por grahhhh »
13 Fev 2021, 20:02
Boa noite rapazeada, bom, graças a este maravilhoso fórum, ja resolvi um bocado de problemas com meu vectra (1998 2.2 8v). Mas dessa vez, o buraco parece ser mais em baixo (ou é algo tão simples e idiota que nem tenha passado pela minha cabeça), e venho recorrer aos senhores, mestres dessa linda maquina, por ajuda.
Bom, vamos ao(s) problema(s), vou tentar relatar o maximo de informações possiveis:
Primeiramente comprei o carro por um valor bem baixo, com a intenção de restaurar ele, mecânica estava ok, a lataria horrivel, logo quando ia começar a consertar tudo, veio a pandemia e acabou com meus planos, consegui manter a mecanica relativamente em dia, mas em um ano de uso na minha mão, o coxim da caixa começou a dar sinais de que estava na hora de trocar.
Por um ano e meio quase, usei o carro para bater no dia a dia, funcionando quase perfeitamente. "quase perfeitamente" por conta de em certas ocasiões, ele dar umas falhadinhas de leve, mas para um motor 2.2 não eram o suficiente para atrapalhar.
Bom, 2 semanas atras, à caminho do trabalho, o carro começou a cavalgar, dando uns "trancos" sempre que o torque do motor era necessario, em resumo, na lenta ficava tranquilo, se pisasse ele abaixava os giros como se alguem estivesse sufocando ele com um travesseiro enquanto dormia.
Consegui levar de volta até em casa e fui trabalhar com o carro do meu pai. Em casa, troquei velas e cabos, e comecei a correr atras dos bico injetores, aproveitando o momento de arrumar o carro, e já sabendo que os bicos estava com a validade vencida (o que o teste de estanqueidade confirmou), enfim, bicos, velas, e cabos trocados, o problema persistiu, por falta de tempo para correr atras das peças e arrumar o carro por conta própria, levei até uma oficina perto da minha casa, onde ja havia combinado com o mecanico pra fazer a troca do coxim da caixa, e pra aproveitar que o carro ja estava fora, trocar a bomba tambem, comprei uma bomba, magneti marelli, nas especificações do carro, ele funcionou lindamente, ainda com algumas falhadinhas, mas imagino que as mesmas estavam sendo ocasionadas, por erros da injeção, ou um rasgo na mangueira que vem do filtro de ar.
Enfim, quando fui buscar o carro "finalizado" na oficina, pedi para o mecanico leva o carro até minha casa, mas o carro não quis mais pegar, e por não ligar, digo não ligar mesmo, nem mesmo o truque do wd40 no tbi adiantou.
Pensei comigo: "sensor de rotação", la vai eu comprar um sensor novinha da bosch, chingar em 32 linguas o espaço apertado pra trocar, mas finalmente consegui. O carro ainda assim não liga, consegui rebocar o carro até em casa. Pra testar tudo com mais calma.
Testes realizados:
Faisca nos cabos de vela - Ao dar partida os cabos produzem centelhas.
Bomba de combustivel - Nova, chegando corrente para ligar (ainda não testei vazão mas vou ver se consigo fazer isso hoje)
Sensor de rotação - resistência testada em multimetro, dentro dos padroes.
Distribuidor - Tambem testado com multimetro, tambem dentro dos padroes de resistencia.
Mais alguns testes que realizei, foram tentando encontrar curtos relacionados ao sensor de rotação, mas não sou mecânico, muito menos eletricista, despluguei o conector do sensor de rotação, e usando a função "continuidade" testei a tomada do chicote, o primeiro e segundo contatos da tomada, estavam conectados. Pensei comigo: "achei!", mas depois de desconectar a tomada do modulo, desligando todo o chicote da central não acusava mais continuidade. É normal isso?
Testei tambem os fusiveis principais (os que ficam em torno da bateria e cofre do motor) e os secundários tambem mas nenhum queimado.
Durante o teste do modulo, com o jumper e chave virada, um resultado ficou fora, que foi o 145 (imobilizador, codigo errado), o que achei estranho, ja que se o código não bate, até onde sei a luz da injeção pisca, e o carro não liga (perdão se estiver equivocado).
Bom desculpem pelo texto exagerado mas tentei relatar ao maximo essas duas semanas, mas se alguem tiver uma sugestão ou dica do que eu possa fazer, eu fico MUITO agradecido.
Vou levar o carro a um eletricista, pois tudo indica que o problema seja eletrico, mas, se houver algo que eu possa fazer, prefiro fazer eu mesmo, primeiro pra aprender, e segundo por que ficar dependendo de carro dos outros é uma m****, quanto antes solucionar esse problema, melhor.
Grato desde já!