Acabei demorando para criar este tópico aqui no clube mas vamos lá
.png)
Tinha um Peugeot 307 muito bem cuidado mas por causa de uma dívida necessitei vender o mesmo. Com o dinheiro que sobrou me restava procurar um carro e nunca gostei de popular pelado, sempre quis carros mais completo por mais que fossem um pouco mais antigos, aliado ao fato de que considero comprar carro zero um prejuízo gigante pela desvalorização sofrida e de que fujo de financiamento como o diabo corre da cruz sempre tive carros mais completos porém de anos um pouco mais antigos (antes do 307 tive meu primeiro carro que foi uma Meriva).
Sobraram como opções para mim Focus, Vectra e Corsa. Meu foco era o Vectra e as demais opções eram somente se eu não achasse um do jeito que queria. Quando pequeno em 1996 meu pai teve um Vectra C na cor vinho que era o xodó da família, fiquei determinado a ter um Vectra B que sempre achei um carrão pois já conhecia a GM de longa data (meu pai teve 05 Monzas além do Vectra e não saia da GM nem a pau) e também sempre curti o carro.
Procurei igual louco por um mês mais ou menos e quando achei que não teria chance aparece um anúncio milagroso no Mercado Livre com o carro do jeito que eu queria e por um preço que cabia no meu bolso
.png)
Na mesma hora liguei e já marquei no mesmo dia de ver o carro, uns detalhes pequenos para fazer, o carro no geral em bom estado inclusive com manual íntegro, antigas manutenções guardadas junto dele. Rodei com o carro, peguei um trecho da Anhanguera com ele (o cara mora ao lado da rodovia), tudo rodando e indo bem. O antigo dono precisando vender por dinheiro mesmo. Negócio fechado para a minha felicidade e eis que estou com o meu Vectra 2.2 CD 16V Manual cor Cinza Cirrus.

O antigo dono precisava vender por necessidade de dinheiro o que causou nos últimos meses com o carro um pequeno desleixo que entendo não ter sido culpa dele, até onde ele pode cuidou do carro (tanto que o interior está impecável). Peguei o carro sem o velocímetro funcionar, com os vidro traseiros não subindo ou descendo e um vazamento que o mecânico dele disse ser na mangueira de direção, pneus meia vida, uns detalhes pequenos na pintura... de resto tudo ok.
.png)
Dei uma lavada nele e começou minha saga para arrumar os pequenos detalhes mecânicos (considero que a estética precisa ser arrumada só quando a mecânica está boa, antes o carro com pequenos detalhes mas funcionando bem do que o carro bonito e com problemas).
O carro só apresentava vazamento quando funcionava, ou seja ele não vazava quando estava parado. Calejado já com os outros carros que tive matei o problema sem nem precisar olhar: se só vaza ligado quase que certeza que era a cebolinha do óleo do motor e não a mangueira de fluído igual o antigo dono falou (até pq depois reparei e o que vazava era óleo mesmo não fluído de direção). Levo no meu mecânico de confiança, cebolinha trocada. Vazamento resolvido.
.png)
Resolvido o vazamento, fui em uma casa de óleo. Troquei o óleo, filtros e troquei também o óleo do câmbio que estava bem baixo.
Tudo certo e resolvido foquei em resolver o velocímetro... A saga do velocímetro está no post que vou deixar o link abaixo (só depois eu vi que sem querer coloquei no problema certo porém em um post do Vectra C mas vida que segue). Neste problema tive muita ajuda do Chirola.
.png)
viewtopic.php?f=46&t=5078
Com o velocímetro resolvido, limpei e hidratei os bancos de couro do carro e os acabamento das portas e encostos de cabeça com o Kit da Wurth que aparentemente é muito bom, mas o negócio vem na conta, não sobra nada.
.png)

Bancos Hidratatados, limpei o teto solar e lubrifiquei as engrenagens dele com WD, hora de limpar o motor. Desengordurante, panos, pincéis, escova e mãos a obra. Como já fiz em todos os meus carros o procedimento para mim foi normal e o resultado final satisfatório, motor limpo dá até gosto de ver
.png)

Agora vou trocar a correia dentada dele junto das polias (sei lá quantos KM o antigo dono rodou com ela).
Depois planejo trocar as velas e cabos de vela e por fim trocar o fluído de freio do carro e o liquído da direção. Ai com tudo isso feito irei partir para uma pintura pequena na tampa do porta malas e um polimento geral no carro para tirar os riscos.
Muito feliz com o carro, gostei muito dele, mais macio até mesmo do que a Meriva que já tive e obviamente muito mais macio que meu antigo 307 que a suspensão batia seco nas ruas tortas de São Paulo kkkk
Desculpem o texto longo mas gosto de mostrar e explicar bem tudo.
.png)