por Jerry Aparecido »
Ontem, 20:12
Boa noite, pessoal!
Recentemente adquiri um Vectra Elite 2011 e, como o utilizo no dia a dia, venho notando um comportamento estranho no câmbio, especialmente quando o carro está frio.
Se eu deixo o carro parado por um tempo mais longo (algo em torno de 4 horas ou mais, tempo suficiente para o motor esfriar), ao ligá-lo e colocar na posição D, ele parece querer sair com tudo. No entanto, se eu pressionar o freio novamente e depois soltar, o carro demora de 1 a 2 segundos para começar a se mover.
Esse "delay" também ocorre em ladeiras, o que é perigoso, pois o carro começa a descer antes de engrenar e pode acabar colidindo com um veículo que esteja atrás. Se eu tento acelerar nesse momento, o câmbio dá um tranco bastante perceptível.
O mais curioso é que esse problema só acontece com o carro frio. Após algum tempo de funcionamento — quando o marcador de temperatura do motor começa a subir — o câmbio volta a se comportar normalmente. Nessas condições, ao soltar o pedal do freio, o carro já começa a andar suavemente, como deveria.
Observações importantes:
Já realizei a troca do óleo do câmbio automático;
O nível do óleo está correto.
Gostaria de saber se alguém já passou por algo semelhante. Será que pode ser alguma peça com defeito ou isso é uma característica normal do sistema do carro?
Agradeço desde já quem puder ajudar!