Sou novo por aqui e caso esteja postando algo de maneira incorreta favor avisar.
Já procurei bastante aqui no fórum e não encontrei tópico que seja parecido com meu problema.
Novamente... caso alguém ache esse tal tópico favor informar.
Vou contar a história toda. Acredito que com mais informações o problema será mais fácil de ser identificado.
Serei o mais direto possível.
Estou com um Chevette 77 com o motor do Vectra CD 1997 2.0 16v. Peguei o carro com o radiador original do Chevette e com a ventoinha do Peugeot 206. Uso óleo 20w50 da Shell e fiz a troca a 2.000 kilômetors juntamente com o filtro.
Injeção eletrônica Bosch Motronic M 1.5.4
A temperatura do carro nunca deu problema em 6 meses de uso. O ponteiro indicador no painel ficava um pouco abaixo da metade.
Mas como sou um cara desconfiado (no bom sentido), resolvi colocar um radiador maior. Estava com receio que o motor iria esquentar muito caso eu exigisse mais dele. "Melhor prevenir do que remediar", fui nessa idéia.
Foi colocado um radiador de Opala com colméia expandida (foto). Não notei diferença no ponteiro de temperatura.

Tempo passa e vou resolvendo outras coisas no carro até que alguém (mecânico) me diz que o carro está sem válvula termostática. Fico impressionado com a revelação. Achei um absurdo e falei pra colocar uma, claro!
Também descobri que o sensor de temperatura que liga a ventoinha estava com mal contato. Mecânico me diz que o problema é interno e troca todo ele (cebolão). Isso porque o sensor foi rosqueado errado, danificando toda a peça (isso eu vi).
Infelizmente não vi qual era a marca ou a temperatura do sensor anterior, mas o novo marca 75-70 ao lado.
Observação importante: esse "cebolão" (foto) está instalado na mangueira de entrada de água no motor. Já digo que cada mecânico que visito fala algo diferente sobre a posição correta dessa peça. Ou seja, alguns dizem que tem que estar na saída de água do motor, outros dizem que está no local correto :/
Não achei a resposta correta pra essa dúvida.

Agora notei que o ponteiro de temperatura no painel está mais baixo (foto). Baixo demais!
Suspeitei do painel. Fui onde coloquei o novo radiador e foi medido (com leitor a laser) a temperatura máxima de 70 graus na mangueira superior do radiador. Ou seja, logo após a válvula termostática. E não passava de 70 graus. O que é muito baixo pra esse motor, até onde pesquisei.

Primeiro pensei que tinham colocado uma válvula com temperatura muito baixa. Mas segundo minhas pesquisas, de maneira geral, motores a gasolina devem trabalhar na faixa dos 80 graus pelo menos. Dessa forma concluo que não há uma válvula termostática que funcione a baixas temperaturas (Por favor me corrijam se eu estiver falando bobagem).
Depois pensei que ela poderia estar travada (aberta). Daí liguei o carro e "fiquei de olho" na temperatura das mangueiras de entrada e saída de água no radiador. A mangueira que sai-do-motor/entra-no-radiador vai esquentando enquanto a outra, onde está o cebolão, demora pra esquentar. Concluo que a válvula não está travada (aberta). Não permanentemente pelo menos.
Agora estou desconfiado do leitor de temperatura a laser que foi utilizado, pois não sei mais o que pode ser

Já teve gente me falando que a ventoinha está sendo acionada muito precocemente, sensor em 75-70. Mas a válvula termostática não deveria ficar fechada até uns 80 graus pelo menos? Mas nem chega a atingir essa temperatura logo na saída da válvula.
Será que eu dei a sorte de pegar uma válvula termostática nova-defeituosa?
Ou o que mais pode ser? Tem mais algum teste que eu possa fazer pra tentar identificar o problema?
Desculpem pelo longo post.
Acho que vai ter gente que nem vai querer começar a lê-lo hehe
Mas desde já agradeço a ajuda.