O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaVECTRA B - SCANNER ACUSA INJEÇÃO COM AVANÇO FORA DO COMUM.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

9 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
hugo william de carvalho
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 08 Mar 2018, 13:19
Nome Completo: Hugo William de Carvalho
Cidade: Mogi Mirim
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

VECTRA B - SCANNER ACUSA INJEÇÃO COM AVANÇO FORA DO COMUM.

por hugo william de carvalho » 22 Abr 2019, 18:27

OLÁ AMIGOS, ANTES DE MAIS NADA PEÇO DESCULPAS SE HOUVER ALGUM TÓPICO RELACIONADO JÁ CRIADO, DEI UMA BREVE PESQUISADA E NÃO ENCONTREI NADA RELACIONADO AO QUE VOU EXPLICAR ABAIXO.

SEGUINTE AMIGOS, TENHO UM VECTRA GLS 2.2 16v 99/00 AT - Estou com o carro pouco mais de um ano, e sempre mantenho as manutenções em dia. Fato é que recentemente o carro começou a apresentar falhas ( cabeçadas/ trepidações ) funciona meio quadrado ao dar partida, e logo depois de alguns segundos ele estabilizada normalmente. ( Ele pega fácil, a marcha lenta está ok ) O problema é essa bendita oscilação anormal no funcionamento ao dar partida no carro. As vezes o problema aparece mesmo depois do carro já funcionando, vc só sente ele irregular na marcha lenta ( no neutro, as vezes não é sempre )

Detalhe importante salientar é que, o carro NÃO está ruim, NÃO falhar em médias e altas rotações, não está fraco, absolutamente NADA! Ele somente está com esse funcionamento irregular na marcha lenta, e o mecânico não conseguiu entender e identificar o por que deste problema.
Porém é notório o problema, pois o carro vibra inteiro, como se estivesse falhando mesmo, e depois de um tempo estabiliza, e as vezes só suaviza a falha, mais ele ainda continua irregular, porém menos perceptível. E horas ele estabiliza e fica normal.... vai entender né ?

Oque foi feito:
-Limpeza de bico e os reparos ( 2 bicos estavam ruins ) e foram resolvidos
-Efetuada Troca das velas
-Foi conferido toda linha de combustível ( pressão etc. ) tudo ok
-Atuadores tudo ok
-Manômetro de pressão ok
- Sonda ok
- Sensor de temperatura da água ok
( não sei se me esqueci de algo, Porém o mec me disse que estava tudo ok )
Após todos os testes e substituições
O Scanner leu todos os parâmetros dentro da normalidade ( todos sensores e atuadores funcionando no Scanner ok )

Exceto pelos benditos bicos injetores que acusa excesso ( que estão injetando acima do normal, mesmo depois do reparo continuam injetando acima do normal, segundo o Scanner, o funcionamento do motor por decorrência disso, ainda não ficou correto. )

O parâmetro do Scanner acusa que o funcionamento normal dos bicos injetores em marcha lenta é para ser de 4.0 - e os bicos estão trabalhando em 4.8 á 5.1 em média ( fica oscilando nessa média. )

O mec ficou sem saber oque poderia ser, vou levar em outros mec, porém acho difícil saber, pois por telefone já conversei com um outro mecânico, e o mesmo disse que tb não saberia dizer oque seria.

Esse problema da trepidação do motor, ( funcionamento irregular/ quadrado ) certamente deve estar vindo desse excesso de combustível que os bicos estão mandando. Como resolver isso amigos ?

Algum norte meus caros colegas ?

( detalhe, sou leigo na parte da mecânica, entendo quase quase quase nada. )

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

VECTRA B - SCANNER ACUSA INJEÇÃO COM AVANÇO FORA DO COMUM.

por danrmp » 22 Abr 2019, 19:10

Olá.
- Quais os valores de BLM O2 em marcha lenta?

- Após aquecido, a tensão da sonda varia entre rico e pobre?

- Com aceleração total, a leitura da sonda é de mistura rica?

