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Vectra ASubstituir o catalisar por um abafador

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todiboa
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Substituir o catalisar por um abafador

por todiboa » 12 Jun 2018, 08:52

Pessoal, bom dia.

O catalisador de meu VCDA está só o casco e agora o casco tem um furo que fez o barulho aumentar. Estive lendo muito sobre o assunto e vi que devido a falta do catalisador a sonda não trabalha corretamente fazendo com que o carro consuma mais e tenha perda de potencia em alguns regimes de rotações. Sinto que meu VCDA e muito lento para pegar torque, ou seja, até que o RPM chegue a 2.500 giros ele é lento se comparado com outros carros da mesma época/potência.

Pensei em trocar o catalisador por um novo original ou similar ao original, porém, o valor em minha cidade parte de 950 reais iviavel.

Pesquisando no google vi que existe um abafador substituto do catalisador, que na verdade é apenas um abafador imitando o catalisador. Dessa maneira penso que posso ter a pressão necessária no escape fazendo com que sonda faça uma leitura mais correta dos gases e assim eu ganhe ou melhor volte a ter o mesmo rendimento de quando ele tinha com catalisador e assim a autonomia dele aumente.

Gostaria de saber opnião de vocês sobre o assunto. Eu sei que serei criticado por não querer colocar um catalisador novo, porém, não tenho condições de gastar um valor muito alto nessa peça.

Alguém poderia me tirar essa duvida?

Obrigado.

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Ju_Bueno
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Substituir o catalisar por um abafador

por Ju_Bueno » 12 Jun 2018, 09:55

JULIANO -
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Substituir o catalisar por um abafador

por Almeidão » 12 Jun 2018, 12:29

Opções tem bastante. Eu uso este e ficou perfeito, fiz uma adaptação que eu troco ele com parafusos, sem soldar. Eu posso comprar um hoje e minutos depois está no lugar. Não é o do Vectra, mas fiz um teste e deu certo mantendo o carro como deve ser e já faz mais de 5 anos que tenho ele. O meu está em um Vectra B 2.0.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -so-mi-_JM
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todiboa
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Substituir o catalisar por um abafador

por todiboa » 12 Jun 2018, 12:48

Juliano e Almeida não descartei essas opções, porém como eu não conheço ninguém que fez isso e funcionou eu optei por tirar e colocar abafador no lugar.

Vi em muitas pesquisas na internet e inclusive no mercado livre que pessoas que compraram esses catalizadores paralelos e não durou nem 1 ano. Dessa forma voltando a ter os mesmos incômodos de antes.

Almeidão, não sei como é o catalizador do Vectra B, mas do Vectra A é este da imagem:
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Vocês sabem me dizer se consigo usar um catalisador que é redondo no lugar do meu que é este aí de cima? Quanto fica em média o valor para fazer a adaptação?

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Substituir o catalisar por um abafador

por Adalberto.jr » 12 Jun 2018, 13:45

Todiboa, uso esse catalisador da Manbrape a 2 anos, e está perfeito!
Meu carro tinha ruído de uno velho, após a troca, voltou a ser um vectra rsrs
Realmente com o uso do catalisador, percebi um melhor funcionamento, então super recomendo.
Detalhe, ao soldar o catalisador, aproveitei e troquei o escapamento intermediário e final. Ficou padrão!

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Substituir o catalisar por um abafador

por todiboa » 12 Jun 2018, 14:46

Olá Adalberto.

Seu Vectra é a versão A? Você está usando um catalisador original ou os paralelos que tem por aí?

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Substituir o catalisar por um abafador

por Adalberto.jr » 12 Jun 2018, 19:36

Todiboa, meu vectra é o A 1995, e uso catalisador paralelo da Manbrape, com 1 ano de garantia. No meu caso, não tenho do que reclamar.

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Substituir o catalisar por um abafador

por Almeidão » 13 Jun 2018, 07:33

todiboa escreveu:Fuente del Mensaje Juliano e Almeida não descartei essas opções, porém como eu não conheço ninguém que fez isso e funcionou eu optei por tirar e colocar abafador no lugar.

Vi em muitas pesquisas na internet e inclusive no mercado livre que pessoas que compraram esses catalizadores paralelos e não durou nem 1 ano. Dessa forma voltando a ter os mesmos incômodos de antes.

Almeidão, não sei como é o catalizador do Vectra B, mas do Vectra A é este da imagem:
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Vocês sabem me dizer se consigo usar um catalisador que é redondo no lugar do meu que é este aí de cima? Quanto fica em média o valor para fazer a adaptação?


Vectra B também é achatado assim, e eu coloquei o do gol 1,8 redondo. Tive a sorte de comprar completo com descarda e tudo em um desmanche e a peça era nova e original. Desmontei tudo e ao cortar o meu que era soldado na frente, eu cortei um pedaço da peça que ele é parafusado e soldei no meu. Em um resumo final, ele hoje é parafusado e se eu quiser trocar basta comprar um novo, mas ele está muito bom e funcionando bem.

