Olá amigos do Clube!
Venho compartilhar mais um história com vocês com o intuito de ajudar aos que possam passar pelo mesmo problema.
Versão resumida
Problema: carro falhando, morrendo, ou não pega.
Resolução: troca do fusível que alimenta os relês da injeção e bomba de combustível. Conexões dos fios ao fusível refeita de maneira apropriada.
Versão completa
O problema: primeiramente o carro começou a falhar, em retomadas principalmente. Depois, não importava se era rotomada, baixa rotação ou alta... ele falhava.
Nesse meio tempo aprendi como fazia os testes dos sensores no carro e saí verificando todos.
Não encontrei nada de errado. Com execeção do sensor de detonação, que o scanner acusa falha no circuito.
Tópico sobre esse sensor aqui: https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=45&t=17381
Um tempo depois, o carro esquentava e apagava completamente.
Se esperasse o carro esfriar, ele pegava de novo.
Sistema de arrefecimento não podia ser pois recentemente fiz uma revisão geral quando troquei o tubo plástico do arrefecimento por um feito em inox, e também a instalação do reservatório de expansão com sensor de nível (que meu carro não tinha). Temperatura estava marcando corretamente e estava dentro do esperado.
Fiz um teste com o carro parado. Liguei o carro e deixei ele esquentar.
Ventoinha ligou e desligou ums 5 vezes durante o teste e o carro não morreu.
Depois desse último teste fiquei "encucado". Bom... eu já estava, mas não encontrava padrão no comportamento do problema.
Cheguei a comprar um sensor de rotação novo. Li em vários lugares aqui no forum que motor falhando e as vezes não pegar podia ser sensor de rotação. Li até sobre aquele problema que o pessoal acaba passando o cabo do sensor perto do coletor de escapamento e o danifica.
Não era o meu caso, pois já tinha feito os testes do sensor. Mas como não conseguia pensar em mais nada... Vai que o sensor só dava problema quando quente? Teste na bancada sensor está frio...
De qualquer forma... troquei o sensor mas também não adiantou.
Resolvi levar em um lugar especializado em injeção eletrônica, cheguei no portão do lugar... o carro apaga.
A especializada estava com tanto serviço que teria que agendar uma hora pra daqui a duas semanas.
Com o carro morto no portão do cara, só empurramos pra fora e estacionamos na rua.
Ia esperar o carro esfriar e depois levá-lo pra casa rapidinho pra não morrer do novo na rua. Isso foi pela manhã.
No meio da tarde vou tentar trazer o carro de volta, e naaaada dele pegar.
Motor girando bem na partida, como sempre. Mas notei que dessa vez, diferentemente das outras, notei que a pressão de combustível não subiu.
Beleza... deve ser bomba então. Já desconfio dessa peça faz tempo e esta na lista de troca faz algum tempo.
Antes de comprar uma bomba nova, resolvi testar o relê, e aí a coisa ficou estranha.
A tensão de alimentação dos relês da bomba e da injeção estava VARIANDO.
As vezes vinha 12V, as vezes vinha 8V, 4V... 1V. Muito estranho!
Quando media 12V, eu tentava dar a partida. As vezes pegava, as vezes a voltagem caía na batida do motor.
Fui investigar o chicote até os relês. Notei que dependendo como eu movimentava o chicote a tensão variava.
Fechou! Provavelmente mais uns fios descascados ou uma conexão mal feita.
Abaixo as fotos do culpado...
Além da conexão do cabo ao conector estar comprometida, a capa do fusível estava derretendo sobre a parte metálica.
Como meu carro é adaptado, tive que "caçar" onde estava esse fusível.
Já nos Vectras originais eles estão melhor localizados.
Abaixo um vídeo que me ajudou a encontrar o problema, e nele fica mais fácil pro pessoal com Vectra resolver esse problema, já que ele demonstra isso num carro original (temos que dar crédito a quem deve ser dado):
https://www.youtube.com/watch?v=7wxNbIrUSBw
Espero que possa ajudar alguém com esse post.
Até!