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

VECTRA B - SCANNER ACUSA INJEÇÃO COM AVANÇO FORA DO COMUM.

por Brates » 22 Abr 2019, 20:53

Tentaria três alternativas. Na primeira, verificaria os cabos de velas. Falha na centelhas, induzem a injeção de mais combustível para o motor não "morrer". A segunda, uma possível entrada de ar falsa, por rompimentos ou rachaduras imperceptíveis em alguma das mangueiras. Excesso de ar terá que ser compensada por adição de mais combustível para a queima completa. E por fim, na terceira opção seria verificaria se o funcionamento do regulador de pressão, ali na ponta da flauta, está de acordo.

Avatar do usuário
hugo william de carvalho
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 08 Mar 2018, 13:19
Nome Completo: Hugo William de Carvalho
Cidade: Mogi Mirim
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

VECTRA B - SCANNER ACUSA INJEÇÃO COM AVANÇO FORA DO COMUM.

por hugo william de carvalho » 22 Abr 2019, 22:31

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Olá.
- Quais os valores de BLM O2 em marcha lenta?

- Após aquecido, a tensão da sonda varia entre rico e pobre?

- Com aceleração total, a leitura da sonda é de mistura rica?


Caro amigo, não saberia te informar essas leituras, pois como eu disse, sou leigo nisso, e como nem o mecânico soube ( ou nem se atentou, ou nem sabia disso), quem dera eu né rsrsrs ) mais eu vou anotar esses parâmetros que vc mencionou, para uma nova averiguação amanhã mesmo, e te dou um retorno.

Avatar do usuário
hugo william de carvalho
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 08 Mar 2018, 13:19
Nome Completo: Hugo William de Carvalho
Cidade: Mogi Mirim
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

VECTRA B - SCANNER ACUSA INJEÇÃO COM AVANÇO FORA DO COMUM.

por hugo william de carvalho » 22 Abr 2019, 22:36

Brates escreveu:Fuente del Mensaje Tentaria três alternativas. Na primeira, verificaria os cabos de velas. Falha na centelhas, induzem a injeção de mais combustível para o motor não "morrer". A segunda, uma possível entrada de ar falsa, por rompimentos ou rachaduras imperceptíveis em alguma das mangueiras. Excesso de ar terá que ser compensada por adição de mais combustível para a queima completa. E por fim, na terceira opção seria verificaria se o funcionamento do regulador de pressão, ali na ponta da flauta, está de acordo.


1° os cabos de velas estão ok, segundo ele testou a tensão.
2° Essa segunda opção acredito que ele não chegou a testar, mais especificamente de que mangueiras vc estaria falando ?
3° o regulador deu 2.5 bar e 3 bar quando ele desligou a mangueira, eu não lembro onde eu vi, mais pelo que me lembro esta nos padrões corretos, e gerando vaco. certo ? ou errado ? não sei lhe informar com precisão sobre isso.

É complicado lidarmos com Mec não tão bem especializados na área, foi como o amigo acima disse, o meu Mec nem se atentou em alguns dos parâmetros o colega acima disse. Quem dera eu iria saber...
Então amanha vou correr e tentar achar algum outro mec que entenda melhor, para quem sabe sanar meu problema, dai postarei aqui.
vlw.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

VECTRA B - SCANNER ACUSA INJEÇÃO COM AVANÇO FORA DO COMUM.

por Almeidão » 23 Abr 2019, 09:46

É algo que da dor de cabeça mesmo, mas se há um problema e você quer acertar já é um bom indício que gostas do carro bom e melhor acertar para não piorar outro lado. As leituras as vezes me espanta porque ela tem que ser interpretativa, ou seja ela não indica qual a peça ruim ou não.

A TBI precisa está limpa, borboleta limpa incluo o topo dela e onde ela se aloja, para isto só desmontando para limpar. Produtos que fazem magica só no Youtube funciona.

1 - confere se a mangueira que vai do regulador até a TBI esteja realmente perfeita sem entrada de ar, ali a melhor é de borracha e não pode está ressecada.
2 - compre uma seringa de 20 ML, comprime ela e coloque na mangueira que vá até o regulador e puxe ela até no meio o mais e solte.
3 - resultado, se ela voltar imediatamente para a posição de inicio está normal, mas puxe umas 5 vezes para ter certeza. Caso não voltar nada, está ele com problemas, se vir gasolina ele também está com problemas e pode trocar lo.