No seu caso, eu compraria sim um destes do ML, e com certeza não ficaria caro para colocar no seu carro, eu não acredito que alguém cobre mais que 100 reais para fazer isto em um local que mexe com escapamento e se você achar esta peça neste local, eles colocam grátis. Eu não colocaria um abafador o qual não sabemos o que tem dentro e nem deixaria sem nada para não ficar este Ruido de Fiat Uno.
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todiboa
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Substituir o catalisar por um abafador

por todiboa » 13 Jun 2018, 08:06

Almeidão, então posso comprar o catalisador deste anuncio?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -99-08-_JM

Então posso confiar um deste redondo pode ser adaptado sem problemas no meu VCDA?

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Substituir o catalisar por um abafador

por chirola » 13 Jun 2018, 18:58

nao tem problema encuanto ao formato do catalizador se tiver o mesmo fluxo de ar que o original . a leitura da sonda lambda se ve afeta se ela esteber depois do catalizador
o como en alguns ford ou toyota que tem duas lambda uma antes e uma depois do catalizador tornando inviabel a retirada do mesmo no caso do vectra a noa sei a poscisao da sonda mais se ela estever antes do catalizador nao teria pq modificar a leitura da sonda. no meu vcd o catalizador fiz sumir e nao gasta mais nao asende luz de chek nao modifico nada alem do barulho. se o seu catalizador ta oco e o mesmo que nao ter entao a retirada dele nao influenciaria en nada

todiboa
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Substituir o catalisar por um abafador

por todiboa » 13 Jun 2018, 19:18

Chirola, desculpe mas isso que você ta falando vai contra muitos testes já feitos por varios pesquisadores sobre o assunto. No meu a sonda é antes do catalisador e só tem uma e pode ser afetada a leita sim porque com o catalisador oco não tem pressão necessária para uma leitura correta e assim podendo fazer com que a leitura não seja tão precisa quanto um catalisador em ordem.

Vou continuar pesquisando sobre o assunto até me decidir, pois como alguns já aqui do fórum já usaram um desses alternativos paralelos sem problemas, acredito que posso então adaptar um desses do mercado livre.

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chirola
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Substituir o catalisar por um abafador

por chirola » 14 Jun 2018, 13:39

da uma olhada na cuantidade de fluxo que permite o catalizador que for colocar para que nao obstrua mais do nesesario pq vc estaria na mesma obstroido de mais tambem afetaria a leitura e esquentaria de mais a descaraga.
o que acontece e que cuando vc tem mais preçao na descarga o motor vai gerar mais torke em baixa por uma questao de fluxo no cabeçote e nao pela leitura ao ter menos preçao na descarga a faixa de torke fica num giro mais alto pq para gerar a preçao ideal na descarga vc precisa de mais exploçoes e uma questao de fluxo .
a leitura ideal da lambda se da cuando se atinge una preçao e temperatura x o que vc modifica ao colocar ou tirar abafador catalizador diametro e compremento do cano e o momento em que acontece ¨dito fluxo idael¨
se vc anda muito na cidade pode colocar que vai notar bastante a diferença na hora que o sinal colocar a luz verde boa sorte posta resultados para compartir a experiencia com a galera.

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Substituir o catalisar por um abafador

por Almeidão » 14 Jun 2018, 14:27

todiboa escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão, então posso comprar o catalisador deste anuncio?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -99-08-_JM

Então posso confiar um deste redondo pode ser adaptado sem problemas no meu VCDA?


Sim, sem problema, o formato não importa como já foi informado de acordo com a informação do Chirola, que aliás peca nas informações da sonda antes do catalizador que são totalmente equivocadas. Sim, influencia na leitura e é um conjunto perfeito, isto porque os gases não passam tão rápido quando se usa catalizador, na verdade ele são empurrados e desta forma ali onde ela está fica bem mais quente do que com a descarga livre. A segunda sonda lambda é obrigatória a partir de 2011, ela ajuda ainda mais a injeção a não desperdiçar combustível e desta forma melhora a emissão dos gases.

Resumo geral, sem o catalizador, a sonda mesmo antes dele irá trabalhar errada fazendo o sistema injetar combustível além do poder de queima e assim o desperdício será maior e consequentemente mais gases nas ruas.
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por Adalberto.jr » 14 Jun 2018, 14:59

Todiboa, vç se queixa do torque, nos giros iniciais.
Percebe pelo odor, mistura rica? As causas podem ser inúmeras. Meu carro apresentava uma mistura rica, e tratei de trocar tampa distribuidor, rotor, cabos, velas, sensor temperatura e sonda. Tudo genuíno, com esperança de resolver. Mas a mistura continuava rica. Parti para o escapamento, e troquei tudo com a instalação do catalisador. Melhorou 80% o odor de mistura rica, mas o tempo de injeção continuava no talo, cerca de 2,7ms.
Pois o torque, economia e uma queima mais homogênea, só consegui com o reparo do vaf. Sei que vç adaptou seu vaf, pois lhe pergunto, já conferiu o tempo de injeção via scanner? Após o reparo, o tempo de injeção caiu de 2,7ms para 2,3ms em marcha lenta aquecido.

