O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[DICA] Trava elétrica travando aberta

18 mensagens   •   Página 1 de 1
Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[DICA] Trava elétrica travando aberta

por Ives » 04 Ago 2013, 22:25

Depois de algum sofrimento com a trava do motorista, resolvi abrir hoje....a trava estava "encavalando" quando travava.....se tentasse abrir na chava, era super pesado, e dava um estralo quando soltava.... achei que seriam os mecanismos, mas outra vez abri pra revisar e estava tudo ok..... entao lembrei do modulo do motor (motor/engrenagens/carrinho deslizante)

o problema era no "carrinho"....ele tem duas chapas que dão tensao mecanica, pintei de vermelho uma para vcs identificarem o local, tive q ir ajustando, ate q ficou 100%......se reparem na metade da esquerda, ele tem uma "identação" apontada pela seta verde, q passa no meio do carrinho da direita....e tem q ter uma certa tensão, pois ele passa de um lado para o outro ali, e usa como "freio"....a trava do motorista estava com mta tensão mecanica ali, dai o carrinho passava mto rapido ali e emperrava bem no canto da roda dentada, e pesava para voltar.....dai a trava nao voltava a fechar (ficava travada aberta), e se tentasse na chave tinha q forçar ate estralar e destravar, sendo q era bem pesado..... ajustei as chapinhas, soh entortanto um pouco pra reduzir a resistencia da passagem do carrinho deslizante, e agora a trava está perfeita

A foto é do lado do passageiro, mas do motorista é igual, a imagem é apenas espelhada
Imagem

Entao fica a dica pra quem esta com alguma trava "encavalando" aberta....ela abre, para ali do ladinho da engrenagem grande, e nao tem força pra voltar a fechar, pois nao consegue fazer o carrinho deslizante passar pela identação para retornar e fechar a trava
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: [DICA] Trava elétrica travando aberta

por Luiz Antunes » 04 Ago 2013, 23:32

Oi Ives ,

se vc precisa aliviar a carga da lamina , deve ser porque o motor já não esta com muita força , meio cansado ,certo ???

Não resta duvida, que a sua solução é excelente pratica e barat , e não precisou trocar nada .

Mas se vc desmontar o motor , limpar ele , dar uma pressão nas escovas , ou troca-las , limpar o coletor com lixa fininha, o mecanismo deve voltar ao normal , sem precisar ajustar a lamina .

Abraços

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 05 Ago 2013, 09:39

na verdade acho q nao era motor fraco no meu caso.....faz sentido, mas é q depois q ela passava pro lado esquerdo (aberto), ela literalmente encavalava ali mecanicamente.....como era lado do motorista, se eu tentasse abrir na chave, tinha q fazer uma grande força, ate q estralava bem alto e desencavalava, passando para o lado direito ali da identação....soh tirei as chapinhas, dei uma leve pressão pra entortar pouca coisa, soh pra aliviar um pouco a passagem do carrinho, remontei tudo, e ta uma manteiguinha agora :D

pode ate ser q seja do motor, q ele nao tava com força pra passar ao abrir, ficando encavalado....tenho outras duas travas sobressalente, caso venha a incomodar novamente, vou testar substituir o motor.....
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 05 Ago 2013, 10:31

Ives escreveu:na verdade acho q nao era motor fraco no meu caso.....faz sentido, mas é q depois q ela passava pro lado esquerdo (aberto), ela literalmente encavalava ali mecanicamente.....como era lado do motorista, se eu tentasse abrir na chave, tinha q fazer uma grande força, ate q estralava bem alto e desencavalava, passando para o lado direito ali da identação....soh tirei as chapinhas, dei uma leve pressão pra entortar pouca coisa, soh pra aliviar um pouco a passagem do carrinho, remontei tudo, e ta uma manteiguinha agora :D

pode ate ser q seja do motor, q ele nao tava com força pra passar ao abrir, ficando encavalado....tenho outras duas travas sobressalente, caso venha a incomodar novamente, vou testar substituir o motor.....

