por Almeidão »
22 Nov 2017, 09:17
Esta marcação é quase 100% falsa. E pior ainda fácil de ser mudada com uma simples pressão na haste da boia que é metal.
O meu, ao encher marcava ponteiro lá no alto, passando dos 57 e ficava ali agarrado por muito tempo, tipo andar uns 80 KM em rodovias e nada de descer, logo ele começava e ai ia descendo normal de acordo com o consumo, e quando ele chegava na reserva e acendia a luz, eu andava bem pouco até ela acabar. A explicação disto é fácil, quando o tanque estava quase cheio, a boia já estava no alto marcando cheio, porém cabia ou cabe uns 6 litros ainda, logo enquanto não consumir estes 6 litros o ponteiro não vai se mexer, e com certeza quando tiver marcando meio tanque ele não terá meio tanque, será menos.
O meu eu dobrei a haste da boia para cima um pouquinho e fui testando até chegar onde eu queria, hoje abasteço ele e o ponteiro vai certinho em cima dos 57 litros e ao sair ele já começa mostrar o consumo pelo painel, mesmo assim quando está no meio é possível que eu tenha mais que o meio e com toda certeza quando a luz da reserva acende, eu tenho ainda autonomia para bem mais que o normal, em um teste rápido eu andei 60 km e não acabou e isto depois que acendeu, não quis arriscar mais apesar que eu tinha comigo 5 litros em um recipiente caso acabasse.
Resumo, o que marca ali no mostrador, não se pode confiar 100%, afinal uma haste de boia pode sofrer alteração, mesmo que sem querer, até ser montada no tanque. Pelo menos eu hoje sei o quanto posso arriscar em reserva, o resto não importa e lembro que nunca arrisco, porém saberei em caso de necessidade.