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por todiboa » 14 Jun 2018, 16:08

Almeidão, sim após a adaptação do VAF o tempo de injeção quando aquecido ficou em 2,5 e quando em freio motor ele fica em 1,98ms. Velas novas, cabos novos, cabeçote recém retificado, TPS trocado por um original Bosh, com o VAF adaptado o carro melhorou consideravelmente o seu rendimento principalmente em baixas rotações e quando acima de 80km.

Já notei que o cheiro forte da gasolina a princio não é gasolina crua não, pois meu camarada tem um Kadett 96 EFI com tudo reguladinho em ordem e o mesmo tem o mesmo cheiro de gasolina no escape. Detalhe que o Kadett EFI não possui catalisador.

Meu carro faz em torno de 9,7km/l em misto de estrada/cidade. Acho que está bom o rendimento.

O fato do carro ser um pouco lento nas arrancadas não me incomoda, eu só estou querendo entender se isso é normal ou se isso tem haver com o catalisador.

Neste fim de semana agora vou gravar um vídeo monitorando o meu VCDA no scanner mostrando como estão os sensores deles. Tá tudo em ordem mas vou passar a você para que seja feito uma comparação com os de vocês.

A proposio, eu vou sim adaptar o catalisador no meu, mas não no momento. Talvez no fim do mês eu faço isso devido a grana curta no momeno. Por hora obrigado.

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por Adalberto.jr » 14 Jun 2018, 18:31

Todiboa, não creio que seu carro ficará mais esperto com o catalisador, mas ficará com melhor funcionamento. O ruído, mudará da água pro vinho, claro se o escapamento intermediário e final estiver em ordem. Talvez ele esteja em processo de amaciamento, pela retífica do cabeçote. Pessoalmente, nao acho meu carro lento em qualquer situação. Vç trocou o comando? O sincronismo está correto? Verificou bomba de combustível?

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por todiboa » 15 Jun 2018, 18:05

Adalberto, meu ta tudo em ordem, eu só acho que o consumo dele poderia ser melhor se o catalisador estiver em ordem. O motor já amaciou e demais peças estão todas em ordem.

Assim que der vou trocar o catalisador do meu

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por Renan Perez » 18 Dez 2023, 23:34

Boa noite. Quero ver se alguém pode me ajudar. O meu vectra tá sem o catalisador, estava todo quebrado por dentro e fazendo barulho de ferro estralado. Horrível, parecia motor CHT.
Aí coloquei um abafador jk no lugar, tentando tirar esse ruido. E acontece que piorou e muito o barulho de ferro estralado. Ele já tem outro abafador no lugar daquela malha flexível. O restante é todo original. O que eu faço pra tirar esse barulho maldito de ferro estralado?

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por Almeidão » 19 Dez 2023, 10:51

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite. Quero ver se alguém pode me ajudar. O meu vectra tá sem o catalisador, estava todo quebrado por dentro e fazendo barulho de ferro estralado. Horrível, parecia motor CHT.
Aí coloquei um abafador jk no lugar, tentando tirar esse ruido. E acontece que piorou e muito o barulho de ferro estralado. Ele já tem outro abafador no lugar daquela malha flexível. O restante é todo original. O que eu faço pra tirar esse barulho maldito de ferro estralado?


Não existe uma solução viável para isto a não ser o catalizador, ali para abafar somente o catalizador aguenta, aliás agente não vê mas tem momento que o catalizador fica incandecente de tão quente que é neste local. Você vai ouvir várias opções e quem vende nunca vai dizer o que vai representar a peça que você vai colocar ali e sempre dizem que melhora desempenho etc, mas nada ali substitui o catalizador e te dá em troca uma porcentagem de lucro. No meu caso eu mudei o meu, consegui colocar um catalizador de gol ou golf 1.8 e fiz um trabalho aproveitando a peça que estava no carro o qual hoje se eu quiser tirar ele eu coloco outro igual em alguns minutos e o motivo de eu ter feito isto foi o preço absurdo que era um de Vectra e eu comprei este do carro em um desmanche e estava semi novo e mesmo assim eu senti mudança ainda que mínima no ruído da descarga, mas o restante deu certo
Não sei se isto te ajuda, mas as leituras da central sem o catalizador muda um pouco, afinal a sonda lambda trabalha super aquecida e nçao sei se um abafador daria conta disto.

Um resumo geral, só um catalizador pode resolver este problema.
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chirola
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por chirola » 19 Dez 2023, 15:16

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje O que eu faço pra tirar esse barulho maldito de ferro estralado?

cara meu carro não tem catalizador a muuuuuito tempo , alias cuando peguei ele ja não tinha catalizador , meu carro so tem o abafador central gigante e o abafador traseiro é um kadron e nãofaz barulho de lata estralando faz barulho de chevette kakakakkakakak.
se da estralos acho que algu dos abafadores que tem no caro esta oco e estrala . abafador jk eu acho que por ser esportivo não vai bafar muita coisa .

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