Isso , mas a restaurada deixa quieta , time vencendo não se altera , eheh ! Abs

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 05 Ago 2013, 10:53

Ives, este encavalamento é devido ao micro SWIFT que não desliga a tempo. Ali você que abriu deve ter percebido que ela depois de travada tem espaço para ir para frente ou seja para retravar que é o Dead Lock que seria travar e depois retravar para não abrir nem por dentro. Como o micro SWIFT não faz o serviço correto que é desligar ela antes, então ela vai encavalar mesmo.
Eu antes disto que você fêz, fiz um batente de plástico para não deixar esta peça ir mais que o normal eliminando de vez a possibilidade do dead lock funcionar. Bem eu nunca usei este dead lock então eliminei isto com este calço.

Funcionou bem mas não testei por muito tempo porque apareceu a oportunidade de colocar travas do Astra mais novo e o sistema é totalmente diferente deste. E a possibilidade de falhar é bem menor e como comprei em um desmanche, tinha que ser do Astra para que ela realmente seja nova. Detalhe o Dead lock da nova é um motor a parte e foi a primeira coisa que fiz tirar ele fora. Vou pedir um amigo a portar uma foto desta nova aqui já que eu não consigo fazer isto, verás que ela é bem mais interessante.

Eu tenho várias destas travas, porem a maioria sem a capa ou seja tenho a parte onde fica o motor e os motores com os swifts isto porque para adaptar as outras tive que usar umas partes de algumas. Mas pode ter certeza o problema maior delas é o SWIFT quando não faz o serviço correto.
Imagem

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 05 Ago 2013, 11:47

na verdade a minha encavalava pro outro lado...o lado de abrir, pro lado da engrenagem grande....os micro-switch estao bons, ja testei ate.....nao era pro lado de fechar, q tem ainda o segundo estagio de deadlock..... ele ficava numa posição trancado...era preciso bastante força pra conseguir fazer ele passar pra voltar a fechar.....acho q ele tinha dificuldade pra passar, e tvez passasse um lado, e o outro ficasse pra tras, ficando atravessado o carrinho deslizante....com esse pequeno ajuste agora ta td funcionando q é uma beleza :D
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Ago 2013, 12:34

Ives escreveu:na verdade a minha encavalava pro outro lado...o lado de abrir, pro lado da engrenagem grande....os micro-switch estao bons, ja testei ate.....nao era pro lado de fechar, q tem ainda o segundo estagio de deadlock..... ele ficava numa posição trancado...era preciso bastante força pra conseguir fazer ele passar pra voltar a fechar.....acho q ele tinha dificuldade pra passar, e tvez passasse um lado, e o outro ficasse pra tras, ficando atravessado o carrinho deslizante....com esse pequeno ajuste agora ta td funcionando q é uma beleza :D

Realmente eu fiz confusão mesmo, alias SWIFT é comprovante de deposito exterior kakkakak.

Outro detalhe, raramente ela estraga trancada, que bom que na pior das hipóteses ela não tranca mas você ainda pode entrar.

vou ver se consigo com ajuda de um postar umas fotos aqui do modelo que comentei. É tentador kakkaka

Fotos abaixo:

Mola externa
Imagem

Traseira direita
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 05 Ago 2013, 15:27

por enqto vou manter assim....pois ela nem da sinal de problemas..... antes o problema era de manha....eu ia, acionava o alarme, ela subia devagar, e encavalava aberta....ai ligava o carro, travava todas menos a do motorista....ate cogitei alarme, mas como era do motorista, via q abrir na chave era muuuita força necessaria pra desencavalar, e voltar a fechar...ai td vez tinha q ir no braço, se torcer todo pra ajudar a baixar..... agora tao todas 100%.....se eventualmente voltar a dar problema, vou trocar o motorzinho, pode ser q esteja um pouco abaixo da força ideal, mas acho q nao devo ter maiores problemas agora...
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 05 Ago 2013, 15:38

