bom como tinha comentado o motor foi pro saco
consegui fotos da merds que deu , nao conseguimos achar o defeito que causo iso , a bomba de oleo foi testada , o oleo era novo, nao estaba dando pau , a gasolina nao era ruim, os sensores e atuadores foram testados ja que vao ser usados no novo motor.
o motor com cuase 170 mil km nunca aberto o bloko , sem rebarbas nas camisas nem folgas nos aneis. rodando a 40 km/h em segunda mrcha simplesmente quebrou.

buraco de uma das vielas .

restos do pistao.


nesta foto da para ver o buraco do pistao quebrado e 3 pistoes em pms entao , coisa errada o terceiro quebrou pistao e viela e o segundo quebro viela.

duas valvulas atropeladas pelo pistao.
foi testada a bomba e nao apresenta defeitos nem folgas foi testado o bi-pass dela e abre corretamente na precao indicada (nao lembro exatamente de cabeza).

mais como falei o trauma foi superado , comprei um motor usado com nota e baixa, o mesmo foi desmontado e mandado para a retifica para conferir folgas , e montado na medida estandar , por falta de espaco fisico o carro esta sendo montado em uma oficina , por falta de mao de obra com bondade de trabalhar esta sendo montado em uma oficina de preparacao de motores de corrida (nao custo mais caoro por iso mais foi a unica que topo o trabalho, o bloko pintado de preto si la moitos preparadores acham bonito para mim nao faz diferenca se ficar bom.
aparentemente o problema foi falta de lubricacao na camisa , por causa da cuarentena o carro cuase nao anda no pistao quebrado da para ver a saia do pistao que tranco e quebrou , ao desmontar nao tinha borra de oleo e as pecas nao estabam sujas ou com resto de oleo queimado grudado.
eu nunca tinha visto quebrar duas vielas ao mesmo tempo raro mais bom como fale acima ja foi superado e agora e so esperar terminar de montar o carro , aproveitando ja serao trocados os soportes do motor .