Então pessoal, recentemente eu fui a um eletricista para tentar sanar algum possível problema relacionado a alimentação elétrica do carro, seja ele de alternador, chicote, aterramento, ou algo parecido, já que eu tenho uma grande suspeita que esse pode ser "a causa" dos problemas que seriam o acendimento da luz de injeção e em alguns momentos uma grande perda de potência do motor.
Essa perda de potência para mim estava bem relacionada a captação de ar do motor pois ela estava sendo feita a partir de uma área que puxava ar bem quente próximo ao condensador do motor, e a física explica que quanto mais quente o ar, menos denso, ou seja, menos oxigênio e por consequência, menos potência.
Para vocês terem idéia de quanto isso é real é por esse motivo que os vôos internacionais, com os aviões decolando próximo ao peso máximo de decolagem, são feitos à noite, pois se tentassem decolar durante o dia, com tanto combustível e tantos passageiros, talvez não fosse possível ou precisariam de muito mais pista!
Então, como eu disse, sábado eu fui ao eletricista já pedindo para ele fazer "uma revisão" no alternador, ele me disse que poderia ser o regulador de voltagem, porém que iria primeiro checar os conectores da bateria, que também causam o mesmo tipo de problema que eu havia relatado mas seria muito mais fácil e rápido para resolver.
Eu percebi que ele estava com um pouquinho de pressa, pois a oficina fecharia às 12h e também tinha outros clientes para ele atender. Neste caso eu até prefiro que ele faça mesmo o que ele quer, pois para fazer de má vontade não dá certo!
Sinceramente não acho que mudou muito não, hoje por exemplo eu dirigi por 4 horas entre Campos e Vitória e os problemas reapareceram, chequei a voltagem com o farol aceso e estava marcando 13,5v na bateria, acho que deveria estar pelo menos mais próximo a 14v!
Mas assim, eu tive a impressão que eu ter mudado a posição da captação de ar ajudou um pouco, tipo uns 20% menos de perda de potência, mas ocorreu, isso é inegável. Na verdade já tinha acontecido antes da viagem, e aproveitando que a luz tinha acendido eu resolvi parar em uma oficina especializada em injeção eletrônica com ela acesa, porém o técnico disse que o Scanner dele não pegava carros mais antigos mas ele pediu para eu abrir o capô do motor mesmo assim e o que ele falou realmente pode ter muito a ver com essa pane...
Sem eu falar nada sobre ser importado ou diferente do nacional ele disse assim:
"...geralmente o que acontece com esse tipo de motor, que o Corsa 1.6 16V também usa, é o sensor de detonação, ele dá problema e 'amarra' o motor, mas se você desliga e religa ele volta a funcionar normalmente.."
Cara, faz todo o sentido!!!!
Vamos analizar: o sensor de detonação percebe a vibração relacionada ao funcionamento do motor e caso ele perceba detonação no mesmo ele "atrasa" o ponto de ignição, só que quando o motor está em baixa rotação e pouca potência esse atraso da ignição tira muita potência e resposta do motor mas conforme a rotação aumenta a resposta do motor melhora.
Mas será que seria tão fácil quanto apenas a troca do sensor?
Talvez sim, mas também talvez não!!!

Lembram que eu reclamo de vibração no motor em marcha lenta, ar ligado e em "D"? Será que essa vibração não estaria "enganando" o sensor fazendo com que o módulo comande esse atraso?
Será que não seria uma falta ou excesso de aperto do sensor? Pode ser também, talvez isso explique ele não ter sido acusado pelo Scanner, quem sabe?
Então, durante o trajeto eu percebi que a luz acendia e o motor perdia potência em seguida em torno de 2100rpm a 2300rpm, com o ar ligado e sem também, apesar de que quando o ar estava ligado a perda de potência era bem mais perceptível, não sei se o peso do compressor do ar condicionado seria suficiente para tamanha diferença. Se eu desligava o motor e religava em seguida tudo voltava ao normal, afastando a possibilidade de ser algum problema mecânico, como perda de compressão e tal.
Então o próximo passo será trocar esse sensor, se isso não for suficiente partirei para a troca ou reparo do alternador!
Pesquisa de pane é assim, vamos por partes, igual "Jack o estripador"!!!
ABS!!!!
.png)