Ives, meu camarada, boa tarde...
Muito legal essa sua dica, vai ajudar um monte de gente que certeza passa por isso e pensa ser alarme...(including me)

Forte abraço!!!!!!!1

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Ago 2013, 17:50

Eu não acredito que seja o motor, ele faz pouca força porque a redução é grande. Bem, lhe desejo sorte, eu desisti de mexer na minha e fiz isto que comentei e o nosso amigão postou as fotos dela e tenho certeza que você é um profundo conhecedor desta parte interna já imaginará como funciona esta nova que é simples e não tem esta de ir e não voltar porque a engrenagem pode ir para qualquer lado que ainda estará pronta para trabalhar. Óbvio que mesmo em um Desmanche eu ainda tive que pagar 450 nas 4 ela também faz barulho ao fechar e abrir, mas é menos que esta sua e que tinha também no meu carro. Outra coisa a mola dela é externa como na foto, diferente do outro modelo. O motorzinho que está de lado, é o dead lock o qual não uso e já tirei fora.
Imagem

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 06 Ago 2013, 14:49

por enqto soh alegria...o carro ta parado desde domingo, hj cedo fui la, abriu e fechou normal pelo alarme....antes se ficasse umas 2 horas parado, ja encavalava nos primeiros acionamentos....agora ta uma beleza, antes tinha aberto e revisado todas as ferragens, e domingo tive a sorte de abrir qdo tava encavalada, e vi q nao era os ferros, e sim o modulo ali do motor e carrinho.... ai foi soh ajustar ali, e curtir todas as travas funcionando sem engasgar :P
Imagem

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 07 Set 2013, 16:02

luiz antunes escreveu:Oi Ives ,

se vc precisa aliviar a carga da lamina , deve ser porque o motor já não esta com muita força , meio cansado ,certo ???

Não resta duvida, que a sua solução é excelente pratica e barat , e não precisou trocar nada .

Mas se vc desmontar o motor , limpar ele , dar uma pressão nas escovas , ou troca-las , limpar o coletor com lixa fininha, o mecanismo deve voltar ao normal , sem precisar ajustar a lamina .

Abraços

É Luiz....acho q na verdade vc acertou em cheio hehehehe.... apesar do ajuste q fiz, nos primeiros dias ficou perfeito, e logo depois começou a dar problema de novo...mas apenas no primeiro acionamento do dia.....era acordar, acionar a trava e ver ela subir bem devagar, ou nem subir...ai entrava no carro, puxava manualmente e podia ficar brincando o dia todo com o botao de destravar/travar.......hoje resolvi abrir e trocar o motor de uma vez...tinha outras duas travas sobrando motor, peguei de uma q tava forte, q so troquei pq ela nao deixava abrir por dentro qdo destrava no pino manualmente.... vamos ver se agora vai... primeiras impressoes estao boas, trava subindo e descendo rapido e forte, iguais as 3 demais.....espero q agora seja o fim da minha unica novela triste com esse carro kkkkkk q fora as travas, nao tive maiores incomodos.....

por curiosidade abri o motor, e tinha algo como 1mm de escova apenas...nao sei o tamanho original, mas realmente parecia ja estar no final da vida util mesmo....
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 08 Set 2013, 00:32

Ives escreveu:
luiz antunes escreveu:Oi Ives ,

Abraços

É Luiz....acho q na verdade vc acertou em cheio hehehehe.... apesar do ajuste q fiz, nos primeiros dias ficou perfeito, e logo depois começou a dar problema de novo...mas apenas no primeiro acionamento do dia.....era acordar, acionar a trava e ver ela subir bem devagar, ou nem subir...ai entrava no carro, puxava manualmente e podia ficar brincando o dia todo com o botao de destravar/travar.......hoje resolvi abrir e trocar o motor de uma vez...tinha outras duas travas sobrando motor, peguei de uma q tava forte, q so troquei pq ela nao deixava abrir por dentro qdo destrava no pino manualmente.... vamos ver se agora vai... primeiras impressoes estao boas, trava subindo e descendo rapido e forte, iguais as 3 demais.....espero q agora seja o fim da minha unica novela triste com esse carro kkkkkk q fora as travas, nao tive maiores incomodos.....

por curiosidade abri o motor, e tinha algo como 1mm de escova apenas...nao sei o tamanho original, mas realmente parecia ja estar no final da vida util mesmo....

