 - algum local vazando água e não foi detectado - Veja ai se durante o dia não há perca de água no reservatório.
4 - Bomba d'água - Se o motor foi feito, o mecânico tem por obrigação trocar ela, checa se isto foi feito.
5 - não confie no que os mecânicos lhe diz sobre a temperatura ser normal, o normal e esta que informei acima, estrada sem ar ligado, 82º em linha reta e livre. Não confie quando dizem que o radiador não esteja entupido, eles não sabem a vazão correta de um novo e um que esteja 15% entupido já está ruim e mesmo assim passa água e lembrando que radiador do Vectra é de palheta e não de tubo como alguns chineses. Não use aditivo que vendem por ai, principalmente os que eles querem vender, principalmente o radiex e outros com o nome parecido.
Sobre junta mais resistente, nem sei se existe, não posso afirmar que a de metal seja mais resistente, a não ser para armazenar que ela com certeza durará mais tempo, mas digamos que seja. Neste caso uma junta normal queima para defender seu motor, uma que não queima não o defenderá nunca. O correto é ter a temperatura como ele sai de fábrica que é a informada acima e usar sempre um aditivo correto que já informei várias vezes aqui para manter o radiador sem a oxidação a qual vai acontecer sem o uso dele.
