o problema era no "carrinho"....ele tem duas chapas que dão tensao mecanica, pintei de vermelho uma para vcs identificarem o local, tive q ir ajustando, ate q ficou 100%......se reparem na metade da esquerda, ele tem uma "identação" apontada pela seta verde, q passa no meio do carrinho da direita....e tem q ter uma certa tensão, pois ele passa de um lado para o outro ali, e usa como "freio"....a trava do motorista estava com mta tensão mecanica ali, dai o carrinho passava mto rapido ali e emperrava bem no canto da roda dentada, e pesava para voltar.....dai a trava nao voltava a fechar (ficava travada aberta), e se tentasse na chave tinha q forçar ate estralar e destravar, sendo q era bem pesado..... ajustei as chapinhas, soh entortanto um pouco pra reduzir a resistencia da passagem do carrinho deslizante, e agora a trava está perfeita
A foto é do lado do passageiro, mas do motorista é igual, a imagem é apenas espelhada

Entao fica a dica pra quem esta com alguma trava "encavalando" aberta....ela abre, para ali do ladinho da engrenagem grande, e nao tem força pra voltar a fechar, pois nao consegue fazer o carrinho deslizante passar pela identação para retornar e fechar a trava