É coitadinho do motorzinho , kkkk , tava em final de vida mesmo , ainda tem outro problema que não dá para testar , quando ficam velhos o imãns tb ficam fracos , e eles perdem muito torque !!! Melhor coisa foi isso que fez , motor novo , torque total !!!

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 09 Set 2013, 12:51

Veredicto: final feliz...hehehe agora com o motor trocado, fui cedo la abrir, subiu normal...travei e destravei pelo controle mais umas 2 vezes pra garantir, nem sinal de querer subir devagar ou encavalar...chega ao final essa novela, agora é soh curtir as travas funcionando como deveriam :D
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda

por Luiz Antunes » 09 Set 2013, 19:38

:88: :38:

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 22 Fev 2014, 16:26

bom...logo depois do post anterior, as travas voltaram a encavalar..... o engraçado q se o carro ficava parado 1 dia, ela encavalava a de tras, q atrapalhava a da frente.....a de tras subia, a da frente nao, ambas do lado do motorista.....ai normalmente puxava o pino manualmente e elas funcionavam bem durante aquele dia, e algumas vezes a de tras nao travava.....

devido umas mudanças de cronogramas, estou usando o carro agora diaramente para ir ao trabalho, ai de meio dia sobrou um tempinho, aproveitei pra abrir a porta e resolver isso......primeiro tentei trocar o switch da porta de tras, mas continuou ruim......ai pensei "vou tentar as chapinhas"....e por isso novamente reforço a dica de aliviar um pouco as chapinhas de metal q ficam dentro daquele carrinho movel.....bastou aliviar um pouco a trava da porta de tras, q a agora ficou perfeito...... vou falar, a unica coisa nesse carro q nunca foi perfeito ate hoje foram as travas pra mim, de resto nao tem o q reclamar desse carro....... agora da ate gosto, a trava de tras q tava sacaneando a da frente, nem precisei mexer na porta da frente....agora abre e travam rapidao, ate o som mudou :P ficou perfeito, usei a semana toda sem nenhum engasgo.....vamos ver amanha....to deixando o carro de molho no fds, quero ver se parado agora 2 dias ela funciona normal tbem....

fica a dica.....é a chapinha destacada em vermelho na foto abaixo, vale lembrar q logo em cima tem outra tbem...aliviei um pouquinho as duas, e o carrinho agora passa de um lado pro outro com facilidade.....ativei a trava aberta antes, e ele nao conseguia passar ali onde a seta verde indica, ate manualmente era pesado demais...ai aliviei um pouco, ate conseguir passar manualmente, e agora ta uma beleza

Imagem
Imagem

zica04
GL Member
GL Member
Nome Completo: marcelo tavares santos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI

por zica04 » 06 Abr 2014, 13:10

amigo a minha pergunta é como vc abril pois tentei abrir uma e acabou quebrando estou com uma porta travada e não abre de jeito nenhum é a porta traseira preciso de ajuda

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 06 Abr 2014, 14:39

pra abrir a trava voce diz? eh soh soltar os 3 parafusos da tampa, e desentortar a chapa de aço ali do canto superior direito...use um alicate pra desentortar e parar de travar a tampa.....feito isso, eh soh usar uma chave de fenda no meio da trava pra alavancar q ela abre relativamente facil....soh abra com bastante cuidado e atenção, pra ver como eh a montagem dentro, pra poder remontar depois.... nao é nada mto complicado, olhando e analisando vc consegue remontar.....
Imagem

18 mensagens   •   Página 1 de 1