por Ju_Bueno »
25 Ago 2020, 11:54
Exato Luan! Nós aqui no Clube estamos à parte do consenso geral. Consideremos que o Vectra C (e Astra) mais novo já tem 9 anos e o B, 15. Já são carros considerados "velhos". Pra turma do senso comum, são carros absurdamente beberrões e não trazem mais nenhum status. Chegar num churrasco de família com um carro desses não impressiona mais ninguém.
Pra essa turma, é muito mais presença ter um HB20, Onix, Argo, Ka... de uns 3 ou 4 anos no máximo - carros que facilmente chegam a custar mais que o dobro dos nossos. Já é comprovado que o brasileiro considera carro como status. Logo, você que anda de Vectra (e Astra) é alguém que não está prosperando. E a coisa fica ainda mais séria quando os parentes já andam de SUV.
Eu mesmo já postei diversos comentários em alguns tópicos do fórum sobre situações que passei e presenciei quando parentes e "amigos" conversavam sobre carro. A mais recente que tenho pra relatar foi com um colega de trabalho. Ele tem um HB20 1.0 da primeira série. Ao falarmos sobre os carros, mencionei que o meu faz uns 10-11 km/l com álcool em rodovia. Ele se espantou e respondeu com um arzinho de superioridade que o dele consome isso na cidade. Só que, ele "investiu" bem mais de 30k nisso, e ainda está pagando parcelas de quase R$ 1.000,00 todo mês. Pra ele o consumo é o mais importante? Talvez sim. Também achei curioso que ele disse que não curte muito dirigir - logo, ele enquadra nos que querem apenas um meio de locomoção. Mas, sabe quando o cara enche a boca em dizer que tem um HB20? Pois é, status!
Já essa galera onde nós estamos incluídos quer mais que apenas um automóvel. Somos apaixonados por carros, adoramos dirigir, sentir prazer ao volante. Apreciamos um carro bem construído, de personalidade, que tenha conforto, mimos e torque. Eu não preciso de um carro 2.0 - sou um tiozão que procura dirigir dentro dos limites de velocidade. Mas, carro, pra mim, tem que ser capaz de manter sua velocidade em subidas, com porta-malas cheio e usando ar condicionado; tem que me dar a segurança de fazer uma ultrapassagem de forma rápida e tranquila; tem que me deixar "inteiro" após horas e horas dirigindo e disposto pra ainda mais! As viagens mais longas que já fiz de carro foram 2 x para Santa Catarina - cerca de 12 horas (1 de Vectra A e outra de Astra). E não vejo a hora de poder pegar a estrada novamente!
Tá certo que não tenho mesmo condições de ter um carro semi-novo, mas dentro do que posso pagar, prefiro um carro mais completo e com motorização superior à um popular mais novo de ano no mesmo valor. Lembro de pouco tempo após ter comprado o Astra, um amigo vendeu o Prisma dele, ano 2010, 1.4, "completo", com baixíssima km, bem novinho mesmo por praticamente o mesmo valor que tinha pago no meu. Mesmo que eu tivesse a oportunidade na época, ainda assim teria comprado o Astra.
Quando vendi o Vectra, eu estava mirando no anúncio que tinha encontrado de um Classic acho que 2004 ou 05 - só que não era o básico - era 1.6 com ar, direção hidráulica e travas elétricas - resistindo ao que podia aos 1.0. Felizmente, por causa de algumas possibilidades que não se concretizaram, não precisei descartar a aquisição de um carro de porte maior. Atualmente, continuo podendo me dar ao "luxo" de ter esse carro beberrão, pois para meus deslocamentos mais triviais tenho uma CGzinha que faz mais de 30km/l hehe... Pode ser que minhas circunstâncias mudem, mas enquanto eu puder, continuo alimentando esse meu lado entusiasta apaixonado por carros e que torce o nariz para os carrinhos de plástico fabricados nos nossos dias!