murilolorentz escreveu:Fuente del Mensajelmm1973 escreveu:Pessoal:
Fiz uma compilação da informação contida neste tópico para facilitar a vida de todos.
R1 - primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador (recebe sinal negativo: do cebolão do radiador nos vectras mais antigos e do sensor que manda informação para a central nos vectras mais novos);
R2 - habilita a segunda velocidade da ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador. Ao ligar a ignição, ele arma para habilitar R3, ou seja, se a segunda velocidade da ventoinha do radiador estiver acionada e a ignição for desligada, este relé se desligará e ficará funcionando apenas a primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador até baixar a pressão dentro do sistema de AC, momento em que se desligará também a primeira velocidade das duas ventoinhas;
R3 - segunda velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador. Aciona a ventoinha do condensador e a ventoinha do radiador na segunda velocidade. Também manda sinal para compensar a marcha-lenta quando o AC é ligado;
R6 - relé do compressor do condicionador de ar;
F2 - 20A - fusível do compressor do condicionador de ar;
F4 - 30A - fusível da primeira velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador);
F5 - 30A - fusível da segunda velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador).
Obs. 1: Se R1 estraga ou o sensor não manda o sinal, funcionará apenas a ventoinha do radiador e apenas na segunda velocidade (só funciona R2 e R3).
Obs. 2: como consequência direta de tudo o que foi descrito acima, R1 também pode funcionar com a ignição desligada.
Obs. 3: (nota do postador) as referências "R1", "R2", "R3", "F2", "F4", e "F5" foram tiradas da segunda versão do manual do proprietário do vectra 2005, onde foi adicionada a imagem da caixa de fusíveis da foto acima com estas nomenclaturas.
Almeidão: se cometi algum engano na descrição peço que comente.
Abraço a todos.
Amigo será que você teria o esquema de ligação desses relés? O meu está faltando um, tá com um espaço vazio, acredito que seja o R1, pois tem o relé marrom (R2), a ventoinha liga no 2° estágio (o mais forte) quando deveria ligar o primeiro. Precisava do esquema de ligação entre esses relés e o cebolão pra acionar o estágio certo e tal
Bacholsky escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal. Essa semana percebi que o primeiro estágio é o segundo não armam no meu carro. Mas se eu ligar o ar condicionado aa ventoinhas funcionam normalmente. Alguém poderia me ajudar nisso?
lmm1973 escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal:
Fiz uma compilação da informação contida neste tópico para facilitar a vida de todos.
R1 - primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador (recebe sinal negativo: do cebolão do radiador nos vectras mais antigos e do sensor que manda informação para a central nos vectras mais novos);
R2 - habilita a segunda velocidade da ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador. Ao ligar a ignição, ele arma para habilitar R3, ou seja, se a segunda velocidade da ventoinha do radiador estiver acionada e a ignição for desligada, este relé se desligará e ficará funcionando apenas a primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador até baixar a pressão dentro do sistema de AC, momento em que se desligará também a primeira velocidade das duas ventoinhas;
R3 - segunda velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador. Aciona a ventoinha do condensador e a ventoinha do radiador na segunda velocidade. Também manda sinal para compensar a marcha-lenta quando o AC é ligado;
R6 - relé do compressor do condicionador de ar;
F2 - 20A - fusível do compressor do condicionador de ar;
F4 - 30A - fusível da primeira velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador);
F5 - 30A - fusível da segunda velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador).
Obs. 1: Se R1 estraga ou o sensor não manda o sinal, funcionará apenas a ventoinha do radiador e apenas na segunda velocidade (só funciona R2 e R3).
Obs. 2: como consequência direta de tudo o que foi descrito acima, R1 também pode funcionar com a ignição desligada.
Obs. 3: (nota do postador) as referências "R1", "R2", "R3", "F2", "F4", e "F5" foram tiradas da segunda versão do manual do proprietário do vectra 2005, onde foi adicionada a imagem da caixa de fusíveis da foto acima com estas nomenclaturas.
Almeidão: se cometi algum engano na descrição peço que comente.
Abraço a todos.
bluo33 escreveu:Fuente del Mensajelmm1973 escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal:
Fiz uma compilação da informação contida neste tópico para facilitar a vida de todos.
R1 - primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador (recebe sinal negativo: do cebolão do radiador nos vectras mais antigos e do sensor que manda informação para a central nos vectras mais novos);
R2 - habilita a segunda velocidade da ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador. Ao ligar a ignição, ele arma para habilitar R3, ou seja, se a segunda velocidade da ventoinha do radiador estiver acionada e a ignição for desligada, este relé se desligará e ficará funcionando apenas a primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador até baixar a pressão dentro do sistema de AC, momento em que se desligará também a primeira velocidade das duas ventoinhas;
R3 - segunda velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador. Aciona a ventoinha do condensador e a ventoinha do radiador na segunda velocidade. Também manda sinal para compensar a marcha-lenta quando o AC é ligado;
R6 - relé do compressor do condicionador de ar;
F2 - 20A - fusível do compressor do condicionador de ar;
F4 - 30A - fusível da primeira velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador);
F5 - 30A - fusível da segunda velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador).
Obs. 1: Se R1 estraga ou o sensor não manda o sinal, funcionará apenas a ventoinha do radiador e apenas na segunda velocidade (só funciona R2 e R3).