Sobre a sonda, ela é uma peça que passando dos 60 mil já não faz o que deveria fazer e possa ser que no testes esteja boa e logo há variações. Dica se comprar uma outra, que seja Bosch.
Válvula purgadora do canister, ela deve entrar embaixo da TBI, solte ela e faça o teste, bem este tem que ser com a boca no sentido da seta, sugar e ver se tem passagem, se tiver é um indicio que possa ser ela parte do problema.
Outra coisa que eu trocaria mesmo sem acusar nada, seria o sensor de rotação que com tempo resseca e começa falhar. Outra peça que tem que ser Bosch.
O sensor de temperatura para central, eu trocaria também, possa ser que ele esteja falhando. Esta peça pode ser o MTE, 4051, é bem barato.

Sobre os bicos, eu tenho duvidas se você fez certo em trocar los, eu dificilmente vi até hoje um bico estragar sem ter queimado.
Imagem

Avatar do usuário
hugo william de carvalho
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 08 Mar 2018, 13:19
Nome Completo: Hugo William de Carvalho
Cidade: Mogi Mirim
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

VECTRA B - SCANNER ACUSA INJEÇÃO COM AVANÇO FORA DO COMUM.

por hugo william de carvalho » 04 Mai 2019, 15:51

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É algo que da dor de cabeça mesmo, mas se há um problema e você quer acertar já é um bom indício que gostas do carro bom e melhor acertar para não piorar outro lado. As leituras as vezes me espanta porque ela tem que ser interpretativa, ou seja ela não indica qual a peça ruim ou não.

A TBI precisa está limpa, borboleta limpa incluo o topo dela e onde ela se aloja, para isto só desmontando para limpar. Produtos que fazem magica só no Youtube funciona.

1 - confere se a mangueira que vai do regulador até a TBI esteja realmente perfeita sem entrada de ar, ali a melhor é de borracha e não pode está ressecada.
2 - compre uma seringa de 20 ML, comprime ela e coloque na mangueira que vá até o regulador e puxe ela até no meio o mais e solte.
3 - resultado, se ela voltar imediatamente para a posição de inicio está normal, mas puxe umas 5 vezes para ter certeza. Caso não voltar nada, está ele com problemas, se vir gasolina ele também está com problemas e pode trocar lo.

Sobre a sonda, ela é uma peça que passando dos 60 mil já não faz o que deveria fazer e possa ser que no testes esteja boa e logo há variações. Dica se comprar uma outra, que seja Bosch.
Válvula purgadora do canister, ela deve entrar embaixo da TBI, solte ela e faça o teste, bem este tem que ser com a boca no sentido da seta, sugar e ver se tem passagem, se tiver é um indicio que possa ser ela parte do problema.
Outra coisa que eu trocaria mesmo sem acusar nada, seria o sensor de rotação que com tempo resseca e começa falhar. Outra peça que tem que ser Bosch.
O sensor de temperatura para central, eu trocaria também, possa ser que ele esteja falhando. Esta peça pode ser o MTE, 4051, é bem barato.

Sobre os bicos, eu tenho duvidas se você fez certo em trocar los, eu dificilmente vi até hoje um bico estragar sem ter queimado.


Atualização do Caso;

Grande Almeida tudo bem ? é infelizmente as oficinas não são " técnicas " a esse ponto para fazer todas essas verificações em questão, ponto a ponto para realmente descartarmos todas as eventuais possibilidade..
De fato algumas dessas peças não sei dizer se já foram trocadas, ou não.. porem, Já descobrimos da onde vinha a falha....

E detalhe os bicos não foram trocados, só os reparos deles foram trocados, pois nos testes de estanqueidade se não me engano 2 estavam irregulares.

