por Daniel Sthor »
18 Dez 2017, 10:00
Olá pessoal do forum,
Tenho um vectra gls 2.0 8v 1997.
Precisei fazer uma viagem de emergencia neste final de semana, dois trechos de 500km.
No retorno, a luz da injeção acabou ligando em alguns momentos da viagem.
Estou com o carro a 4 meses e além de utilizar ele no dia-a-dia, 25km por dia, já havia feito uma viagem de 1000km com ele.
O carro nunca apresentou nenhum problema, nunca acendeu a luz da injeção e nunca não pegou na primeira partida.
Ele tem uma KM muito baixa para o ano, apenas 91000km (peguei com 86000).
Não senti nenhuma diferença no carro nos momentos em que a luz da injeção acendeu. Ela acendeu em momentos de baixa rotação, quando eu estava prestes a estacionar o carro em algum ponto de parada.
O dia estava muito quente, tipo mais de 30 graus; ao ponto de meu ar condicionado não vencer gelar (acho que o ar não está 100% heheh).
Após as paradas ele não pegou na partida na primeira tentativa, girou o motor de arranque mas não pegou; tive que acelerar para pegar.
Depois que pegou, ficou normal; a luz da injeção de manteve acesa por 1 minuto e apagou. Carro normal para viagem, com força e tudo.
Utilizei as instruções do sistema I.E de diagnostico que tem aqui no forum e o carro estava apresentando os erros 12, 13, 31, 45, 144 e 145.
De todos estes códigos, acredito que o unico que possivelmente está relacionado ao problema é o 45, que é mistura rica na sonda lambda.
Alguns fatos interessantes:
- Meu carro nunca teve a marcha lenta perfeita, ela sempre oscila um pouco, em torno de 50rpm para mais e para menos;
- Quando liga o ar condicionado, o motor recebe um tranco e a rotação as vezes baixa para 400 com o motor frio; com motor quente, baixa 50rpm.
- Os dois fatos acima, o mecanico disse que era normal do carro, então relevei;
- Durante a viagem pensei que poderia ter abastecido com combustível adulterado sem saber. O posto era de bandeira e sempre utilizo gasolina aditivada. Na viagem, acabei abastecendo novamente pois estava com medo disso, completei com gasolina comum de um posto de bandeira (pois não tinha aditivada).
De qualquer forma, quando cheguei em casa ainda acendeu a luz da injeção em baixa... vai saber, ainda tinha uns 20 litros da outra gasolina no tanque...
- Em casa, fiz alguns testes com o carro na garagem. Ligava o ar condicionado, ele ligava a luz da injeção. Eu acelerava, ele apagava a luz. Desligava e ligava novamente o ar, mesma coisa;
- Hoje pela manhã (a temperatura está bem amena na minha cidade), fiz os mesmos testes e nada... não acendeu nenhuma vez a luz da injecao. Vim para o trabalho, 40 minutos no transito, cheguei no estacionamento aqui, fiz o mesmo teste, nada de acender.
- O carro bebe um pouco deste sempre, mas talvez seja o normal do carro. Fiz 12 na estrada com ele, média de 110km/h. Já tive um astra com o mesmo motor que fazia 14 no meu modo de dirigir...
Alguem consegue contribuir para me ajudar no diagnostico?
Acredito que estou com o melhor dos problemas de resolver né, o problema intermitente hahah.
Sexta-feira vou precisar viajar mais 1000km novamente, então estou meio preocupado.
Abraços.