Jasonjf escreveu:Vectraelitetop escreveu:Fuente del Mensaje rafaelgoncalves45 escreveu:Boa tarde Pessoal,
Sou novo por aqui, comprei recentemente um vectra expression 2007/2008 2.0 8v com 140.000km, o dono antigo usava o óleo 15w40, ja pesquisei bastante na internet e, alguns dizem para usar o 5w30 independente da km, outros ja dizem para usar o 20w50.
Eis a pergunta...
Qual óleo realmente devo usar? Digam suas experiências!
Desde já agradeço!
Seu modelo deve ser usado 5w30 ou 5w40, independente da quilometragem. Sintético ou semi-sintético, mais também não tem problemas em usar o 15w40, no manual não tem informação, mais não vai gerar danos ao motor, o 15 significa, falando no modo numeral, a viscosidade do óleo na fase fria, o W vem de Winter, ou seja, partida a frio.
Após desligar o motor do seu carro o óleo começa a deslocar para o cárter, após horas praticamente todo óleo vai estar acumulado no cárter, na próxima partida com o motor frio, esse óleo precisa subir para o cabeçote e todos os locais para gerar a lubrificação desses componentes.
Um óleo 15 vai demorar mais para chegar chegar em todos os componentes necessários de lubrificação que o 5, consequentemente pode gerar maior desgaste do motor, sabendo que até 75% do desgaste do motor acontece na fase fria.
Então o melhor seria usar o 5, para lubrificar mais rápido todos os componentes internos do motor.
O 30 ou 40 é a viscosidade na fase quente, ambos vão te servir adequadamente, eu procuro usar o 30 pois como ele é menos viscoso que o 40, gera menos "atrito", assim pode gerar menos emissões e ter o consumo levemente melhor.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Estou seguindo essa linha de raciocínio.
Coloquei um óleo Castrol 5W40, e devo seguir assim de agora em diante, espero ter bons resultados e proteger bem o motor.
Vlw!
Da castrol uso no VW gol que faz campanha na garagem com o vectra, ano 1994, com o motor CHT 1.6, tem um trabalho de aumento de potência nele e optei por atualizar o óleo dele para o 10w40 semi sintético da castrol da linha magnatec.
Para o vectra o certo seria utilizar um que respeita à norma dexos1, pelo que pesquisei do castrol magnatec 5w40, não tem a norma, fica de olho no nível do óleo pra ver se ele se mantém correto.
No vectra utilizava o YPF 5w30, na embalagem diz que pode ser utilizado como reposição original GM, agora tô na 3 troca com o mobil 5w30 que já atende a norma dexos1, até onde conheço, que atende a norma é o original, mobil, YPF, havoline.
Utilizar o castrol não vai trazer danos, mais eu particularmente prefiro utilizar o que tem a norma especifica, lembrando que não sei se o castrol atende essa norma.
No mais, se quer manter o motor protegido é só seguir à risca a troca do óleo, 5000km ou 6 meses, aquele que ocorrer primeiro.
Se o seu uso é normal, ou seja, utiliza o carro todos os dias para trajetos mais longos que mantém rotações mais estáveis por mais tempo, pode ser trocado em períodos de 10.000km.
Se o seu uso é severo, ou seja, distâncias mais curtas, onde o motor não chega em sua temperatura normal de funcionamento antes de desligar, se pega muito trânsito, troca com 5000km.
Eu em particular sempre troco com 5000km independente do uso, óleo + filtro, ano passado fiz um total de 5 trocas.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk