Eu não consegui, se descobrir como faz tenho interesse.Flavius852 escreveu:Bom dia, possuo um Vectra elegance 2010, com ré pra trás e a Manopla do câmbio já está desgastada. Consigo trocar só a Manopla ou tenho que trocar a Manopla de câmbio junto?
O meu é F23 (ré para trás) e a base da manopla é de alumínio, ao invés de ser de plástico. Não vi um jeito de tirar.Almeidão escreveu:Trocar qualquer manopla de cambio é muito difícil e se alguém em um carro que a manopla sai fácil é porque já foi trocada ou veio com defeito de fábrica. Não tens que trocar o cambio inteiro, se consegue trocar só a manopla, mas não sai inteira, se usa uma serrinha e com cuidado corta ela até chegar no plástico que envolve a ponta da alavanca e depois tire este plástico cortando um lado de comprido com a mesma serrinha. Ao colocar a nova, faça testes com a ré antes de colar, tipo altura do botão etc, e deve ser colado com uma ou duas gotas de araudite caixa vermelha, 15 minutos e fica fixo com 2 horas. Não usar muito, caso contrário ficará mais presa ainda que a que veio de fábrica e uma ou duas gotas tanto irá ficar bom que com um pouco de força ainda poderás tirar outras vezes.
Sds
leoborgesl escreveu:Fuente del MensajeO meu é F23 (ré para trás) e a base da manopla é de alumínio, ao invés de ser de plástico. Não vi um jeito de tirar.Almeidão escreveu:Trocar qualquer manopla de cambio é muito difícil e se alguém em um carro que a manopla sai fácil é porque já foi trocada ou veio com defeito de fábrica. Não tens que trocar o cambio inteiro, se consegue trocar só a manopla, mas não sai inteira, se usa uma serrinha e com cuidado corta ela até chegar no plástico que envolve a ponta da alavanca e depois tire este plástico cortando um lado de comprido com a mesma serrinha. Ao colocar a nova, faça testes com a ré antes de colar, tipo altura do botão etc, e deve ser colado com uma ou duas gotas de araudite caixa vermelha, 15 minutos e fica fixo com 2 horas. Não usar muito, caso contrário ficará mais presa ainda que a que veio de fábrica e uma ou duas gotas tanto irá ficar bom que com um pouco de força ainda poderás tirar outras vezes.
Sds
Além do fato de que a manopla tem o diâmetro um pouco maior que a do F18 (ré para frente)
Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Fabio Mattos escreveu:Fuente del Mensaje Ola pessoal... sai de um Monza gls 1996.... e o cambio dele era preciso e bem colocado sem folgas..... agor comprei um challlenge 2002 com 109 mil km.... e estou estranhando muito.... pois além de ser longos os engates.... ele esta um pouco folgado demais pro meu gosto.... a ponto de colocar duvidas se eu engatei a marcha certa.... alguém pode me dizer se tem algo errado....? Muito obrigado.
chirola escreveu:Fuente del MensajeFabio Mattos escreveu:Fuente del Mensaje Ola pessoal... sai de um Monza gls 1996.... e o cambio dele era preciso e bem colocado sem folgas..... agor comprei um challlenge 2002 com 109 mil km.... e estou estranhando muito.... pois além de ser longos os engates.... ele esta um pouco folgado demais pro meu gosto.... a ponto de colocar duvidas se eu engatei a marcha certa.... alguém pode me dizer se tem algo errado....? Muito obrigado.
pode ser que tenha folga nas buchas da alavanca
ErickaumTB escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde amigos, sou novo aqui no fórum e estou gostando bastante de tudo por aqui, tenho aprendido bastante lendo os tópicos... Adquiri meu vectra 97 recentemente e o carro tem algumas coisas pra acertar, não tenho conhecimento algum de mecânica mas sou bem curioso, e algumas coisas simples eu mesmo tento resolver.
Indo ao assunto, meu vectra está com dificuldade em engatar a primeira e a ré, e verifiquei que a alavanca está com uma folga enorme, e veriquei que tem uma borracha e está bem gasta.
Vi uma dica de um video no youtube de retirar essa borracha e passar fita veda-rosca por baixo, para a borracha ficar mais alta e assim reduzir a folga.
Apesar de não gostar muito de gambiarras, no momento devido à quarentena não encontro nada aberto aqui na minha cidade então creio ser por hora, a unica alternativa. Porém não estou conseguindo retirar a alavanca, tem tipo um parafuso embaixo pra segurar a alavanca, mas não consigo identificar o tipo do parafuso para saber que chave utilizar.
Se alguém souber de algo agradeço!
chirola escreveu:Fuente del MensajeErickaumTB escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde amigos, sou novo aqui no fórum e estou gostando bastante de tudo por aqui, tenho aprendido bastante lendo os tópicos... Adquiri meu vectra 97 recentemente e o carro tem algumas coisas pra acertar, não tenho conhecimento algum de mecânica mas sou bem curioso, e algumas coisas simples eu mesmo tento resolver.
Indo ao assunto, meu vectra está com dificuldade em engatar a primeira e a ré, e verifiquei que a alavanca está com uma folga enorme, e veriquei que tem uma borracha e está bem gasta.
Vi uma dica de um video no youtube de retirar essa borracha e passar fita veda-rosca por baixo, para a borracha ficar mais alta e assim reduzir a folga.
Apesar de não gostar muito de gambiarras, no momento devido à quarentena não encontro nada aberto aqui na minha cidade então creio ser por hora, a unica alternativa. Porém não estou conseguindo retirar a alavanca, tem tipo um parafuso embaixo pra segurar a alavanca, mas não consigo identificar o tipo do parafuso para saber que chave utilizar.
cara nao é parafuso é um pino ele tem uma travinha, a chapinha que vc ve na foto e a trava ela fica presa no cabo da alabanca vc tem que girar e pode puxar o pino pasante no video da para ver da uma olhada
https://www.youtube.com/watch?v=2JVPmeE1Eys
seria bo se vc consegue um kit de reparo para a alabanca ele tem todas a bujas olha o video para ter uma ideia( olha no mercado libre capaz vc acha algum por perto que posa entregar de moto)
https://www.youtube.com/watch?v=yx5hsvJP1Jg
alguns dos videos sao de corsa mais e a mesma coisa do que a do vectra utiliza o mesmo sistema
depos tem que ver se esta regulada deixo um video explicando como facer a regulagem e facil eu fiz na primeira nao fico bom entao regule denovo e na segunda tentativa acerte .
https://www.youtube.com/watch?v=1NL-IO6KIUg
ErickaumTB escreveu:Fuente del Mensajechirola escreveu:Fuente del MensajeErickaumTB escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde amigos, sou novo aqui no fórum e estou gostando bastante de tudo por aqui, tenho aprendido bastante lendo os tópicos... Adquiri meu vectra 97 recentemente e o carro tem algumas coisas pra acertar, não tenho conhecimento algum de mecânica mas sou bem curioso, e algumas coisas simples eu mesmo tento resolver.
cara nao é parafuso é um pino ele tem uma travinha, a chapinha que vc ve na foto e a trava ela fica presa no cabo da alabanca vc tem que girar e pode puxar o pino pasante no video da para ver da uma olhada
https://www.youtube.com/watch?v=2JVPmeE1Eys
seria bo se vc consegue um kit de reparo para a alabanca ele tem todas a bujas olha o video para ter uma ideia( olha no mercado libre capaz vc acha algum por perto que posa entregar de moto)
https://www.youtube.com/watch?v=yx5hsvJP1Jg
alguns dos videos sao de corsa mais e a mesma coisa do que a do vectra utiliza o mesmo sistema
depos tem que ver se esta regulada deixo um video explicando como facer a regulagem e facil eu fiz na primeira nao fico bom entao regule denovo e na segunda tentativa acerte .
https://www.youtube.com/watch?v=1NL-IO6KIUg
Obrigado pelo retorno, depois de assistir o video consegui destravar a travinha. Passei fita isolante e reduziu praticamente 100% da folga que existia, porém mesmo assim continua dificil o engate da 1° e marcha ré. Creio que vou ter que trocar todos os reparos do trambulador para solucionar o problema de vez.
Obrigado!
Usuários navegando neste fórum: geemeiro1998, Google Adsense [Bot] e 101 visitantes