Decidi pesquisar sobre o assunto. Infelizmente, há poucas informações técnicas sobre teto solar do Vectra. Acabei aventurando em experiências de colegas, idas à sucata e ideias na cabeça. Em uma dessas idas, me deparei com um Elite 2005/2006 que estava praticamente só o chassi, entretanto o teto estava completo e sem vestígios de reparo. Paguei mil reais no conjunto. Como fora cortado na metade das colunas, tudo o que eu precisava para adaptar estava nele. Forro do teto, folha externa, conjunto do teto solar, chicotes, plafonier dianteiro e traseiro, ultrassom do alarme, alças de apoio, quebra sol com iluminação e demais presilhas e encaixes. Então além do teto solar, o meu Expression acabou ganhando outros upgrades.
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Com as peças na mão, comecei a estudar a estrutura do teto solar em si. A estrutura onde aloja o vidro, cortina e motor fica fixada na própria folha do teto. Diante disso, planejei a mudança somente da folha do teto, sem precisar modificar colunas ou barras estruturais do veículo, assim não afetando a segurança do veículo, prezando pela máxima originalidade possível. Basicamente a modificação consiste na remoção da folha de teto original, instalar a folha com suporte ao teto solar, instalar a máquina com seus periféricos e interligar o chicote elétrico.Como retirei o teto de uma sucata, é natural que ele venha sujo. Ao desmontar o teto para analisar a estrutura, acabei lavando tudo que precisou. Após lavar, dei a atenção ao teto solar em si. Por se tratar de uma máquina retirada de um exemplar 2005/2006 e ter ficado desativada por alguns anos, fiz uma limpeza caprichada e lubrifiquei o que precisava.
Antes de testar o funcionamento, fiz diversas anotações de como o chicote vai ser interligado. No próprio site da Chevrolet, encontrei o índice de diagramas elétricos, o qual fala sobre todos os chicotes do veículo até 2008. Usei também como referência um Vectra Elegance 2009/2010 de um amigo para confirmar as informações contidas no índice.
Hora da desmontagem. Será necessária a remoção de todos os acabamentos das colunas para cima, sendo recomendada a remoção dos bancos. Removi somente o banco traseiro, pois os dianteiros estavam interligados ao sistema Airbag, portanto optei em deixa-los para evitar problemas. Necessita remover também o para-brisa e vigia traseira.
Após ter removido o que pude em casa, o carro foi levado à oficina. Após a retirada dos vidros, começou a remoção da folha do teto solar da estrutura original da sucata. A folha foi removida retirando os pontos de solda originais. Para isso, o funileiro cortou a coluna do teto para que pudesse ter acesso às bordas laterais da folha a ser removida, sem que danificasse a mesma.
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Retirados dos vidros, começou o processo de remoção da folha de teto antiga. O funileiro começou com um corte na folha para as extremidades, evitando alterar ou danificar as colunas estruturais do veículo.
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Após a remoção da folha antiga, foram retirados os pontos de solda que ficaram para que a superfície pudesse ser preparada para o alinhamento da nova folha. Depois de alinhar, foram recolocados os vidros para que pudesse fazer a medição para confirmar a perfeita instalação da folha. Feito a conferência, a folha nova foi soldada ao carro utilizando as marcas da solda antiga e cravos que fixam os grampos do trilho do teto. Vale ressaltar que não houve dificuldade por se tratar de uma instalação em um veículo idêntico.
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Depois do alinhamento da nova folha com a carroceria e vidros, começou o processo de montagem. Foi utilizada a Solda MIG MAG no processo.
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A nova folha depois de instalada teve suas extremidades vedadas com massa plástica KPO. Após a secagem da massa, o carro foi preparado para receber a nova pintura.
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Com a estrutura pronta, instalei a máquina para testar o funcionamento no local. São 16 parafusos de 8 mm que fixam a máquina da folha. Optei por passar os drenos após a instalação da máquina. Foi necessária a remoção das portas dianteiras para instalar a parte externa do dreno que desce pelas colunas A. Nas colunas C, os drenos descem até o assoalho, necessitando remover uma pequena tampa de borracha de cada lado para passar os drenos até embaixo do veículo.
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Após 3 dias na funilaria, a parte de estrutura da adaptação está concluída, faltando a instalação elétrica e montagem. Atualmente o projeto não encontra-se 100%, portanto quando tiver irei postar as etapas da parte elétrica e montagem. Agradeço quem tenha lido até aqui. Críticas e principalmente sugestões são bem vindas.