Não queria jogar dinheiro fora com essas tampas aje e de alumínio pois confiei nos comentários sobre a eficiência que é péssima, encontrei aqui na minha cidade na concessionária por R$ 1.600,00 uma tampa nova com junta original, mas não, tenho outras prioridades no momento.
Foi quando pesquisando encontrei um vídeo onde o cara passa uma dica, pensei, perdido por perdido vou tentar, e deu certo! Não consegui fazer muitas fotos pois na verdade não tinha colocado fé que ia dar certo, por várias vezes pensei em desistir já imaginado que só piorei a situação, mas vou tentar explicar, você vai precisar de:
- Furadeira ou mini retífica
- Pedras abrasivas para desbaste com suporte para furadeira
- SIlicone de alta temperatura
- 1 Junta nova
Comece retirando a tampa de válvulas e dando um trato, lave bem com querosene ou descarbonizante, aproveite e limpe bem o respiro para evitar muita pressão dentro da tampa, deixe as canaletas da junta livres de qualquer sujeira, restos de silicone e óleo, finalize com sabão ou desengraxante.
Coloque a tampa virada sobre uma mesa com alguma proteção pra não riscar, pois vc passará algumas horas esfregando ela e evidentemente irá riscar. O processo é simples, note que em cada um dos 10 parafusos possui uma bucha creio eu que de bronze, ela que limita o aperto do parafuso e determina ate que ponto a tampa encosta no motor, nela que vamos trabalhar. Pegue um desbaste ligado em uma furadeira ou mini retifica e desbaste essa bucha até chegar no mesmo nível do plástico da tampa conforme a foto abaixo:



Feito isso vamos ao segundo passo, como disse acima não tinha colocado muita fé no negócio portanto não tenho mais fotos, mas fiz uma representação por desenho, o fato é que a área de encosto da tampa de cada 1 dos 10 furos tem o formato quadrado e não redondo como as bordas das buchas, portanto precisamos moldar essas bordas tbm para que encaixem corretamente e façam com que a tampa ceda ao apertar os parafusos:


Faça em todos os 10 furos, terão partes que achará impossível de desbastar, basta você nessa hora lembrar do preço de uma tampa original que simplesmente na mesma hora você verá que sim, é possível desbastar todos. Mas cuidado, desbaste o plastico no mesmo nível que ficou a bucha de bronze, não afunde alem ou poderá fazer essa bucha desfundir do plástico, aí pode jogar sua tampa fora.
Concluindo, se notar na teoria (e prática), com isso fazemos com que a tampa ceda mais no aperto, ou seja, ela abaixando mais dará mais pressão sobre a junta e suprirá a parte que está empenada compensando a folga.
Agora limpe bem e tampa e tire todo resíduo de retífica que ficou, em volta de cada furo faça um cordão de silicone de aproximadamente 3 milímetros simulando um anel de vedação (não poderá mais usar os de borracha) deixe secar por uns 15 minutos (ou o tempo que tiver nas instruções do silicone), vá até o motor e coloque um pingo de silicone em cada quina de meia lua que tiver, inclusive na meia lua da junta, mas apenas nas quinas e pouca coisa, monte a junta na tampa devidamente limpa e seca deixando bem encaixada SEM nada de silicone nela, exceto as meia luas. Coloque no lugar cuidadosamente para junta não se soltar da tampa e não danificar os cordões de silicone, coloque os parafusos e vá apertando de forma espiral sentido horário, conforme manda o manual, apenas encoste cada parafuso e vá repetindo a sequência de pouco em pouco, não aperte até sangrar, tenha a mão leve, lembre-se, não tem mais bucha limitadora, um aperto muito forte e vc trinca a tampa no meio. Aperte a té sentir firmeza. Aguarde pelo menos 5 horas pra ligar o motor para o silicone dar a cura final.
Enfim, já tem 3 semanas que fiz, andei 1000km aproximadamente com o carro e está tudo limpo, sem vazamento algum tanto externo quanto nos alojamento de velas. Mas é por sua conta e risco, seja cuidadoso que dará certo também.
Uma observação muito importante, veja se o respiro que vai pro coletor não está entupido, pois se tiver irá gerar muita pressão dentro da tampa, e talvez não seja tão eficiente o serviço, pois pressão tem que sair por algum lugar e uma junta de borracha não é páreo para isso kkkk. Vou deixar uma dica de como ver se está entupido:

- Desengate a mangueira mais fina que vai engatada na tampa de válvulas, dê a partida no motor e deixe em marcha lenta, vá até a mangueira e coloque o dedo na ponta, note se o seu dedo é sugado, fique tranquilo, seu braço não será sugado pelo motor, se notar que está sugando a ponta do dedo ótimo, bom sinal, significa que a válvula pcv está desobstruída, caso não sugue vc precisa desobstruir, para isso desmonte o corpo de borboletas e com uma agulha e o auxílio de descarbonizante por dentro tente liberar a passagem, é um furo bem fininho mesmo, coisa de 1mm, com paciência consegue, caso não consiga só trocando a válvula, eu já adianto, tão rara quanto a tampa de válvulas.


Depois de certificar que está totalmente livre, monte tudo e diga adeus aos vazamentos de óleo tanto na tampa quanto na tbi. Boa sorte