A pouco mais de 30 dias vinha notando uma demora e lentidão para fazer o motor entrar em funcionamento, principalmente nas partidas pela de manhã.
A princípio levei o carro para fazer uma revisão na injeção e ignição.
Foram trocados os cabos de velas e jogo de velas.

Foi troca o filtro de combustível, limpeza dos bicos injetores no Ultrasom e verificado a equalização, substituído os anéis de vedação com a flauta.
Na tbi apenas foi burrifado car 80 para uma limpeza simples.
Mesmo depois de todos estes cuidados , a partida melhorou mas ainda permanecia lenta .
Desconfiei da bateria , quem acompanha sabe que sempre utilizo Bateria Impact , e nunca fiquei na mão por usar está marca.

Até ela de um dia para outro apagar e morrer com 14 meses de vida.
Achei que poderia ser um defeito de fabricação e acionei a garantia mesmo já ter sido vencida.
Deixei minha bateria na loja onde comprei e me emprestaram outra bateria até ter resposta da fábrica , e durante uma semana a lentidão nas partidas continuaram até o dia em que não havia mais partida!
O motor não ligava , apenas acendia o painel de instrumentos , como estava na rua fiz o motor pegar no tranco.
Levei no eletricista e comprovado bateria ótima , miolo da chave perfeito cabos e corrente chegando até o motor de arranque.
Motor de arranque travado ! Após 12 horas na oficina para avaliação da situação foi identificado e reparado os seguintes defeitos:

O custo da manutenção ficou
Em R$420,00 com desconto!
Obs: A última manutenção que fiz neste motor de arranque foi em 20/10/ 2010 no mesmo eletricista , aproximadamente 5 anos atrás é mole ....
O Resultado não poderia ser melhor , partidas rápidas e instantânea .
Vídeo:
Quando vou ligar o carro pela 1° vez , a 2° ignição na partida já faz o motor entrar em funcionamento e após aquecido a 1° ignição já é o suficiente para ligar o motor.
Para quem ainda não sabe o motor do meu carro não possui partida frio e roda exclusivamente no álcool.
O meu intuito é relatar aqui uma experiência particular para supostos defeitos que torram os nossos neurônios e
Passamos dias tentando encontralos.
Ainda percebo que pode melhorar um pouco mais este sistema de ignição .
Pergunta aos Amigos:
Existe a possibilidade deste defeito no motor de arranque ter comprometido a vida útil ou mesmo acabado com a bateria.
Abraço a todos!
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.