O TAL DO PROBLEMA ! -- >>
Infelizmente " provavelmente por tempo de uso " a Junta do cabeçote ela se desgastou ( não queimou, pois o carro nunca, literalmente nunca aqueceu comigo nesse 1 ano que estou com ele. Poderia talvez ter aquecido anteriormente com o antigo dono, mais nunca comigo, e provavelmente isso já deve ter comprometido a junto no passado. )

Fato é que, começou a entrar água no cabeçote, e queimar junto com o cilindro 1, somente no cilindro 1 mesmo. o vazamento era muito, mais muito pequeno mesmo, tanto que a retifica que fez o cabeçote, me disse que era um dos raros cabeçotes que chegou para uma retifica com uma qualidade quase que impecável, pois estava aparência dele muito boa, não necessitou de " solda pra corrigir plaina " foram feitas as retificas das sedes e válvulas somente por precação, pois somente 2 válvulas estavam ligeiramente queimadas. ( palavras do técnico da retifica ) não se fez necessário a troca das válvulas pois elas deram retifica ( mesmo sendo somente 2 válvulas afetadas, o procedimento correto é fazer a retifica de todas. ) Em muitos casos alguns optam somente pela plaina do cabeçote, ainda mais se tratando do meu cabeçote que estava em perfeito estado, somente a plaina " resolveria " o problema, mais pra um serviço 100% ele recomendou a retifica por completo.

Agora só estou esperando montar, nessa semana já devo pegar o carro, e dai então, dou um feedback de como ele vai estar... espero que sem nenhum problema.
Vou pedir para passar o scaner novamente para ver o tempo da injeção se normalizou ( provavelmente a injeção estava mandando mais combustível pelo motivo de estar dando entrada de água no cilindro )

Agora é esperar para ver... E claro todas esses itens que vc mencionou tb vou me ater neles, para uma averiguação futura, pois a grana tá curta depois de ter pago por esse serviço rsrsrsrs

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

VECTRA B - SCANNER ACUSA INJEÇÃO COM AVANÇO FORA DO COMUM.

por chirola » 04 Mai 2019, 18:57

aconteceu o mesmo no meu carro e poso falar que tanto meu carro como o seu ferveu em algum momento acredito que ambos casos foi en maos dos donos anteriores ,
no meu carro so pasaba uma misseria de oleo no pistao 4 me daba uma fumadinha so em aceleraçoes com giro mais alto, fiz o mesmo foi o16v para a retifica e foi feito tudo retentores uma prova hidraulica guias um prenchimento no local afetado para poder plainar sem perder medida do cabeçoto pague a mais poiso mais continua com a altura original o engraçado e que esta rodando a dois anos asim e so agora comenso a incomodar fica a prova que se o carro estever em dia e mais do que dificil ficar na mao

Avatar do usuário
hugo william de carvalho
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 08 Mar 2018, 13:19
Nome Completo: Hugo William de Carvalho
Cidade: Mogi Mirim
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

VECTRA B - SCANNER ACUSA INJEÇÃO COM AVANÇO FORA DO COMUM.

por hugo william de carvalho » 05 Mai 2019, 09:39

chirola escreveu:Fuente del Mensaje aconteceu o mesmo no meu carro e poso falar que tanto meu carro como o seu ferveu em algum momento acredito que ambos casos foi en maos dos donos anteriores ,
no meu carro so pasaba uma misseria de oleo no pistao 4 me daba uma fumadinha so em aceleraçoes com giro mais alto, fiz o mesmo foi o16v para a retifica e foi feito tudo retentores uma prova hidraulica guias um prenchimento no local afetado para poder plainar sem perder medida do cabeçoto pague a mais poiso mais continua com a altura original o engraçado e que esta rodando a dois anos asim e so agora comenso a incomodar fica a prova que se o carro estever em dia e mais do que dificil ficar na mao

Pois é, exatamente, o carro é muito difícil apresentar problemas. mesmo com problema, ele aparenta não tem né ? rsrs

O meu deu uma taxadinha de leve no cabeçote né.. mais por um lado o carro fica pouquinho mais forte agora, vai ser até bom hehehehe
ainda mais se tratando de um Automatico, que é meio lento nas saidas então acho que vai ficar top.
abraço !

9 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 172 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.