Adquiri o carro em 17/12/2015, e desde então venho batalhando pra deixá-lo como eu quero.
O carro ainda precisa de muitos cuidados, mas de pouco em pouco, vamos chegando lá.
Se trata do meu primeiro e único carro por enquanto.
Meu pai sempre foi apaixonado por GM, e passou isso pra mim e meu irmão.
Sempre gostei muito de carro, em especial na parte mecânica. Aos 12 anos, trabalhava em uma oficina de preparação de um amigo como ajudante por pura vontade de conhecer um pouco melhor sobre mecânica. E com isso começar a conhecer a fama do C20XE.
Então, havia decidido que teria um Calibra quando crescesse.
De pouco em pouco, o gosto pelo Vectra GSi foi crescendo, até que no final de 2015, consegui finalmente realizar o sonho de ter meu C20XE.
O carro estava em relativas boas condições, porém era nítido que precisaria de cuidados.
Desde então, pouco consegui evoluir nessa empreitada por conta de alguns problemas pessoais, mas agora algumas coisinhas já começam a serem finalizadas.
Não tenho a pretensão de manter o carro 100% original, e tenho em mente uma preparação aspirada, e alguns upgrades estéticos, freios e suspensão.
Depois de pouco tempo após conseguir regularizar a documentação, rodei poucos meses com o carro, e comecei a ter problemas mecânicos, especialmente com a injeção e sentindo o carro muito fraco
Como já havia decidido que o carro recebria uma preparação no motor, optei em instalar uma injeção programável e uma melhora também na ignição.
Na primeira "internação" do carro, ele recebeu um modelo de injeção Pandoo Power Inject, bicos injetores do Astra Flex, bobinas individuais, velas NGK de Iridium, filtro de ar HRE e passou a rodar no etanol
Resultado: O carro ficou um canhão! Motor muito elástico, entregando potência de forma bem linear, tanto em baixa quanto em alta.
Estava muito feliz com o resultado, até que tive um problema com a chaveta do virabrequim, que resultou em atropelamento de válvulas e uma baita dor de cabeça.
Eis que o carro entrou em sua segunda cirurgia (deve sair dela em breve).
Os danos foram relativamente leves, ja que por sorte estava bem devagar no momento da quebra, não chegando a condenar o cabeçote.
Porém, ao abrir o motor ficou nítido os maus tratos sofrido pelo carro. O motor já havia sido aberto anteriormente, só que foi feito um serviço bem porco. Provavelmente o vindo da mania do brasileiro de "dar só um tapa e passar frente"
O cilindros estavam descentralizados, o virabrequim (que foi o causador de todo o problema, ja devia estar condenado antes de ter sido colocado, visto a que a medida dos moentes ja estavam muito inferiores as medidas standart.
Sendo assim, seria necessário um novo virabrequim, e ser feita a retifica do bloco.
Com o motor todo desmontado, comecei a pensar o que daria para melhorar em termos de desempenho.
Os valores pra preparação do cabeçote C20XE são exorbitantes, então optei em apenas retificá-lo.
Já na parte de baixo do motor, até por estar rodando no álcool, queria pelo menos uns pistões mais taxados e seguiria uma receita já meio antiga de preparação aspro dos família 2, que seriam utilizar os pistões do Monza a álcool, que tem um "calombo" na parte de cima do pistão, para aumentar a taxa de compressão.
Porém, para montá-los, seria necessário fazer as cavas das válvulas, e fiquei receoso sobre a qualidade final disso.
Nesse meio tempo, apareceu a venda em um grupo que participo, um jogo completo de pistões forjados Iapel para motor aspirado, 88 mm (que iria aumentar o deslocamento para quase 2,1 litros) tratamento químico, ja com pinos, travas e anéis. Enfim, coisa finíssima! Após choram muito, conseguir um bom preço neles e arrematei as crianças!
Com relação ao virabrequim, até pela dificuldade em encontrar o virabrequim do C20XE com medidas standart e também por queria um alívio de peso no conjunto virabrequim/volante do motor, opetei pelo virabrequim dos família II nacional, com o volante do Monza carburado à álcool, resultando em um conjunto mais de 5kg mais leve.
Estou aproveitando para adaptar a alavanca do câmbio do Astra, que por ter o acionamento por cabos de aço, é muito mais curto e preciso do que o do Vectra A, que é acionado por varão, e no caso do meu, ainda estava apresentando muito desgaste e folgas.
E agora estou esperando o carro sair da UTI, para realizar a instalação do painel digital do Opel Vectra 2000 (que vou precisar da ajuda de vcs! Hahaha).
Bom, é isso por enquanto!
Desculpem o longo texto e a falta de fotos (depois vou adicioná-las)
Abs!





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