Obs. 2: como consequência direta de tudo o que foi descrito acima, R1 também pode funcionar com a ignição desligada.
Obs. 3: (nota do postador) as referências "R1", "R2", "R3", "F2", "F4", e "F5" foram tiradas da segunda versão do manual do proprietário do vectra 2005, onde foi adicionada a imagem da caixa de fusíveis da foto acima com estas nomenclaturas.
Almeidão: se cometi algum engano na descrição peço que comente.
Abraço a todos.
Isso ajudooouu muuuuito. Depois que dei um curto no carro, estou com problemas.... O Meu F02 não chega positivo nele, meu F04 tá queimando sempre que troco. Alguém pode me ajudar PF?
Depois do curto que dei dentro do carro, mais precisamente atrás dos botões do painel, as luzes do painel e botões apagaram e a sirene da lanterna ligada também não funciona.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensajebluo33 escreveu:Fuente del Mensajelmm1973 escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal:
Fiz uma compilação da informação contida neste tópico para facilitar a vida de todos.
R1 - primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador (recebe sinal negativo: do cebolão do radiador nos vectras mais antigos e do sensor que manda informação para a central nos vectras mais novos);
R2 - habilita a segunda velocidade da ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador. Ao ligar a ignição, ele arma para habilitar R3, ou seja, se a segunda velocidade da ventoinha do radiador estiver acionada e a ignição for desligada, este relé se desligará e ficará funcionando apenas a primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador até baixar a pressão dentro do sistema de AC, momento em que se desligará também a primeira velocidade das duas ventoinhas;
R3 - segunda velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador. Aciona a ventoinha do condensador e a ventoinha do radiador na segunda velocidade. Também manda sinal para compensar a marcha-lenta quando o AC é ligado;
R6 - relé do compressor do condicionador de ar;
F2 - 20A - fusível do compressor do condicionador de ar;
F4 - 30A - fusível da primeira velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador);
F5 - 30A - fusível da segunda velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador).
Obs. 1: Se R1 estraga ou o sensor não manda o sinal, funcionará apenas a ventoinha do radiador e apenas na segunda velocidade (só funciona R2 e R3).
Obs. 2: como consequência direta de tudo o que foi descrito acima, R1 também pode funcionar com a ignição desligada.
Obs. 3: (nota do postador) as referências "R1", "R2", "R3", "F2", "F4", e "F5" foram tiradas da segunda versão do manual do proprietário do vectra 2005, onde foi adicionada a imagem da caixa de fusíveis da foto acima com estas nomenclaturas.
Almeidão: se cometi algum engano na descrição peço que comente.
Abraço a todos.
Isso ajudooouu muuuuito. Depois que dei um curto no carro, estou com problemas.... O Meu F02 não chega positivo nele, meu F04 tá queimando sempre que troco. Alguém pode me ajudar PF?
Depois do curto que dei dentro do carro, mais precisamente atrás dos botões do painel, as luzes do painel e botões apagaram e a sirene da lanterna ligada também não funciona.
sirene e luz de painel depois de um curto, provavelmente queimou a placa multi timer
danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Permita-me fazer uma correção quanto aos relés R1, R2 e R3.
Utilizando o esquema elétrico como apoio, é possível notar que este é um conhecido sistema de 2 eletroventiladores, 2 velocidades e 3 relés.
Portanto, o R1 corresponde ao relé K87. Quando este fecha, fornece positivo vindo do fusível F52 ao primeiro motor (M12). O outro terminal do motor, é conectado ao terminal normalmente fechado (87A) do relé K52 (R2, marrom, de 5 pinos). A corrente continua pelo segundo motor (M4), até encontrar o ponto de massa (negativo).
Como os dois motores estão em série, cada um receberá metade da tensão e funcionarão em baixa velocidade.
Para ativar a alta velocidade, o relé K87 será comandado, fornecendo positivo ao motor M12. Simultaneamente, os relés K52 e K51 (R3) serão comandados, o primeiro fornecendo um terra para o motor M12 pelo contato 87 e o segundo fornecendo um positivo para o motor M4. Desta forma ambos recebem 12V e funcionam em velocidade total.
Att,
danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Este circuito não tem a ver com a MultiTimer.
Descrição do funcionamento na página 1danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Permita-me fazer uma correção quanto aos relés R1, R2 e R3.
Utilizando o esquema elétrico como apoio, é possível notar que este é um conhecido sistema de 2 eletroventiladores, 2 velocidades e 3 relés.
Portanto, o R1 corresponde ao relé K87. Quando este fecha, fornece positivo vindo do fusível F52 ao primeiro motor (M12). O outro terminal do motor, é conectado ao terminal normalmente fechado (87A) do relé K52 (R2, marrom, de 5 pinos). A corrente continua pelo segundo motor (M4), até encontrar o ponto de massa (negativo).
Como os dois motores estão em série, cada um receberá metade da tensão e funcionarão em baixa velocidade.
Para ativar a alta velocidade, o relé K87 será comandado, fornecendo positivo ao motor M12. Simultaneamente, os relés K52 e K51 (R3) serão comandados, o primeiro fornecendo um terra para o motor M12 pelo contato 87 e o segundo fornecendo um positivo para o motor M4. Desta forma ambos recebem 12V e funcionam em velocidade total.
Att,
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